Allen Funt - Produtor - Apresentador


 

 

Allen Funt foi o  criador de um gênero baseado nas virtudes hilariantes da câmera oculta, imitados em quase todas as partes do mundo em que foi apresentado, quase que ininterruptamente desde 1948 até 1992, sob sua supervisão e que atualmente segue no ar dirigido pelo seu filho Peter. Allen nasceu no Brooklyn em 16 de setembro de 1914, dentro de uma família de comerciantes de diamantes e desde cedo pensou em trabalhar numa agência de publicidade, mas ele descobriu sua vocação quando lhe mandaram trabalhar numa seção de rádio durante a II Guerra Mundial, quando experimentou pela primeira vez a idéia de divertir o público utilizando um microfone oculto.

 

 

Ele havia sido destinado ao Corpo de Comunicações e ali aprendeu a manejar o magnetófono por cabo, um mastodôntico predecessor do radiocassete moderno, que para ele parecia um instrumento fantástico. A idéia era pegar indivíduos normais desprevenidos e gravar suas reações mais autênticas. Quando ele lembrava essa época, afirmava que o mais complicado era esconder os enormes aparatos e registrar vozes com microfones unidos por cabo. O resto seguia um "senso comum". Funt sempre insistia sempre que ele não era um humorista, mas sim um estudioso da conduta humana. Em 1947 conseguiu convencer a rede ABC e colocou no ar um programa radiofônico intitulado "Candid Microphone". Apesar de que, algumas de suas vítimas, pudessem soltar palavrões, o programa teve um êxito imediato.

 

 

Um ano depois estava na televisão com o nome de "Candid Camera" e logo figurava nos primeiros postos de audiência, onde estaria por décadas. De 1960 a 1966 foi o grande hit da rede CBS, o que não impediu de seu criador vender o formato aos competidores como a NBC. Funt estava sempre disposto a participar como provocador em suas próprias montagens. Algumas vezes se disfarçava de dentista, outra de mecânico e algumas vezes de polícia, mas sempre querendo extrair das pessoas suas reações mais espontâneas. Seu arquivo foi doado a Universidade de Cornell para estudo. Em Syracusa existe também um fundo especial para estúdios de programas de rádio e televisão, criado e financiado por ele.

 

 

Funt permaneceu ativo e dirigindo seus programas até 1992, quando sofreu um ataque cardíaco e decidiu aposentar-se. Retirou-se para a Califórnia para criar vacas e cavalos de raça num rancho de 500 hectares que ele havia comprado nos anos setenta, todavia residia em New York, onde morreu em 5 de setembro de 1999, em Pebble Beach, Califórnia, aos 84 anos.

 

Vídeo

Allen Funt e Woody Allen

 

Texto - Biografia - Allen Funt -  baseado num editorial da

El Mundo Periódico, datado de 15 de setembro de 1999,

artigo escrito por Alfonso Rojo

http://www.elmundo.es/noticias/

Fotos - Internet - diversos

Retornar/Artigos