tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com

 

 


The Andy Griffith Show


 

 

 The Andy Griffith Show foi uma série de TV norte-americana, uma das comédias mais populares e memoráveis dos anos sessenta. Foi projetado por Sheldon Leonard e Danny Thomas, filmado na Desilu Studios e apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 3 de outubro de 1960 a 1 de abril de 1968, num total de 249 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada e nunca ficou abaixo da sétima colocação de audiência nas suas oito temporadas.

 

 

A série piloto se originou de um episódio do programa Make Room For Daddy, um popular sitcom estrelado por Danny Thomas. Sheldon Leonardo produzia ambas as séries para Danny Thomas Productions.  A série era um novo exemplo da "revolução rural" na televisão. The Andy Griffith Show fazia parte de uma tendência de programas que mostravam o desenvolvimento de comédias que caracterizavam as coisas rústicas, ingênuas, porém nobres, no coração dos americanos. 

 

 

Essa tendência começou quando ABC produziu "The Real McCoys" em 1957, mas foi a CBS que produziu a maioria dos programas desse gênero. O sucesso que a CBS alcançou com The Andy Griffith Show inspirou a criação de outras séries como "The Beverly Hillbillies", "Green Acres", "Peticoat Junction" e "Hee Haw", principalmente numa época em que os espetáculos de televisão estavam sempre sendo atacados pela Federal Communications Cmmission (FCC) e Comitês Congressionais contra o conteúdo violento dos seriados.

 

 

Sheldon Leonard e Danny Thomas projetaram a série The Andy Griffith Show. A história  era sobre um xerife chamado Andy Taylor, um calmo oficial da lei da pequena cidade de Mayberry, na Carolina do Norte. Sem ser sofisticado e nem um sabichão, Andy conhecia bem a sabedoria popular das pessoas mais modestas o que lhe permitia  na maioria das vezes, resolver as disputas domésticas e os enganadores que ocasionalmente passavam pela cidade. 

 

 

Quando ele não estava trabalhando, Andy, que era viúvo, tentava educar seu jovem filho Opie (Ronny Howard) à moda antiga, uma tarefa que ele compartilhava com sua tia Bee, interpretado por Frances Bavier. Mayberry era baseado na verdadeira cidade natal de Andy Griffith.

 

 

Os produtores trabalharam muito em relação a geografia e a personalidade da cidade com um grau de detalhes incomum para a televisão. Durante os anos em que a série esteve no ar foi usado o emprego de um tom relaxado, quase letárgico apropriado para as colocações nostálgicas em frente a uma varanda, na calçada ou na barbearia.

 

 

O povo da cidade que o conjunto de atores retratavam foi crucial para o sucesso do espetáculo. Gomer Pyle (Jim Nabors) e o seu primo Goober (George Lindsey) eram personagens inspirados e desenvolvidos em filmes, literatura popular, e histórias em quadrinhos anos atrás. Barney Fife (Don Knotts)  era o ajudante do xerife, cujo corpo era tão frágil quanto ao seu ego.

 

 

Andy nunca permitia ele levar mais de uma bala de revolver, e ainda tinha de ser levado no bolso e nunca em sua arma. Barney era completamente infantil, às vezes ele fazia coisas de enfurecer, mas Andy o ajudava freqüentemente.

 

 

Havia também o distraído e intrometido barbeiro da cidade chamado Floyd Lawson (Howard McNear) que era uma fonte de desinformação; Otis Campbell (Hal Smith), o bêbado de cidade, Emmet Clark, o dono de uma loja e tantos outros personagens. Na verdade o trabalho de Andy era proteger estes e outros cidadãos de Mayberry de suas próprias intemperanças e estupidez, do que exercer um real trabalho policial.

 

 

Andy teve várias namoradas durante os anos em que a série esteve no ar: Ellie Walker, uma jovem senhora da farmácia; Mary Simpson, a enfermeira do município; Peggy McMillan, uma menina rica e Helen Crump, a professora da escola do seu filho Opie, com quem Andy se casou ao fim do término da série.

 

Vídeo

 

 

 

Vídeo enviado gentilmente pelo internauta

Cassiano P. S. Souza

 

 

Elenco

 

 

Andy Griffith (Xerife Andy Taylor)

 

 

Don Knotts (Barney Fife)

 

 

Ronny Howard (Opie Taylor - filho de Andy)

 

 

Frances Bavier (Bee Taylor - tia de Andy)

Jim Nabors (Gomer Pyle - atendente da estação)

Howard McNear (Floyd Lawson - barbeiro)

Elinor Donahye (Ellie Walker - farmacêutica)

Sue Anne Lagdon (Mary Simpson - enfermeira)

 Aneta Corsaut (Helen Crump - professora)

Betty Lynn (Thelma Lou - a namorada de Barney)

Hall Smith (Otis Campbell - o bêbado de cidade)

Jack Dodson (Howard Sprague - balconista do município)

Denver Pyle (Briscoe Darling - o caipira)

Howard Morris (Ernest T. Bass - o encrenqueiro)

George Lindsey (Goober Pyle - primo de Gomer)

Bernard Fox (Malcolm Merriweather - inglês)

Allan Melvin (interpretou vários papéis)

Colin Male - Narrador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Música Tema

 

 

   Principais Fontes Bibliográficas

 

http://timstvshowcase.com/series.html

www.tvland.com/shows/griffith/index.jhtml?_requestid=10028

http://members.aol.com/anthel/allanm.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Andy_Griffith_Show

www.museum.tv/archives/etv/A/htmlA/andygriffith/andygriffith.htm

www.tvtome.com/tvtome/servlet/ShowMainServlet/showid-685/

www.tvlinksonline.com/boards/forumdisplay.php?forumid=32

www.sitcomsonline.com/theandygriffithshow.html

www.mayberry.com/tagsrwc/

www.barneyfife.com/

http://epguides.com/andygriffithshow/

www.ernest.com/

http://www2;una.edu/library/lindsey/

www.jimnabors.com/

 

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com