Darryl Francis Zanuck - Produtor - Roteirista - Diretor - Parte 1


 

 

Darryl Francis Zanuck foi um grande roteirista e um dos produtores mais conhecidos da época de ouro de Hollywood, que comandou a produtora 20th Century Fox com mãos de ferro, durante algumas décadas. Foi um homem odiado por uns, temido por muitos e admirado por outros.

 

 

Zanuck, como era mais conhecido, nasceu no dia 5 de setembro de 1902, em Nebraska, Estados Unidos, filho de Louise Torpin e Frank Zanuck, um hoteleiro de origem alemã. Aos seis anos de idade, sua família se mudou para Los Angeles para encontrar um clima melhor para o pequeno Darryl que tinha muitos problemas de saúde. Aos oito anos de idade fez sua primeira investida no cinema onde participou como um extra num filme.

 

 

Em 1917, se alistou no exército norte-americano para lutar na Primeira Guerra Mundial na França. Depois da guerra, voltou aos Estados Unidos onde passou a trabalhar em diversas áreas, quando resolveu ser um roteirista de cinema. Zanuck conseguiu vender o seu primeiro roteiro para o ator William Russell em 1922 e o segundo para Irving Thalberg.

 

 

Desta forma, pouco a pouco as portas do cinema foram se abrindo para Zanuck e em 1929 já trabalhava diretamente como Mack Sennett na Warner Brothers onde iniciou escrevendo roteiros para o filme "Rin Tin Tin", debaixo de um pseudônimo. O filme "Rin Tin Tin" mais tarde foi transformado numa série de televisão de muito sucesso.

 

 

Suas primeiras produções datam de 1925 com o filme “Lady Windermere´s Fan”, mas não chegou a ser creditado, talvez por estar usando algum pseudônimo. Um ano mais tarde em “So this is Paris” de 1926 seu nome já começava a aparecer nos créditos, mas se firmou mesmo como produtor a partir da década de 30. (fonte = imdb.com)

 

Foto - William Goetz

 

Em 1933 saiu para Warner Brothers para trabalhar para a concorrente, juntamente com Joseph Schenck e William Goetz da então Twentieth Century Pictures. Já nesta época Zanuck mostrava o seu outro lado, o de negociador e tinha uma inteligência nata para perceber as boas chances.

 

Foto - Louis B. Mayer (e) - Joseph M. Shenck (d)

 

Desta forma, em 1935 conseguiu o apoio de Joseph M. Shenck, presidente da United Artists e Louis B. Mayer da Metro-Goldwyn-Mayer e fez com que a Twentieth Century Films absorvesse a companhia Fox, que estava a beira da bancarrota, criando desta fusão a conhecida 20th Century Fox, como conhecemos até hoje, que passou a ser dirigida por Zanuck durante vários anos.

 

Vídeo

Lady Windermere´s Fan - 1925

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Artigos