tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com

 

 


The Amos n Andy Show


 

 

Amos n Andy era uma série de TV no formato de uma sitcom muito popular nos Estados Unidos, dos anos vinte aos anos cinqüenta. O seriado começou como um "serials" de comédia feita na rádio, escrito e apresentado por Freeman Gosden e Charles Correll, originariamente apresentada na estação WMAQ, em Chicago, Illinois, Estados Unidos. Depois que o primeiro programa de rádio aconteceu em 1928 ela se tornou popular e com grande influência nas outras "serials" que se seguiram.

 

 

Amos n´Andy foram criados por Gosden e Correl, que eram atores brancos, que se encontram em Durham, Carolina do Norte em 1920, e antes de 1925 já estavam apresentando um programa de rádio na estação WGN da Chicago Tribune´s. Nessa época a Tribune syndicated mostrava umas tiras cômicas chamada The Gumps feitas por Sidney Smith com grande sucesso introduzindo o conceito de um tiragem contínua.

 

 

Um executivo da WGN chamado Ben McCanna teve a idéia de fazer uma coisa parecida ao The Gumps para poder ser apresentada na rádio e assim chamou Gosden e Correll para adaptarem The Gumps para o rádio. A série começou a ser apresentada no dia 12 de janeiro de 1926, o que deixou os ouvintes do Meio Oeste americano fascinados.

 

 

Em 1927 a série ficou tão famosa que Gosden e Correll pediram para que ela fosse distribuída para as outras estações, como uma espécie de rede ou cadeia, como nós a conhecemos atualmente. Quando a WGN rejeitou esta proposta Gosden e Correll deixaram a estação, porém ao deixar a rádio eles ficaram proibidos de usar os personagens do programa em outros locais que eles se apresentavam.

 

 

Pouco tempo depois a WMAQ, uma estação da Chicago Daily News, contratou toda a equipe, inclusive Gosden e Corell e mais o anunciante da WGN, oferecendo a eles um salário bem maior, e criaram uma série semelhante e colocaram o "conceito de cadeia" com outras estações e assim no dia 19 de março de 1928, iniciou Amos ` n` And pela WMAQ.

 

 

Inicialmente, Gosden e Correl faziam todos os papéis masculinos e assim ao longo do tempo apresentaram mais de 170 caracterizações distintas, somente na primeira década do espetáculo. Amons ` n` Andy foi aumentando sua audiência e expandindo-se e em pouco tempo estava sendo transmitido em pelo menos 70 estações, além da WMAQ.

 

 

Em 1930 a RKO trouxe Gosden e Correll para Hollywood para tornar Amos ' n'Andy num filme, cujo elenco incluía uma mistura de artistas brancos e negros (inclusive Duque Ellington e sua orquestra) e onde Gosden e Correll interpretaram o personagem pintados de preto. O filme não agradou nem os críticos, nem Gosden e Correll. Uma seqüência foi proposta a eles, mas eles não aceitaram. 

 

 

 

Nos anos cinqüenta, Amos ' n'Andy foi produzido para a televisão e apresentada pela CBS. Foram produzidos 78 episódios, entre junho de 1951 a junho de 1953, desta vez usando atores afro-americanos para fazer os papéis principais, embora os atores fossem ensinados a manter os padrões de fala como de Gosden e Correll, como se isso fosse possível. 

 

 

A série foi produzida pela Hal Roach Studios para a CBS e foi a primeira série de televisão a ser filmada com um sistema de multicâmeras, quatro meses antes de I Love Lucy usar essa mesma técnica e utilizando como canção tema o clássico "Angels Serenade".

 

 

A série conta a história de três homens na cidade de Nova Iorque Cidade: Andrew Halt Brown (Spencer Williams Jr) ou simplesmente Andy, era o ingênuo  presidente de uma empresa de taxi chamada "The Fresh Air Taxi Company of America"; Amos Jones (Alvin Childress), o sensato sócio de Andy e também motorista de taxi, e George "Kingfish" Stevens (Tim Moore), um vigarista, que encabeçava a irmandade The Mystic Knights of the sea (Os cavaleiros místicos do mar).

  

 

Além dos três, também participavam na série outros personagens negros como: Shapphire Stevens (Ernestine Wade) a mulher de George; Mama (Amanda Randolph) a mãe de Shapphire; Algonquin J.Calhoune (Johnny Lee) o advogado inconfiável; Ruby Jones (Jane Adams) a mulher de Amos; Arabella Jones (Patty Marie Ellis) a filha de Amos; Madame Queen (Lillian Randolph) a namorada de Andy; Miss Genevieve Blue (Madaline Lee) a secretária da companhia de táxi, entre tantos outros.

 

 

A base destes personagens era derivada em grande parte de caricaturas de estereótipos afro-americanos, que haviam sido mostrados notadamente em filmes por várias décadas dentro da cultura popular América. 

 

 

Enquanto a série armazenava boas repercussões, surgia um clamor contra os retratos estereotipados de negros, comuns nos anos 20 e 30, não bastando o  nascimento de movimento de direitos civis americano. Antes das 1955, a CBS puxaram não só a tomada na série, mas proibiram qualquer apresentação da série. Só nos últimos anos os episódios de Amos ' n' Andy puderam estar disponível para as audiências americanas, principalmente pela Columbia House, firma de comercialização por correspondência, entretanto só podiam ser ordenadas fitas no formato de NTSC que é standard na América do Norte. Atualmente já existe em vídeo.

 

 

Em 1955 o formato do programa de rádio foi alterado incluindo música e passou a se chamar Amos ' n' Andy Music Hall, que permaneceu assim até 25 de novembro de 1960. Um ano depois, Gosden e Correll tentaram uma última tentativa na televisão, chamada por muitos autores de "versão disfarçada". 

 

Calvin and the Colonel

 

As vozes eram usadas no horário nobre sobre uma animação chamada de Calvin and the Colonel, que era caracterizado pelo uso de animais antropomorfos, cujas vozes e situações eram quase que exatamente a de Andy e Kingfish. Até certo ponto o esforço de reavivar a série deu certo, pois o desenho permaneceu popular por muito tempo.

 

 

Em 1988, Amos ' n' Andy foi introduzido no Radio Hall of Fame (uma espécie de calçada da fama, só que da rádio). Atualmente (2006) os manuscritos de Amos 'n' Andy são apresentados, numa rádio de ondas curtas de Maine, a WNCQ em 7415 kHz, à meia noite, seis noites por semana, protagonizado por Ed Bolton que faz todos os papéis.

 

Vídeo

 

 

 

Vídeo enviado gentilmente pelo colecionador

Charles Augusto F. Santos

 

 

Alvin Childress ... Amos Jones

 

Tim Moore ... George 'Kingfish' Stevens

 

Spencer Williams ... Andrew 'Andy' Hogg Brown 

 

Roy Glenn ... Bosworth Carruthers 

 

Jester Hairston ... Henry Van Porter 

 

Johnny Lee ... Algonquin J. Calhoun

 

Ernestine Wade ... Sapphire Stevens 

 

Nick Stewart ... Lightnin' 

 

Amanda Randolph ... Sapphire's Mama 

 

Patti Marie Ellis ... Arbadella Jones

 

Lillian Randolph ... Madame Queen 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.timstvshowcase.com/amosandy.html

http://www.whirligig-tv.co.uk/admenu.htm

http://www.museum.tv/archives/index.shtml

http://www.sitcomsonline.com/sounds/amosnandy1951-1953.wav

http://www.timstvshowcase.com/amosandy.html

http://www.museum.tv/archives/etv/A/htmlA/amosnandy/amosnandy.htm

http://www.amosandy.com/

http://www.imdb.com/title/tt0043175/

http://en.wikipedia.org/wiki/Amos_'n'_Andy

http://www.radiohof.org/comedy/amosnandy.html

http://www.richsamuels.com/nbcmm/amosandy.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Amos

http://www.bbc.co.uk/comedy/guide/articles/a/amosnandy_7770300.shtml

http://www.tvparty.com/50amos1.html

http://www.tv.com/amos-n-andy/show/16245/summary.html

http://www.imdb.com/title/tt0309279/

 

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com