Filmation Associates - Produtora de Cartoon e Séries de TV


 

 

Filmation Associates era uma produtora norte-americana que produziu séries animadas para a TV, durante a segunda metade do século XX, num período compreendido entre os anos de 1960 a 1980 e foi à única a competir realmente com a Hanna-Barbera Productions, na área de desenhos animados para a televisão, juntamente com a DePatie-Freleng Enterprises.

 

 

Os seus estúdios ficavam em Reseda, na Califórnia e foi fundada em 1963 por Lou Scheimer e Norm Prescott. Muito de seus programas, em particular as produções finais de 1970 e 1980, se caracterizam por mostrar sensíveis lições de moral, que geralmente eram explicadas pelo personagem principal, de forma amigável para as crianças em geral, na sua parte final.

 

 

Igualmente aos outros produtores de desenhos animados para programas infantis de bastante audiência, a Filmation estava mais preocupada pela quantidade do que pela qualidade de suas produções. Mesmo assim, eles fizeram vários projetos para situar-se acima da média de outras produções e animações, com roteiros razoavelmente bem escritos. O exemplo mais conhecido desta intenção foi à adaptação animada da série Jornada nas Estrelas (Star Trek), que incluíam roteiros escritos por conhecidos autores de ficção científica e aproveitando boa parte dos textos da série original.

 

 

Outras produções de Filmation de excelente qualidade são os 16 episódios de Flash Gordon, originalmente concebida como um filme para o cinema, mas depois apresentada pela NBC, além de outros como He-Man, baseado na popular linha de brinquedos da Mattel. As adaptações animadas dos personagens da Archie Comics são também merecedoras de destaque pela música pop que foi produzida para elas, em particular a canção Sugar, Sugar, que chegou às primeiras paradas de sucesso em quase todo o planeta.

 

 

A Filmation tinha a reputação de explorar a técnica de animada limitada para produzir os desenhos animados com um aspecto distinto. Usavam muito uma técnica denominado como "rotoscopia" e também reutilizavam as mesmas seqüências de animação várias vezes, fazendo com que o estilo da Filmation fosse instantaneamente reconhecido, mas por outro lado também depreciado por vários críticos de televisão e pelos experts de animação.

 

 

A Filmation também se negava a confiar os seus estudos de animação fora dos Estados Unidos fazendo com que a qualidade dos seus trabalhos artísticos fossem bastante elogiados, utilizando-se inclusive muitas pinturas como cenário de fundo.

 

 

A Filmation foi à pioneira nas técnicas de animação no formato novelesco como em Flash Gordon, que incluíam efeitos para representar campos de energia e um método inédito para gerar veículos animados em 3D, filmando miniaturas brancas com linhas negras contra fundos brancos e imprimindo um filme para produzir celulóides de animação, que eram rapidamente pintados a mão.

 

 

Os personagens, assim como as tramas, pareciam fórmulas repetidas. Temos como exemplo, a maioria dos episódios de Os Caça Fantasmas (The Ghost Busters) que tinham a mesma trama. Muitos efeitos de som e explosão utilizados em seus desenhos animados soavam muito familiares.

 

 

Até mesmo, os episódios de He-Man e Bravestarr, na sua essência foram pioneiros em seu tempo e prepararam terreno para roteiros bem mais elaborados. De igual forma, os roteiros de Star Trek: The Animated Series, que eram escritos pelos mesmos roteiristas da versão original da série de televisão, com o qual conseguiram o primeiro prêmio Emmy para a franquia.

 

 

Por outro lado, a Filmation produziu muito poucos personagens animados, que poderiam ser chamadas de criações originais nascidas especialmente pelo estúdio. Um deles foi “Fraidy Cat”, um gato tímido que havia se perdido as suas vidas anteriores, que voltavam para atormentá-lo. O outro foi “Wacky & Packy”, um carnívoro e um mamute que chegavam à época moderna graças a uma viagem no tempo. Ambos os desenhos foram apresentados como segmentos do programa “Uncle Croc´s Block”, pela rede norte-americana ABC.

 

 

Mas o programa teve tão pouca audiência que a ABC deixou de apresentar as outras produções da Filmation. Assim, numa época em que as idéias para os desenhos animados havia praticamente se esgotado, pressionado principalmente pelas comédias violentas, que tudo os demais pareciam cópias do formato popular de Scooby-Doo, a ponto de a Filmation fazer adaptações de programas populares de televisão, tais como a série M*A*S*H, mas a paródia canina denominado como M*U*S*H, não foi bem aceita e fazia parte do terceiro segmento de “Uncle Croc´s Block”,

 

 

Outros pontos fortes da Filmation, que geralmente figuravam em seus conceitos mais originais, foram seus programas utilizando atores reais (live-action), incluindo “Space Academy”, a seqüência de “Jason of Star Command”, “Ark II”, “Shazam!” e “The Secret of Isis”.

 

 

Também foram produzidas uma série com atores reais chamada “The Ghost Busters”, em 1975. Com o lançamento do filme “Os Caça Fantamas” em 1984, a Filmation aproveitou o sucesso deste para produzir uma nova série animada baseada na série original. Também cabe mencionar um programa especial em que apareciam várias estrelas dos “Looney Tunes” da Warner Brothers juntamente com os “Groovie Goodlies” da Filmation, um grupo de monstros clássicos.

 

 

Em 1972 foi apresentada dentro do programa ABC Saturday Superstar Movie, tendo a maioria dos personagens da Warner Brothers, de forma bem desenhada, pois contavam também com o veterano animador da Warner chamado Virgil Roos, que estava trabalhando agora pela Filmation. As vozes foram interpretadas pelo ator Mel Blanc, mas o especial não caiu no gosto de muitos seguidores da animação clássica da Warner Brothers devido a uma animação muito limitada e também pelo seu péssimo roteiro.

 

 

O estúdio da Filmation foi de propriedade da Teleprompter até o princípio dos anos 70, passando logo depois para as mãos da Westinghouse, através de sua divisão Group W. Productions em 1982, até que em 1988 foi comprada pela companhia de cosméticos L´Oreal. Esta por sua vez fechou os estúdio em 3 de fevereiro de 1989, terminando assim a era da Filmation. Os experts e aficionados pela animação, no entanto, acreditam que o estúdio foi fechado por problemas fiscais.

 

 

A última produção da Filmation foi um filme chamado “Happily Ever After” que estreou no cinema em 1993. Desde então, a maior parte do catálogo da Filmation tem estado debaixo da propriedade da Hallmark Cards, através de sua filial Hallmark Entertainment. Em março de 2004, uma parte deste catálogo da Filmation, que estava debaixo da propriedade da Hallmark foi vendida a uma companhia inglesa chamada Entertainment Rights.

 

Vídeo

 

Filmografia

 

Década de 60

 

The New Adventures of Superman (1966–1967 CBS)

The Superman/Aquaman Hour of Adventure (1967–1968 CBS)

Journey to the Center of the Earth (1967 ABC)

Fantastic Voyage (1968 ABC)

Aquaman (1968 CBS)

The Archie Show (1968 CBS)

The Batman/Superman Hour (1968–1969 CBS)

The Archie Comedy Hour (1969 CBS)

The Adventures of Batman and Robin the Boy Wonder (1969–1970 CBS)

The Hardy Boys (1969 ABC)

 

Década de 70

 

Will the Real Jerry Lewis Please Sit Down? (1970 ABC)

Sabrina and the Groovie Goolies (1970 CBS & ABC)

Archie's Funhouse (live-action/animation hybrid) (1970 CBS)

Sabrina The Teenage Witch (1971–1974 CBS)

Archie's TV Funnies (1971 CBS)

Fat Albert and the Cosby Kids (1972 CBS)

The Brady Kids (1972–1974 ABC)

Lassie's Rescue Rangers (1973–1974 ABC)

Star Trek: The Animated Series (1973 NBC)

My Favorite Martians (1973 CBS)

Mission: Magic (1973 ABC)

The U.S. of Archie (1974)

The New Adventures of Gilligan (1974 ABC)

Shazam! (live-action TV series) (1974 CBS)

The Secret Lives of Waldo Kitty (1975 NBC)

The Secret of Isis (live-action TV series) (1975 CBS)

The Ghost Busters (live-action TV series) (1975 CBS)

Uncle Croc's Block (1975 ABC) (com Fraidy Cat, Wacky and Packy, and M*U*S*H)

Tarzan, Lord of the Jungle (1976 CBS)

Ark II (live-action TV series) (1976 CBS)

The New Adventures of Batman (1977 CBS)

Space Academy (live-action TV series) (1977 CBS)

Space Sentinels (1977 NBC)

Tarzan and the Super 7 (1978 CBS)

Fabulous Funnies (1978 NBC)

Mighty Mouse, Heckle & Jeckle, & Quackula Adventure Hour (1979 CBS)

Jason of Star Command (live-action TV series) (1979 CBS)

The New Adventures of Flash Gordon (1979–1981 NBC)

The Brown Hornet (single segment on Fat Albert) (1979 CBS)

 

Década de 80

 

The Tom and Jerry Comedy Show (1980 CBS)

The Tarzan/Lone Ranger Adventure Hour (1980–1981 CBS)

Blackstar (1981 CBS)

Kid Superpower Hour with Shazam! (1981 NBC)

The Tarzan/Lone Ranger/Zorro Adventure Hour (1981–1982 CBS)

Sport Billy (1982 NBC)

Gilligan's Planet (1982 CBS)

He-Man and the Masters of the Universe (1983–1985 Synd)

The Adventures of Fat Albert and the Cosby Kids (1984–1985 Synd)

She-Ra: Princess of Power (1985–1987 Synd)

The Original Ghostbusters (1986–1988 Synd)

BraveStarr (1987–1989 Synd)

 

Fontes Bibliográficas

Esta matéria é uma tradução e livre interpretação de:

http://es.wikipedia.org/wiki/Filmation

Fotos - Internet

 

Retornar/Artigos