tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Elia Kazan - Diretor - Produtor - Escritor - Roteirista - Parte 1


 

 

Elia Kazan foi um diretor, um dos mais influentes na história da Broadway e de Hollywood, e também produziu e escreveu roteiros e livros. Nasceu como Elia Kazanjoglous, mas ficou conhecido apenas como Elia Kazan, em Constantinopla, atual Istambul, Turquia, no dia 7 de setembro de 1909, numa família de gregos originários da Anatólia.

 

 

Quando era criança e estava na escola e mesmo até na faculdade, era sempre considerado com um rapaz tímido e solitário. Seu pai era um grego ortodoxo e sua mãe vinha de uma família de comerciantes de algodão, que era importado da Inglaterra e eles revendiam no atacado. Quando Elia tinha dois anos de idade, seus pais mudaram para Berlim, na Alemanha e depois passaram a morar numa cidade próxima a capital.

 

 

Como a situação deles não melhorou em quase nada, acharam melhor irem para os Estados Unidos e lá se instalaram em Nova Iorque e montaram um negócio de venda de tapetes e com isso conseguiram ganhar bastante dinheiro, até a crise de 1929, quando todos perderam tudo que tinha, assim como a crise se instalaria no país.

 

 

E foi mais ou menos por essa época, Elia com 21 anos, passou a se interessar pelo teatro e em 1930, juntou-se ao teatro da Universidade de Yale, onde passou a estudar teatro durante dois anos, custeando o curso com seu trabalho como vigia noturno num prédio próximo. Ainda quando estudava montou a sua peça teatral em 1931, uma peça de Samuel N. Behman.

 

 

Um ano depois em 1932 fez sua estréia como ator na peça “Chrysalis”, protagonizados por Margaret O´Sullivan e Humphrey Bogart, e ao mesmo tempo se juntou ao Group Theater, que apresentava um novo espetáculo e experimental para a época e encenava entre outras obras, “A Morte de um Caixeiro Viajante” de Arthur Miller. Também nesse mesmo ano casou-se com Molly Day Tracher, com quem teve dois filhos.

 

 

Em 1937, fez um dos seus primeiros experimentos dentro do cinema, participando como assistente de diretor, num filme de curta-metragem, dirigidos por Sidney Meyer e Jay Leyda e produzida pela Frontier Films. Em 1940, participou como ator no filme “City for Conquest”, ao lado de nomes como George Tobias, James Cagney e Ann Sheridan, entre outros.

 

 

Pouco tempo depois, Elia Kazan surgiu como um dos mais inovadores diretores do Group Theater, e em 1943 ganhou o prêmio da crítica pela encenação de uma peça “The Skin on our Teeth” de Thornton Wilder. Em 1945, Kazan dirigiu o seu primeiro filme “A Tree Grows in Brooklyn”, baseado num livro de mesmo nome, escrita por Betty Smith.

 

 

O filme contou no elenco com Dorothy McGuire, Joan Blondell, James Dunn e Lloyd Nolan, entre outros. O astro James Dunn recebeu uma indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante e Frank Davis e Tess Slesinger foram indicados como Melhor Roteiro Adaptado.

 

 

Alguns anos mais tarde em 1947, Kazan juntamente com Cheryl Crawford e Robert Lewis fundaram a Actor´s Studio, que se tornaria em breve uma das mais importantes escolas de treinamento teatral de onde saíram nomes famosos como Marlon Brando, Montgomery Clift, Geraldine Page e Paul Newman.

 

 

Nesse mesmo ano dirigiu três filmes: “Boomerang”, um semi-documentário baseado numa história real de um homem acusado injustamente de assassinato, história essa escrita por Fulton Ousler e filmado em grande parte em Stamford, Connecticut, após sido negada a Kazan filmar em Bridgeport, Connecticut, onde os eventos reais aconteceram. O filme contou também com voice-overs por Reed Hadley.

 

 

O filme teve no elenco Dana Andrews, Jane Wyatt, Lee J. Cobb e Arthur Kennedy, entre outros, foi produzido por Louis De Rochemont, roteiro de Richard Murphy e música a cargo de David Buttolph. A película foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro para Richard Murphy e Elia Kazan ganhou dois prêmios da National Board of Review e New York Film CriticsCircle Awards.

 

 

Ainda em 1947, Elia Kazan dirigiu “The Sea of Grass”, um drama baseado num livro de Conrad Richter, de mesmo nome, e contou no elenco com Katharine Hepburn, Spencer Tracy e Melvyn Douglas, entre outros. O espetáculo narrava o drama de uma mulher de St. Louis que vai para o Novo México para se casar com um fazendeiro.

 

 

Também dirigiu nesse ano o filme “Gentleman´s Agreement”, um drama sobre um jornalista que se disfarçava como um judeu para investigar o anti-semitismo na cidade de Nova Iorque e da comunidade afluente do Darien, Connecticut. O espetáculo foi baseado num livro de mesmo nome, escrito por Laura Z. Hobsons. O roteiro foi escrito por Moss Hart e música a cargo de Alfred Newman.

 

 

O elenco principal contou com Gregory Peck, Anne Revere, Dorothy McGuire, June Havoc e John Garfield, entre outros. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar e ganhou três na categoria de Melhor Filme; Melhor Atriz Coadjuvante para Celeste Holm e Melhor Diretor para Elia Kazan, o primeiro de sua carreira.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net