tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Abilio Manoel - Cantor - Compositor


 

 

Abílio Manoel nasceu como Abílio Manuel Robalo Pedro em Lisboa, Portugal, no dia 3 de fevereiro de 1947 e veio ainda criança para o Brasil. Nos anos 60 quando ainda se preparava para o seu ingresso na faculdade de física, começou a se apresentar no programa do Pagano Sobrinho chamado “Show do Meio-Dia” na extinta TV Excelsior, em São Paulo.

 

 

Em 1967, tornou-se estudante de física na Universidade de São Paulo e também começou a participar de espetáculos promovidos nos campus da USP, assim como foi convidado para representar a universidade no I Festival Latino-América de la Canción Universitária, na cidade de Santiago, no Chile, onde conquistou o prêmio como melhor compositor com a canção “Minha Rua”.

 

 

De volta ao Brasil começou a ser convidado para alguns programas de televisão, inclusive no programa da Hebe Camargo, que fazia um enorme sucesso na época, e que acabou abrindo as portas para o seu primeiro contrato com uma gravadora, a Odeon, onde conseguiu gravar o seu primeiro LP, que contou com a direção musical de Milton Miranda e os arranjos musicais a cargo de Edmundo Peruzzi e o disco foi lançado em 1969.

 

 

Ainda em 1969, participou do II Festival Universitário, realizado pela extinta TV Tupi e acabou ganhando o certame com a música “Pena Verde”, que rapidamente chegou às paradas de sucesso de todo país. A canção fez tanto sucesso que chegou a ser na França por Marie Laforet.

 

 

Continua a gravar outros discos assim como passou a dedicar-se a carreira de radialista, publicitário, dirigiu alguns filmes e também compões jingles e trilha sonoras, inclusive do filme Pixote, de Héctor Babenco, e chegou a gravar 8 álbuns, 22 compactos simples e 10 duplos.

 

 

Em sua vida como cantor e compositor teve um relativo sucesso, mas seu nome ficou bastante conhecido dentro da música popular brasileira. Abílio sofreu um infarto aos 63 anos de idade, quando assistia ao jogo da seleção de seu país contra a Espanha, no dia 30 de junho de 2010, quando passava suas férias na cidade de Itacaré.

 

 

 

Escolha e clique sobre a música desejada

 

 

Vídeo

Abilio Manoel no Program de Leão Lobo na TV Mulher em 2000

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abilio_Manoel

http://www.jovem-guarda.com/abiliomanoel.htm

http://veja.abril.com.br/blog/passarela/notas/abilio-manoel/

http://www.letras.com.br/biografia/abilio-manoel

 

Todos os arquivos sonoros desta página podem ser encontradas no site:

http://www.4shared.com/

As músicas foram transformadas em arquivos wav de baixa qualidade

para servir apenas como ilustração ao texto.

As mesmas continuam a pertencer aos seus legítimos proprietários.

Não estamos autorizados a promover downloads ou coisas semelhantes.

Solicitamos a gentileza de utilizá-los com bom senso.

Grato

 

Retornar/Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net