Donald Paul Bellisario - Produtor - Roteirista - Criador - Parte 1


 

 

Donald Paul Bellisario é um produtor e roteirista de televisão conhecido por diversas séries famosas como "Magnum", "Airwolf", "Quantun Leap", entre outros. Donald nasceu no dia 8 de agosto de 1935, em Cokeburg, Pennsylvania, Estados Unidos, filho de uma sérvia e de um italiano.

 

 

Entre 1955 a 1959 serviu no corpo de fuzileiro naval norte-americano, atingindo o grau de sargento e ganhando a medalha "Marine Corps Good Conduct Medal", pela sua boa conduta.

 

 

Em 1961 bacharelou-se em jornalismo pela Pennsylvania State University e muitos anos depois se mudou para Hollywood para se dedicar a um empreendimento muito arriscado, escrever roteiros e produzir. Depois de trabalhar para vários produtores, entre eles Glen A. Larson com quem aprendeu diversas técnicas de produção, resolveu colocar suas experiências em ação.

 

 

A partir de então iniciou uma próspera carreira como produtor de séries de televisão que acabaram por gerar vários seriados famosos tais como "Magnum", "Airwolf", "Quantum Leap", "JAG" e "NCIS". Entre suas criações menos conhecidas estão "Tales of the gold Monkey", "Tequila & Bonetti" e "First Monday". Ele também escreveu o original da série "Battlestar Galactica". Em 1988 ele escreveu e dirigiu o filme "Last Rites".

 

 

Uma das marcas registradas do trabalho de seu trabalho é que as maiorias dos personagens principais de suas séries são ou pertenceram anteriormente às algumas das forças armadas dos Estados Unidos. Um exemplo disso está em "Magnum", onde o personagem principal, interpretado por Tom Selleck era um veterano da Guerra do Vietnã. Em "Airwolf" o personagem principal, Stringfellow Hawke também era um veterano do Vietnã e estava à procura de seu irmão que havia se perdido durante uma ação militar, entre outras.

 

 

Devido ao sucesso de suas obras, Bellisario recebeu uma estrela em "Hollywood Walk of Fame" (Calçada da Fama) em 2004, que foi exibido inclusive num dos episódios da série "JAG". Em 2006, Bellisario doou cerca de 1 milhão de dólares para ser aplicado em bolsas de estudos para os jovens na faculdade Penn State College of Communications.

 

Vídeo

 

Partes:  01   |   02   |   Artigos