Agnes Moorehead - Atriz


 

 

Agnes Moorehead, de origem irlandesa e protestante, nasceu como Agnes Robertson Moorehead no dia 06 de dezembro de 1906, em Clinton, Massachussetts, filha única do reverendo John Henderson Moorehead. Sua mãe, Mary Mildred MacCauley foi criada na zona rural em Pensynlvania.

 

 

Após o nascimento de Agnes, os Mooreheads se mudaram para St. Louis onde seu pai havia sido nomeado o novo pastor. Aos dez anos de idade já atuava nas peças teatrais da escola e trabalhou na Companhia Municipal de Ópera de St. Louis, onde permaneceu por quatro anos. 

 

 

Após completar a escola secundária em 1919, entrou na Faculdade de Mushingum, Ohio, uma instituição fundada pelo seu tio. Era sócia ativa das Associação Atlética das Meninas e do Grupo de Estudantes Voluntários.  Formou-se em Biologia e Inglês.

 

 

Após sua formatura, permaneceu em Muskingum mais um ano onde fez pós-graduação em educação e em inglês. No ano seguinte transferiu-se para a Universidade de  Wisconsin. Lá fez mestrado para inglês e oratória, em seguida fez doutorado em literatura na Universidade Bradley em Illinois.

 

 

Enquanto freqüentava a Universiade de Wiscosin, Agnes começou a lecionar inglês e oratória. Em 1926 matriculou-se na American Academy of Dramatic, em Nova Iorque onde conheceu John Griffith Lee, com quem se casou no dia 06 de julho de 1930. Em seguida começou a trabalhar na Broadway. 

 

Charles Boyer e Agnes Moorehead

 

No rádio, participou em comédias como The Fred Alien Show, The Phil Baker Show, trabalhando ao lado de Bob Hope, Jack Benny e Harry Ackerman, que mais tarde viria a se tornar o produtor da série A Feiticeira. Em 1941, integrou-se ao grupo de Orson Welles no Mercury Theatre Company e fez o seu primeiro filme, Cidadão Kane (Citizen Kane) onde interpretava a mãe de Kane. 

 

Agnes Moorehead em 1940

 

Continuou a participar da trupe de Welles e participou do filme The Magnificent Ambersons (1942), onde chegou a ser indicada para o Oscar,  Jouney Into Fear (1943) e Jane Eyre (1944). Agnes também foi indicada ao Oscar pelo seu desempenho em Mrs. Parkington (1944), Johnny Belinda (1948) e Hush-Hush, Sweet Charlotte (1964).

 

 

Participou de outros filmes como Dark Passage (1947), The Revolt of Mamie Stover (1956) e The Conquerer (1956), filmado em St.George, Utah. Agnes Moorehead, Dick Powell, John Wayne e Susan Hayward, todos elencos de The Conqueror´s, morreram de câncer. Muitos acreditavam que suas mortes eram atribuídas ao local das filmagens que ficava muito perto de onde se faziam testes nucleares.

 

 

Agnes Moorehead fez várias participações na televisão como em The Twilight Zone, Shirley Temple Theater, Studio One, Night Gallery e The Wild, Wild West, onde chegou a ganhar um Emmy, onde ela interpretava Emma Valentine no episódio intitulado Night of the Vicous Valentine.

 

Maurice Evans - Agnes Moorehead - Dick York

 

Nos anos de 1950, Agnes percorreu várias cidades dos Estados Unidos e Europa em leituras de Don Juan in Hell. Moorehead foi muito aplaudida em Mercury Players. Ainda durante as filmagens de As Feiticeiras percorreu o país com um show solo, An Evening with the Fabulous Red Head. Adorava tanto a cor lavanda que foi apelidada de "The Lavender Lady" (A Senhora de Lavanda).

 

 

Utilizava esta cor no carro, camarim, cômodos da casa, inclusive em seu vestuário. Gostava também da cor roxa. Em As Feiticeiras aparecia freqüentemente usando a cor púrpura. Agnes Moorehead morreu em 1974, vítima de câncer, dois anos após o encerramento de As Feiticeiras.

 

Vídeo

 

Retornar/Artigos