A História de Superman - Parte 1/8


 

 

Superman é um personagem fictício e o primeiro super-herói da história. Com o tempo se converteu num dos super-heróis mais populares do mundo e serviu de inspiração para o gênero. Sua popularidade tem transcendido o mundo dos quadrinhos e tornando-se até um ícone da cultura pop e também um representante dos ideais da humanidade, justiça e verdade que todos devem ter. Superman nasceu no planeta Krypton com o nome de Kar-El. Quando ainda bebê foi enviado ao planeta Terra por seu pai Jor-El, diante da desintegração do planeta. A nave espacial enviada a Terra aterrizou no fictício povoado de Smallville, no Estado do Kansas, nos Estados Unidos. 

 

 

O bebê foi encontrado e adotado por Jonathan e Martha Kent, um casal sem filhos, e o batizaram com o nome de Clark Kent. A medida que ia crescendo foi eventualmente descobrindo habilidades e superpoderes. Clark se converteu em Superman, usando seus assombrosos poderes para lutar pela verdade, a justiça ao estilo americano. Em sua identidade secreta, Clark se tornou um repórter do Planeta Diário.

 

 

Superman foi criado em 1933, por Jerry Siegel e Joe Shuster, que durante os dois anos seguintes tentaram vender a tira com o personagem para os distribuidores americanos de tiras de jornal sem sucesso. Somente em 1938 as tiras chegaram as mãos de M.C.Gaines que as levou para Detective Comics e iniciaram o desenvolvimento desse super-herói em quadrinhos.

 

 

Superman tornou-se um dos ícones da cultura pop ocidental com mais de 11 títulos periódicos de quadrinhos diferentes nos Estados Unidos e também em diversas outras partes do mundo, transformou-se em 5 famosos filmes, 2 séries para o cinema, 5 séries para a televisão e 6 séries de desenhos animados, além de programas de rádio, musicais e uma quantidade enorme de produtos que vão de brinquedos a alimentos.

 

 

Em 1938 Superman apareceu na capa do primeiro número da revista Action Comics e logo alcançou um sucesso estrondoso, com a venda de mais de 2 milhões de exemplares. Com o passar do tempo a histórias no quadrinhos do super-herói começou a sofrer modificações, criando-se novas versões, dando origem inclusive ao Superboy, ao supercão chamado Krypto, Supergirl e Superwoman.

 

 

Lex Luthor, o arqui-inimigo de Superman aparece somente no livro de nº 26. Nesse número Lex é ruivo e não careca como ele é mostrado atualmente e a kryptonita, um material proveniente de sua terra natal que torna Superman vulnerável e fraco, aparece no episódio 61 e é também nesse episódio que ele descobre sobre sua origem e tudo sobre o planeta Krypton.

 

 

Mas as modificações mais profundas ocorreram durante os anos 80 e 90. O personagem passou a ficar mais humano e não tão invulnerável como antes, e mesmo Clark Kent passou a ser menos tímido e menos heróicos, além de mostrar-se muito mais inteligente, chegando até mesmo a ganhar prêmio pela suas reportagens. Em 1993 o Superman chegou a morrer, destruído por um vilão chamado Doomsday, mas logo ressuscitou, casou-se com Lois Lane. 

 

Pouco tempo depois perdeu seus poderes, recuperando-os em seguida e transformando-se num herói de pele azul, com poderes eletromagnéticos e um uniforme totalmente diferente daquele por nós conhecido. Esse novo super-herói azul teve pouco tempo de vida, pouco tempo depois já estava de volta com com seu famoso uniforme azul e vermelho e também com seus antigos poderes.

 

 

Quase no final da década de 60, houve um declínio nas vendas das revistas o que ocasionou mudanças como o afastamento de Mort Weisinger e a contratação de Julius Schwartz e outros roteiristas como Denny O´Neil, Cary Bates e Elliot S.Maggin, que introduziram várias modificações e a introdução de novos personagens. Clark Kent deixou o jornal Planeta Diário, tornando-se âncora em um telejornal na TV Galáxia e o surgimento de novos personagens e vilões e também o fim da kryptonita.

 

 

Atualmente Superman é visto representado em quatro fases diferentes: de 1938 a 1950, chamada de Era de Ouro dos quadrinhos; de 1950 a 1970 chamada de a Era de Prata; de 1879 a 1986 considerado a Era do Bronze e a do futuro em que vemos o Superman por volta dos anos de 2999.

 

 


 

Próximo

 


 

 


Todas as fotos desta página foram utilizadas somente para ilustrar o texto,

as mesmas pertencem aos seus legítimos proprietários, por direito.

Osamu Nakagawa - edição e redação

© tvsinopse.kinghost.net