Ennio Morricone - Maestro - Compositor - Arranjador


 

 

Ennio Morricone é natural de Roma e nasceu em 10 de novembro de 1928. Estudou composição com Goffredo Petrassi no Conservatório di Santa Cecilia di Roma e ao longo de sua carreira se especializou em compor música e sua incessante luta na sua atividade artística, como na música aplicada, em orquestras e direção orquestral no campo discográfico. Compôs para o teatro, rádio, televisão e cinema. No cinema Enio tem contribuído com mais de 400 composições, obtendo com isso um grande prestígio internacional.

 

 

Começou sua carreira por volta de 1961 e suas primeiras composições começaram a aparecer participando de composições para um filme western de Sergio Leone, Por um Punhado de Dólares (1964), Por mais Alguns Dólares (1965), O Bom, o Mau e o Vilão (1966), Aconteceu no Oeste (1968) e outras que vieram em seguida. Por volta de 1984 veio para os Estados Unidos, onde começou a participar ativamente nas composições para o cinema norte-americano e também para a televisão. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão as trilhas sonoras para A Missão (1986), Os Intocáveis (1987), Cinema Paradiso (1988), Lolita (1997), Malêna (2000) e Missão a Marte (2000).

 

 

Em toda sua carreira Enio Morricone recebeu vários prêmios internacionais, entre eles cinco prêmios BAFTA entre o período compreendido entre 1979 a 1992. Em 2007 recebeu um Oscar honorário "pela suas magníficas e multifacetas constribuições musicais ao cinema", das mãos de Clint Eastwood, mas também chegou a ser indicado pela Academia de Hollywood para cinco Oscar de Melhor Banda Sonora Original, entre 1979 a 2001, mas não a chegou a ganhar nenhuma delas.

 

 

Ao longo de sua carreira, Morricone tem sido muito criticado por uns e muito elogiado por outros, devido a sua atípica música utilizando instrumentos pouco comuns entre as grandes orquestras. No ano de 1964, por exemplo, tocou em um grupo de improvisação, chamada Nuova Consonanza, fundada por Franco Evangelisti.

 

 

Colaborou com vários diretores importantes como Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Gillo Pontecorvo, Brian de Palma, marco Bellocchio e Pedro Almodôvar em Átame. Ficou conhecido internacionalmente pelas suas composições para o cinema "spagheti western" dos anos 60, mas também pelas suas belas melodias como Dias de Cielo, La Misión e Cinema Paradiso. Curiosamente Morricone compôs a marcha da Copa do Mundo da FIFA da Argentina de 1978 e também belas obras para a televisão como em O Segredo de Sahara, Marco Polo e Moisés, entre outros.

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

http://www.imdb.com/name/nm0001553/bio

http://en.wikipedia.org/wiki/Ennio_Morricone

http://www.eniomorricone.it/

http://www.enniomorricone.net/

 

Retornar/Artigos