DePatie-Freleng Enterprises - Produtora


 

 

DePatie-Freleng Enterprises, também conhecida pela sigla DFE, foi uma companhia de animação norte-americana, situada em Hollywood, que produziu vários desenhos animados entre os anos de 1963 a 1981. A empresa nasceu depois do fechamento do departamento de animação Termite Terrace que pertencia a Warner Bros. Dois desses profissionais de animação, Fritz Freleng e David H. DePatie, após a dissolução do departamento resolveram abrir sua própria companhia e contratando vários dos ex-animadores da Warner, que se juntaram a eles na década de 60.

 

 

Uma de suas primeiras criações aconteceu em 1963, quando eles foram chamados pela United Artists para criar um desenho de abertura para o filme A Pantera Cor-de-Rosa, onde o Inspetor Closeau, vivido pelo ator Peter Sellers, corria em busca de uma diamante conhecido como A Pantera Cor-de-Rosa. Nesta curta animação DePatie-Freleng resolveram transformar o diamante numa verdadeira Pantera Cor-de-Rosa, muito esperta e inteligente. O sucesso foi tanto que acabou gerando uma série de desenhos animados.

 

 

Pouco tempo depois criaram outros personagens, como o Inspetor, inspirado diretamente no personagem do filme. Durante a década de 60 e 70 os estúdios da DePatie-Freleng criaram uma série de desenhos animados que se tornaram um grande sucesso como o Super 6, Super Presidente, Misterjaw, Bombom e Mamau, O Tamanduá e a Formiga, Toro e Pancho, A Cobrinha Azul, Xerife Hoot Kloot, O Poderoso Cachorrão, Crown - A Cegonha Perna Fina, De volta ao Planeta dos Macacos, entre outos.

 

 

No ano de 1964, a DePatie-Freleng fez um acordo com a Warner Bros para produzir novos personagens para Looney Tunes e também com a Format Films lançaram a série de desenhos animados do Papa-Léguas. Também fizeram trabalhos conjuntos com a Hanna-Barbera Productions e Filmation, especiais para a CBS, assim como as abertura animada para a série de televisão Jennie é um gênio, na década de 60.

 

 

No início da década de 80, Friz Freleng resolveu se aposentar e tempos depois DePatie acabou vendendo a companhia para a Marvel Comics. Anos mais tarde, a Marvel Productions Ltd vendeu todo seu catálogo para a Saban Entertainment em 1990.

 

 

Friz Freleng - Nasceu no dia 21 de agosto de 1906, em Kansas, Misuri, Estados Unidos e ficou conhecido como um dos maiores animadores, caricaturistas, diretor e produtor norte-americano do século XX. Iniciou sua carreira como animador para Walt Disney Pictures. Mais tarde se uniu junto a Harman e Ising e criaram um estúdio que produziram desenhos animados com um personagem parecido com Mickey Mouse chamado Bosko. Depois se mudou para Nova Iorque e começou trabalhar para Krazi Kat.

 

 

Em 1937, foi trabalhar para MGM e por volta de 1940 foi trabalhar para a Warner Bros onde criou, dirigiu e produziu desenhos animados como Looney Tunes e Merrie Melodies, assim como vários personagens que se tornaram famosos. Foi diretor da Termite Terrace, que pertencia a Warner Bros e chegou a ganhar quatro Oscar de animação.

 

 

Por volta de 1963, depois do fechamento da Termite Terrace, criou juntamente com David DePatie a famosa empresa DePatie-Freleng Enterprises, responsável pela criação dos desenhos da Pantera Cor-de-Rosa e muitos outros produções de grande sucesso. A empresa DePatie-Freleng durou até o início da década de 80, quando Freleng resolveu vender a companhia e se aposentar. Freleng morreu no dia 26 de maio de 1995, aos 89 anos de idade e foi enterrado em Hillside Memorial Park Cemetery, em Culver City, Califórnia.

 

 

David DePatie - Nasceu em 1935, em Novo México, Estados Unidos e é um dos maiores animadores do século XX. Tornou famoso ao criar o personagem animado a Pantera Cor-de-Rosa, juntamente com Friz Freleng, por volta de 1963, para o filme The Pink Panther, protagonizado por Peter Sellers.

 

 

Igualmente a Friz Freleng, trabalhou para as séries animadas da Warner Bros e após o fechamento do departamento de animação da WB, juntou-se a Freleng e juntos criaram a DePatie-Freleng Enterprises, produzindo diversos desenhos animados de grande sucesso. A empresa DePatie-Freleng foi vendida para a Marvel Comics, no início da década de 80 e desde então, poucas informações são obtidas a seu respeito.

 

Vídeo

Bailey´s Comets - closing

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://en.wikipedia.org/wiki/David_H_DePatie

http://spanish.imdb.com/name/nn0220039/

http://es.wikipedia.org/wiki/David_DePatie

http://dfe.goldenagecartoons.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/DePatie-Freleng_Enterprises

http://pt.wikipedia.org/wiki/DePatie-Freleng_Enterprises

http://es.wikipedia.org/wiki/DePatie-Freleng-Enterprises

http://en.wikipedia.org/wiki/Friz_Freleng

 

Retornar/Artigos