tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Dersu Uzala - Filme - Parte 1


 

 

Dersu Uzala é um filme de 1975, uma co-produção pela extinta União Soviética e o Japão, realizada em 1975, dirigido por Akira Kurosawa, com roteiros do próprio Kurosawa e de Yuri Nagibin, adaptando os diários da autoria de Vladimir Arseniev. A produção ficou a cargo de Yoishi Matsue e Nikolai Sizov e a parte musical aos cuidados de Isaak Shvarts, realizado pelo estúdio japonês Toho e a russa Mosfilm.

 

Fotos reais de Dersu e Arseniev

 

Fotos reais de Dersu e Arseniev

 

Este foi o primeiro filme de Kurosawa realizada fora no Japão. O filme rendeu cerca de 20 milhões de bilhetes na União Soviética e faturou cerca de US$ 1,2 milhões nos Estados Unidos e Canadá, além disso, entre outros prêmios ganhou em 1975 um Oscar como Melhor Filme Estrangeiro. A película é quase que inteiramente filmada ao ar livre no deserto da Sibéria e como a maioria dos trabalhos de Kurosawa, cada quadro é composto cuidadosamente para formar um quadro dramático.

 

 

Em 1961, um outro filme de mesmo título havia sido produzido na antiga União Soviética, contando a mesma história baseado do livro de Vladimir Arsenyev, sobre suas viagens ao Extremo Oriente russo, com um caçador nativo chamado Dersu Uzala.

 

Foto do verdadeiro Dersu Uzala

 

Este filme foi produzido por Mosnauchfilm, sob direção de Agasi Babayan, com roteiros de Igor Bolgarin e estrelado por Adolf Shestakov e Kasym Zhakibayev e chegou a ganhar o prêmio Golden Wold de 1961, no Festival de Cinema de Bucareste.

 

 

Também um livro narrando todas as suas incursões dentro do território russo foi escrito em 1923, através de seu diário pelo explorador Vladimir Arsenyev, onde ele narrava as suas viagens a trabalho na bacia do Ussuri que fica ao Extremo Oriente do território russo. Ele era acompanhado por um caçador mongol da tribo Nani, real que viveu entre 1850 a 1908, e que atuava como um guia e que por diversas vezes salvou a vida Arsenyev e seus companheiros da fome e do frio.

 

Foto - Wladimir Arseniev e Dersu Uzala

 

Tendo como base o livro e o filme de 1961, Akira Kurosawa resolveu recontá-la novamente ao seu modo de ver as coisas, dentro de seu espírito humanitário, e numa época que ele esteve também envolvimento numa tentativa de suicídio, o que talvez possa explicar essa sua sensibilidade mais abrangente do espírito humano.

 

Foto - Wladimir Arseniev

 

Akira contou com a ajuda do diretor de fotografia Asakazu Nakai, Yuri Gantman e F. Dobronravov, que fizeram uso do sistema Sovscope de 70mm para conseguir captar as incríveis paisagens da Sibéria, trabalho esse que levou aproximadamente quatro anos para ser completada.

 

 

O filme começa com uma cidade nascendo numa região em que anteriormente era uma grande floresta e onde o capitão Arseniev tenta encontrar a cova de onde foi enterrado um grande amigo seu chamado Dersu Uzala, a alguns anos atrás. Neste momento suas lembranças retornam para 1902, época em que ele liderava uma expedição topográfica pelas terras russas ainda desconhecidas e também por onde o filme tenta contar toda a trajetória envolvendo a amizade entre o Arseniev e Dersu Uzala.

 

 

Nesse ano de 1902, Arseniev estava a trabalho de demarcação topográfica pelas terras russas ainda a serem exploradas e durante uma dessas noites, fica conhecendo um aborígine mongol da tribo Nanai chamado Dersu Uzala que chega até o acampamento onde eles estavam, quando descobre rastros de pessoas durante uma caçada a um veado.

 

 

Lá chegando, Dersu é bem recebido por Arseniev e seus companheiros que lhe dão o que comer, pois naquele dia ele ainda não havia comido nada. Também conversam um pouco entre eles, conta algumas coisas sobre ele e recebe o convite de Arseniev para ser o guia deles naquela região que ele conhecia tão bem.

 

 

Dersu promete pensar, mas logo ao amanhecer já se posta na frente do pelotão e caminha-os pelas matas densas das florestas a procura de trilhas. Durante a viagem o capitão Arseniev começa a reparar na vasta sabedoria desse homem tão simples, mas o mesmo não acontece com outros soldados que inicialmente vê Dersu apenas como um velho ignorante e excêntrico.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net