Chuck Jones - Animador - Ilustrador - Desenhista


 

 

Chuck Jones nasceu como Charles Martin Jones no dia 21 de setembro de 1912, em Washington, EUA e era o quarto filho de Charles Adam e Mabel Jones. Pouco tempo depois de seu nascimento, sua família mudou-se para Los Angeles, na Califórnia. Aos 15 anos de idade deixou a escola secundária e foi para o Instituto de Artes Chouinard e se graduou em 1931, em plena crise da Grande Depressão.

 

 

Seu primeiro emprego como desenhista aconteceu nos estúdios de Ub Iwerks, que era um grande amigo e parceiro de Walt Disney.  Depois passou pelos estúdios de Walter Lantz e Charles B. Mintz. Em 1933 foi para Leon Schlesinger Productions onde passou a trabalhar nos curta-metragens de “Looney Tunes” e “Merrie Melodies” para a Warner Bros.

 

 

Durante a década de 30 trabalhou para os diretores Tex Avery e Bob Clampet. Seu primeiro desenho animado dirigido por ele foi “The Night Watchman” em 1938, um desenho animado protagonizado por um gato chamado Sniffles.

 

 

No começo Jones foi muito criticado por ter uma linha de desenho muito similar ao de Disney. Entre os anos 40 e 50, Jones produziu um vasto número de animações, que inclusive culminou com um Oscar por melhor curta documental chamado “So Much for So Little”.

 

 

Depois não parou mais, criou e produziu inúmeros desenhos animados, filmes e curta-metragem. Na década de 90, com a chegada da Internet criou o personagem Thomas Timberwolf e produziu novos desenhos para esta mídia. Por sua contribuição a indústria da animação, Chuck Jones teve uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, na 7011 Hollywood Boulevard.

 

 

Chuck Jones morreu no dia 22 de fevereiro de 2002, de uma insuficiência cardíaca, em Corona Del Mar, na Califórnia, aos 89 anos de idade. Jones é considerado por quase todos como um maestro da caracterização e coordenação. Seus melhores trabalhos contêm um tal nível de refinamento que acabou virando escola para muitos outros animadores.

 

 

Alguns Trabalhos Importantes da Carreira de Chuck Jones

 

The Dover Boys - 1942

Hell-Bent for Election - 1944

For Scent-imental Reasons - 1949

So Much for So Little - 1949

The Rabbit of Seville - 1950

Duck Amuck - 1952

Duck Dodgers in the 24 1/2 th Century - 1953

One Froggy Evening - 1955

What´s Opera, Doc? - 1957

The Dot and the Line - 1965

The Bear that Wasn´t - 1967

How the Grinch Stole Christmas! - 1966

Horton Hears A Who! - 1970

The Phantom Tollbooth - 1970

Fonte: wikipedia

 

Vídeo

 

Retornar/Artigos