tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com

 

 


Alfred Hitchcock Presents - Parte 1


 

 

Em 2 de outubro de 1955 Hitchcock inicia a produção para a rede CBS de televisão, do primeiro episódio da série Alfred Hitchcock Presents, onde ele se convertia num anfitrião e ocasionalmente diretor, de uma antologia de histórias de mistério e suspense.  Segundo alguns autores, a idéia de Hitchcock apresentar uma série partiu de Lew Wasserman, presidente da MCA, na época. A série foi um êxito de audiência o que reforçou ainda mais a sua enorme popularidade.

 

 

 

A série sempre iniciava com o aparecimento da silhueta de Hitchcock com a apresentação da série Alfred Hitchcock Presents, logo em seguida surgia uma sombra do dele como se fosse uma sombra de todo seu contorno em direção a silhueta, até formar um só elemento e sempre acompanhada da música-tema "Funeral March of a Marionette" de Charles Gounod. 

 

 

Logo em seguida Hitchcock aparecia dando boas-vindas aos telespectadores iniciando a introdução do episódio do dia, com um tom de voz geralmente irônico sobre o crime ou alguma questão truculenta, e eventualmente realizando aparições sobre o inevitável faixa dos comerciais que se seguia, logo depois que a história começava.

 

 

Geralmente as histórias pareciam acabar com o mal triunfando sobre o bem, o que naturalmente violava o rígido código de ética da televisão da época. Esta situação, porém, era sempre resolvido após o último comercial, quando Hitchcock retornava e explicava, com seu modo sardônico e sem expressão e assegurar que o assassino havia se arrependido.

 

 

Hitchcock nunca se envolveu no processo criativo de cada episódio, apenas de vez em quando ele os dirigia, sua presença era importante para influir seu estilo cinematográfico cheio de suspense, ironia e humor negro nos temas que aconteciam a cada capitulo.

 

Joan Harrison

 

A tarefa Joan Harrison, a produtora associada, Norman Lloyd e Gordon Hessler, consistia em selecionar as cartas enviadas pelos telespectadores sobre algum fato criado ou presenciadas envolvendo situações extraordinários, como por exemplo, um assassinato. 

 

 

As cartas selecionadas eram passadas para as mãos de roteiristas habilidosos que o transformavam num episódio da série. Para cada temporada eram necessários aproximadamente quarenta roteiros.

 

 

Ao todo foram 361 episódios, sendo 268 episódio como Alfred Hitchcock Presents e 93 episódios como Alfred Hitchcock Hour. Este espetáculo ficou em quatro oportunidades entre as 25 séries mais assistidas dos Estados Unidos, segundo pesquisa realizada pela Nielsen.

 

 

Hitchcock dirigiu pessoalmente 18 capítulos desta famosa série, assim como outros dois pertencentes a outras séries televisivas, correndo o resto dos capítulos a cargo de outros diretores entre os quais incluíam nomes famosos como Boris Sagal, Paul Henreid, Gordon Hessler, Arthur Hiller, Stuart Rosenberg, entre outros.

 

 

Alfred Hitchcock Presents foi uma das séries mais antológicas da televisão norte-americana, durante a chamada "época de ouro", apresentando roteiros impecavelmente bem elaborados. O que era estranha a essa época, era justamente ter uma série como esse, com um apresentador como Hitchcock.

 

 

 

Em outubro de 1985, cinco anos após a morte de Hitchcock, a Universal Pictures produziu para a rede de televisão NBC, um "revival" da série com o mesmo nome Alfred Hichcock Presents e mantendo as apresentações originais de Hitchcock, para apresentação de uma temporada. Hitchcock se tornou a primeira pessoa na história a voltar após a sua morte e ser anfitrião de uma nova série.

 

 

 

Para isso os filmes com as introduções em preto-e-branco originais foram colorizados e usados para a introdução de novos episódios, fazendo com que o humor negro de Hitchcock assumisse uma qualidade sepulcral. Provavelmente era o toque macabro que o mestre gostaria de ter desfrutado. 

 

 

Os primeiros capítulos deste "revival" causaram um grande impacto em todo o mundo onde foi apresentado, pois foram dirigidos por Steve Jarnatt com atuações de estrelas de porte como John Huston, Kim Novak, Steven Bauer, Tippi Hedre e a sua filha Melanie Griffith. Em 1987, mais um ano adicional de novos episódios foram feitos pela USA Cable Network.

 

Vídeo

 

 

 

Vídeo enviado gentilmente pelo colaborador

Amaury de Castro Sampaio

 

 

 

 

 

 

 

 

Partes:  01   |   02   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com