Francisco Petrônio - Cantor


 

 

Francisco Petrônio nasceu como Francisco Petrone, no dia 8 de novembro de 1923, no bairro do Bexiga, em São Paulo, numa família de imigrantes italianos e desde criança já demonstrava a sua vocação para cantar. Dizem que quando pequeno seu pai costumava chamar os amigos e colocar ele sobre uma cadeira para cantar, mas a sua vida artística só teve início, por um acaso, quando no ano de 1961, ao realizar uma corrida de taxi para ganhar a vida, conheceu o passageiro o cantor Nerino Silva que gostou da voz de Francisco e o levou para fazer um teste com Cassiano Gabus Mendes, na extinta TV Tupi e logo acabou sendo contratado.

 

 

Nesse mesmo ano de 1961, Francisco gravou o seu primeiro LP fazendo uma homenagem a sua profissão de motorista de taxi, cujo nome recebeu o título de "Cantando no Ponto". A partir de então continuou a fazer outras gravações, e em 1963, ganhou o seu primeiro troféu "Chico Viola do Ano", pela TV Record, com a música "Romance".

 

 

Um ano depois em 1964, ao fazer um show para Enzo de Almeida Passos, na cidade de Bragança Paulista teve um contato com o compositor Zairo Marinoso que lhe mostrou uma canção, que ele posteriormente gravou e que ficaria conhecido pelo resto de sua carreira chamada "O Baile da Saudade", e que pouco tempo depois também se tornaria o nome de um programa na televisão, em 1966, que foi apresentado na extinta TV Paulista, atual Rede Globo de Televisão.

 

 

Durante sua carreira passou por diversas emissoras de televisão onde realizou alguns programas que ficaram muito famosos, tais como "Trasmontano em Família", pela TV Gazeta e Bandeirantes; "Festa Baile" pela TV Cultura; "O Grande Baile" na TV Record e "Cantando com Francisco Petrônio" através da Rede Vida. Também ficou conhecido como o "Rei do Baile da Saudade" e pelo apelido de "Voz de Veludo do Brasil" dado pelo saudoso apresentado Airton Rodrigues.

 

 

Depois de uma gloriosa carreira de aproximadamente 46 anos, Francisco Petrônio morreu na madrugada de sexta-feira, dia 19 de janeiro de 2007 , aos 83 anos de idade. Ele foi casado com Rosa Petrone com quem teve os filhos, José, Armando e Francisco Jr, que lhe deram seis netos. Durante sua carreira gravou cerca de 750 músicas e lançou por volta de 55 discos e CD´s, entre gravações solo, participações especiais e regravações.

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Petrônio

http://musica.uol.com.br/ultnot/2007/01/19/ult89u7409.jhtm

http://www.franciscopetrônio.com.br/

http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_4451.html

 

 

Retornar/Artigos