Alexander Courage - Maestro - Arranjador - Compositor - Parte 1


 

 

Alexander Courage foi um grande maestro, arranjador, compositor de músicas para a televisão e também para o cinema. Sua obra mais popularmente conhecida é o tema para a série original de televisão, dos anos sessenta, “Star Trek” ou Jornadas nas Estrelas como é mais conhecida no Brasil.

 

 

Courage nasceu no dia 10 de dezembro de 1919, na Filadélfia, Pennsylvania, Estados Unidos e ainda criança mudou-se para Nova Jersey. Desde muito cedo mostrava sua aptidão para a música e por isso seus pais o mandaram para o Conservatório Musical de Eastman, em Rochester e se tornou um grande pianista na década de 40.

 

 

Mais tarde foi para Nova Iorque para servir na United States Army Air Force (Força Aérea dos Estados Unidos) onde se tornou líder da banda da base na Califórnia. Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou para a Rádio CBS, onde fez várias composições e também por diversas administrava os programa mais populares da emissora como “The Screen Guild Theater”, “The Adventures of Sam Spade” e “Your Trully, Johnny Dollar”.

 

 

Em 1948 surgiu à oportunidade para trabalhar para a Metro-Goldwyn-Mayer e lá permaneceu por aproximadamente 12 anos. Durante sua estada na MGM, orquestrou, administrou e organizou diversas músicas para os filmes como “Annie Get Your Gun”, “Show Boat”, “Singin´in the Rain”, “The Band Wagon”, “Seve Brides for Seven Brothers”, “Bad Day at Black Rock”, “Oklahoma!”, “Funny Face”, “Gigi”, “Porgy and Bess”, entre outros.

 

 

Durante a década de 50, Courage compões vários temas musicas para diversos filmes e também chegou a dirigir um filme classe “B” chamada “Hot Dog Girl”, estrelado por Frank Gorshin e “Arthur Penn´s Billy the Kid”, um filme documentário de faroeste.

 

 

Ao longo dos anos 60, voltou sua atenção para a televisão onde passou a criar temas para a série “Star Trek” (Jornada nas Estrelas: A Série) e também criou vários temas musicais para os episódios de “The Untouchables” (Os Intocáveis), “Wagon Train” (Caravana), “The Alfred Hitchcock Hour”, “Voyage to the Botton of the Sea” (Viagem ao Fundo do Mar), “Lost in Space” (Perdidos no Espaço) e também para “Judd for the Defense” entre 1967-68.

 

 

Enquanto criava as composições para a TV, Courage continuava administrando e orquestrando diversos filmes, notadamente os musicais como “My Fair Lady” e “Hello, Dolly!” e comédia como “Irmã la Douce” e “The Americanization of Emily”.

 

Foto - Gene Roddenberry

 

Segundo vários autores, o criado de “Star Trek”, Gene Roddenberry reivindicou posteriormente na justiça, como meio autor da música tema da série, visto que ele havia escrito a narração que ocorria durante a execução do tema. Por essa reivindicação, Roddenberry recebeu a metade dos direitos da composição.

 

Vídeo

 

Partes:  01   |   02   |   Artigos