tvsinopse.

kinghost.net

 







 

 


 O Agente da U.N.C.L.E. -  The Man from U.N.C.L.E. - Parte 1


 

Vídeo

 

 

 

(Favor aguardar alguns instantes até a completa instalação do aplicativo)

 

 

O Agente da U.N.C.L.E. era uma série de TV norte-americana que foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 22 de setembro de 1964 a 15 de janeiro de 1968, num total de 105 episódios, de 60 minutos cada, em 4 temporadas. No Brasil a série foi exibida inicialmente na extinta TV Excelsior de São Paulo, Canal 9, no início de 1966.

 

 

A primeira temporada foi produzida em branco e preto e a série era centrada em dois agentes que trabalhavam para uma organização de espionagem, um norte-americano chamado Napoleon Solo, interpretado pelo ator Robert Vaughn e um russo chamado Illya Kuryakin protagonizado por David McCallum.

 

 

Os dois agentes eram supervisionados por Alexander Waverly, que foi habilmente interpretado pelo veterano ator Leo G. Carroll, como um britânico que era o cabeça da organização. Na quarta temporada Lisa Rogers, protagonizada por (Barbara Moore se une ao elenco como uma presença feminina na quarta temporada.

 

 

Inicialmente a série foi descrita por muitos críticos como uma versão de James Bond para a televisão, mas o espetáculo era bem mais que isso. Era um fenômeno de cultura popular, embora suas avaliações iniciais na primeira temporadas não tenham sido admiráveis, mas a presença de grandes estrelas como Robert Vaughn e David McCallum contribuíram para construir uma audiência grande e entusiasta.

 

 

A idéia da série teve início por volta de 1962, quando Norman Felton estava decidido a produzir uma novo programa para a televisão baseadas em algumas premissas do filme "North by Northwest", dirigido por Alfred Hitchcock em 1959, pois esse filme pode ser considerado como gérmen de todos os autores de espionagem como Ian Fleming, Donald Hamilton, entre outros, que começaram a se interessar pelo gênero a partir dele e assim desenvolveram suas obras.

 

 

Felton na época era o diretor da MGM Television e chamou os produtores da NBC e marçou uma reunião com Ian Fleming, o autor do agente 007, que acabou participando da criação da série em sua fase inicial, como consultor de criação e apontando idéias, basicamente recicladas dos conceitos de James Bond, de onde surgiu o agente secreto chamado Solo, que combatia terroristas.

 

 

Com a saída de Fleming, Felton chamou o roteirista Sam Rolfe, com quem ele já havia trabalhado para desenvolver outras séries e se encarregou de lapidar e materializar o espetáculo. Como uma das primeiras medidas, Rolfe pensou em criar uma organização internacional para combater o crime. 

 

 

A esta organização deu o nome de UNCLE, a princípio uma sigla sem sentido, mas que fazia referência ao Tio Sam (Uncle Sam). U.N.C.L.E. era abreviatura de "United Network Command for Law en Enforcement". 

 

 

Também recriou o agente chamado Solo, que não era apenas um espião comum, nem um especialista em alguma técnica, nem tampouco um galã, mas que recrutava civis para ajudar a cumprir suas missões e cuja melhor arma era a criatividade.

 

 

Felton decidiu contratar Robert Vaughn, pelo seu trabalho na série "The Lieutenant" (1963-1964 e pelo seu "feeling" muito parecido com 007, mas as primeiras opções foram Harry Guardino e Robert Culp que não aceitaram a proposta. 

 

 

Rolfe sugeriu que Solo deveria ter um companheiro e desta forma o britânico David McCallum foi contratado para desempenhar o companheiro de Solo, um agente secreto russo chamado Kuryakin, um personagem secundário.

 

 

A princípio a idéia de Rofe era que depois de alguns episódios, os verdadeiros chefes de Kuryakin o chamassem de volta a Rússia e encarregá-lo de eliminar Solo, mas com o desenrolar das filmagens, os produtores perceberam o potencial de McCallum junto a público feminino e trataram rapidamente de esquecer esse episódio e transformaram o agente russo, também num personagem principal. Em determinados momentos da série, Kuryakin chegou a superar o sucesso de Solo.

 

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net