Batman - Personagem - Mulher-Gato - Parte 1


 

 

Seu nome real era Selina Kyle, um personagem fictício da DC Comics, associado a franquia de Batman. Foi criado por Bill Finger e Bob Kane, aparecendo pela primeira vez em Batman#1, em 1940. Originalmente, Mulher-Gato era uma ladra e um rival de Batman. Heroína ou vilã era um pouco ambígua para Mulher-Gato, já que ela tinha seu próprio código de moral, ora praticando o bem, ora articulando crimes e era profundamente orgulhosa. 

 

 

Sua primeira aparição foi em primavera de 1940 e era conhecida apenas com A Gata e não usava nenhuma vestimenta parecida a uma felina, já que seu disfarce era de uma velha e gostava de roubar jóias. Já em outono de  1940 no comics "A vida secreta de Mulher-Gato", mostra um novo rumo para a origem da felina: Selina Kyle viaja para ao  extremo oriente e o seu avião sobre um acidente, caindo numa região deserta, depois de uma ataque de amnésia, tem com única recordação os bichos de estimação de seu pai e em especial, dos gatos de uma veterinária.

 

 

Obcecada por sua origem, agarra-se a poucas lembranças de seu passado, fazendo dele o centro de sua vida e passa a usar um traje de gato, que com o passar do anos Mulher-Gato foi evoluindo a um estilo mais sexy e tornando-se mais atraente aos olhos de Batman.

 

 

Na década de 60 a personagem apareceu na série de televisão Batman (1966-1968) onde foram interpretadas por duas atrizes: Julie Newmar (primeira e segunda temporada) e Eartha Kitt (terceira temporada). Lee Meriwether apareceu somente no filme Batman de 1966. Nesta época os produtores criaram um certo "affair" entre Batman e a Mulher-Gato, pois havia insinuações de que Batman e Robin, não eram somente bons amigos. Mas não adiantou muito e a fama permanece até hoje.

 


 

Julie Newmar - Mulher-Gato

Batman (1966-1968) TV Series

 

 

Julie Newmar (Julia Chalene Newmeyer) nasceu no dia 16 de agosto de 1933, em Los Angeles, Califórnia, EUA, filha da dançarina Helen Jesmer e do professor e investidor de imóveis Donald Newmeyer. Quando apareceu pela primeira vez dançando no filme "Slave of Babylon" (1953), resolveu mudar seu nome para Julie Newmeyer. Depois apareceu dançando em "Serpent of the Nile" (1953) e "The Band Wagon and Demetrius and the Gladiators"

 

 

.Mas "Julie Newmeyer" só apareceu nos créditos em "Seven Brides for Seven Brothers" (1954), depois fez outros filmes onde passou a adotar o nome de "Julie Newmar". Em 1961 ela apareceu num musical da Broadway "The Marrigage-Go-Round" onde recebeu a indicação ao Tony Award como a Melhor Atriz Coajuvante.

 

Julie Newmar

 

Na década de 60 Newmar apareceu em "Rhoda the Robot" e também na série de televisão "My Living Doll", o que chamou a atenção dos produtores e foi convidada a participar da série de televisão Batman (1966-1968), fazendo a vilã Mulher-Gato na primeira e segunda temporada do seriado, sendo substituída na terceira temporada por Eartha Kitt. Depois de sair da série participou de vários outros filmes e seriados.

 

 

Julie Newmar casou apenas uma vez, com J.Holt Smith en 5 de agosto de 1977 e divorciou-se em 1983. Com ele teve um filho chamado John que é surdo e sofre de Síndrome de Down. Além de atriz, Julie foi a inventora e comercializadora de uma marca própria de meia-calça, que lhe rendeu bons lucros e também começou a investir em bens imóveis em Los Angeles, o que lhe proporciona uma grande segurança financeira até hoje. Julie Newmar foi a primeira Mulher-Gato a aparecer na televisão e participou de  6 episódios duplos (total 12 capítulos) e tornou-se a vilã favorita do público, com um grande número de fãs, principalmente dos homens que desfrutam das curvas da gata.

 

The Purr-fect Crime / Better Luck Nest Time

Hot Off the Griddle / The Cat and the Fiddle

The Cat´s Meow / The Bat´s Kow Tow

The Sandman Cometh / The Catwoman Goeth

That Darn Catwoman / Scat! Darn Catwoman

Catwoman goes to College / Batman Display his Knowledge

 


 

Lee Meriwether - Mulher-Gato

Batman (1966) Longa Metragem

 

 

Le Meriwether (Lee Ann Meriwether) nasceu no dia 27 de maio de 1935 en Los Angeles, California, EUA. Mais tarde a família mudou-se para Phoenix no Arizona. Lá estudou em San Francisco City College, onde conheceu o ator Bill Bixby, que mais tarde faria sucesso na série Hulk. Em 1955 ganhou o concurso de Miss América. Um ano depois casou-se com Joe DiMaggio e fez seu primeiro filme em 1959 em The 4D como Linda Davis. Em 1966 foi convidada para fazer o filme Batman (1966) interpretando a Mulher-Gato (ela foi a primeira Mulher-Gato do cinema). 

 

 

Depois foi convidada para fazer a série de televisão O Tunel do Tempo (1966-67) onde fazia a cientista Dra. Ann MacGregor, depois vieram outros trabalhos no cinema e na televisão e vive com o seu atual marido desde 1987. Em 2004 apareceu no filme "Catwoman" juntamente com as outras Mulher-Gato da série da televisão dos anos 60, Julie Newmar e Eartha Kitt. Apesar dela nunca ter participado da série de televisão Batman (1966-1968) e só ter feito o filme promocional da série Batman (1966), ela é sempre citada como a Segunda Mulher-Gato. A primeira é Julie Newmar e a terceira Eartha Kitt.

 


 

Eartha Kitt - Mulher-Gato

Batman (1966-1968) TV Series

 

 

Eartha Kitt (Eartha Mae Kitt) nasceu no dia 17 de janeiro de 1927 nos Estados Unidos e fez seu primeiro filme em 1948 em "Casbah". Em 1950, Orson Welles deu o seu primeiro papel como estrela principal, como Helena de Troia em Dr. Fastus. Alguns anos depois lançou um disco pela revista New Faces com muito sucesso. Foi considerado por Orson Welles como "a mulher mais excitante do mundo" e em 1958 fez o filme The Mark of the Hawk. Nos anos 50 e 60 trabalhou fazendo filmes, televisão e cantando em boates. Em 1967 foi convidada para fazer a Mulher-Gato, em substituição a Julie Newmar, na série Batman (1966-1968).

 

Eartha Kitt

 

Em 1960 casou-se com Bill McDonald com tem uma filha Kitt Shapiro e tem dois netos Justin e Rachel. Em 1968 fez declarações anti-guerra durante um almoço na Casa Branca e exilou-se por um certo tempo dos EUA, depois voltou triunfante num espetáculo da Broadway "Timbuktu!" em 1978. Em 1984 voltou novamente a dedicar-se a música e fez sucesso com "Where is My Man" depois viajou pelos cantando e apresentando-se em boates e casas de espetáculo e também participando de campanhas sobre HIV e AIDS. Em 1989 voltou a fazer sucesso com "Cha-Cha-Heels", principalmente na Inglaterra. Depois continuou a fazer diversos trabalhos e continua em atividade até hoje (2006).

 

 

Eartha Kitt  foi a terceira Mulher-Gato e entrou na somente na ultima temporada onde atuou somente em três episódios. Alguns historiadores vêem a colocação de uma negra como Mulher-Gato uma verdadeira ousadia na época, outros já acham que foi por puro preconceito, pois Batman jamais se apaixonaria por uma vilã negra. Eartha apareceu em 3 episódios da série:

"Catwoman´s Dressed to Kill"

"Funny Feline Felonies" / "The Joke´s on Catwoman"

 

 


 

Próximo

 


 

 


Todas as fotos desta página foram utilizadas somente para ilustrar o texto,

as mesmas pertencem aos seus legítimos proprietários, por direito.

Osamu Nakagawa - edição e redação

© tvsinopse.kinghost.net