tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Cascatinha e Inhana - Dupla Sertaneja


 

 

Cascatinha e Inhana foi o nome de uma dupla sertaneja formada pelo casal Francisco dos Santos ou Cascatinha, nascido na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, no dia 20 de abril de 1919 e de sua esposa Ana Eufrosina da Silva ou Inhana, que nasceu na cidade de Araras, interior paulista, em 28 de março de 1923.

 

 

Francisco dos Santos começou tocar desde cedo violão e bateria e também cantava modinhas, canções e valsas românticas nas festas de família, até a chegada na cidade de um circo onde conheceu um cantor chamado Chopp e assim resolveu formar uma dupla com ele.

 

 

Para isso escolheu o nome de Cascatinha, nome de uma famosa cerveja da época, para combinar com o nome de Chopp e assim formou-se a dupla Chopp e Cascatinha que começaram a apresentar em circos das cidades do interior.

 

 

Outros autores, no entanto citam que o nome Cascatinha veio pelo fato de Francisco ter morado na Fazenda Cascata, localizada na cidade de Garça, interior paulista, e o nome artístico de Ana Eufrosina foi pelo fato de Cascatinha sempre a chamar carinhosamente sua esposa de Aninha, daí o surgimento de Inhana.

 

 

Ana Eufrosina cantava como solista num conjunto formado juntamente com seus irmãos e foi durante o período em que se apresentavam em circos que acabou conhecendo Francisco. Apaixonaram-se e casaram em 1941. Depois de casados continuaram formando um trio denominado Chopp, Cascatinha e Inhana, que chegou ao Rio de Janeiro conseguindo chamar a atenção do público onde se apresentava e isto acabou levando-os a serem convidados a participar das mais importantes rádios da época e começaram a ganhar alguns prêmios.

 

 

Em 1942, Chopp deixou o trio e assim Cascatinha e Inhana passaram a excursionar com o Circo Estrela D´Alva pelo interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Passaram por outros circos e a partir de 1947, a dupla começou a se apresentar nas rádios do interior e em outras, até conseguir um bom contrato em 1950, com a Rádio Record por onde permaneceram por quase doze anos. Em 1951, estourou com o sucesso “La Paloma” e muitos outros sucessos vieram a seguir em suas carreiras por mais de três décadas.

 

 

Em 11 de junho de 1981 morreu Ana Eufrosina da Silva, a Inhana e seu marido continuou a se apresentar sozinho nas cidades de Votuporanga, em São José dos Campos e região, até a sua morte em 14 de março de 1996, vítima de uma cirrose hepática, no hospital Beneficência Portuguesa.

 

 

Escolha e clique sobre a música desejada

 

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascatinha_e_Inhana

http://www.lucianoqueiroz.com/cascatinha.htm

http://adonato.wordpress.com2010/04/11/cascatinha-e-inhana

http://www.dicionariompb.com.br/cascatinha-e-inhana

 

Todos os arquivos sonoros desta página podem ser encontradas no site:

http://www.4shared.com/

As músicas foram transformadas em arquivos wav de baixa qualidade

para servir apenas como ilustração ao texto.

As mesmas continuam a pertencer aos seus legítimos proprietários.

Não estamos autorizados a promover downloads ou coisas semelhantes.

Solicitamos a gentileza de utilizá-los com bom senso.

Grato

 

 

Retornar/Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net