Outros -Françoise Hardy - Cantora e atriz francesa


 

 

Françoise Hardy nasceu como Françoise Madeleine Hardy, em Paris, França, no dia 17 de janeiro de 1944, e se tornou uma famosa cantora, atriz e astróloga francesa. Filha de pais separados, ela cresceu em Paris juntamente com a sua irmã mais nova chamada Michèle. Seu pai não ajudava muito financeiramente e também não ligava muito para suas filhas, mas apesar disso, quando Françoise passou em seu vestibular, a mãe convenceu o pai a dar-lhe um violão em seu aniversário.

 

 

Desta forma começou os seus primeiros ensaios no mundo musical influenciado pelos artistas da época francesa e também os mais conhecidos internacionalmente como Paul Anka, Cliff Richards, Connie Francie e Everly Brothers, entre outros. Quando estudava na Sorbonne, ela encontrou um anúncio de jornal à procura de jovens cantores e depois de alguns testes conseguiu o seu primeiro contrato com a gravadora Vogue em novembro de 1961.

 

 

Em abril de 1962, deixou a faculdade gravou o seu primeiro disco e chegou ao sucesso com a música "Tous les Garçons et les filles", que chegou a vender mais de um milhão de cópias e premiada com um disco de ouro, e também com a qual é sempre lembrada até os dias de hoje.

 

 

Em 1963 foi convidada a participar do Festival Eurovisão da Canção, representando Mônaco e defendeu a canção "L´ amour s´en va", chegando a ganhar a quinta colocação e também foi premiada com Grand Prix du Disque pela Charles Cros Academy. No ano seguinte particupou do Festival de San Remo, na Itália, interpretando a canção "Parla mi di te" .

 

 

Começou a cantar canções em diversas outras línguas como italiano, espanhol e alemão, além da francesa. Manteve uma relação amorosa com o fotógrafo Jean-Marie Périer que durou até 1967, e depois iniciou outra relação com o músico Jacques Dutronc, com quem teve um filho de 1973 e casou-se oficialmente 1981, com quem vive até os dias atuais.

 

 

Também nos anos 60 iniciou a carreira de atriz participando em filmes como "Château en Suède" (1963), "What´s New Pussycat?" (1965), "Une Balle au Coeur" (1965) e "Grand Prix" em 1966. Em 1971, lançou o disco "La Question", resultado de uma colaboração estreita com a cantora brasileira, Tuca, que foi uma das co-produtoras do disco, quando ela esteve no Brasil participando do Festival Internacional da Canção, e cuja música título também ficou muito conhecida no Brasil, por tomar parte na trilha sonora da novela brasileira Selva de Pedra.

 

 

O trabalho musical de Françoise Hardy é conhecida principalmente por suas composições de estrutura regular, que seguem uma linha básica e simples, com a utilização de violões e orquestrações suaves, que combina bem com a sua voz calma e melodiosa. Françoise Hardy continua a gravar até os dias atuais e chegou a ser mencionada num poema de Bob Dylan, assim como a música "Ce Petit Coeur" foi apresentada no episódio "French Twist", da série de televisão Gilmore Girls. A sua canção "Ma Jeunesse Fout Le Camp" fez parte de um dos episódios da série de televisão La Femme Nikita e também a canção "Tous les Garçons et les Filles" foi cantada por dois personagens principais no filme grego "Attenberg", como um lamento de saudade e solidão adolescente.

 

 

Discografia

 

Tous les garçons et les filles - 1962

La premier bonheur du jour - 1963

Italian Songs - 1963

Mon amie la rose - 1964

L´amitie - 1965

Françoise Hardy in Dutschland - 1965

La maison ou j´ai grandi - 1966

Françoise Hardy in English - 1966

Ma jeunesse fout le camp - 1967

comment te dire adieu - 1968

Françoise Hardy en anglais - 1969

Germinal - 1970

Soleil - 1970

One-Nine-Seven-Zero - 1970

Träume - 1970

La Question - 1971

L´eclairage - 1972

Love Songs - 1972

Message Personnel - 1973

Entr´acte - 1974

Star - 1977

Musique saoulle - 1978

Gin Tonic - 1980

A suivre - 1981

Quelqu´un qui s´en va - 1982

Decalages - 1988

Le Danger - 1996

Clair-obscur - 2000

Tant de belles choses - 2004

Parentheses - 2006

 

 

Clique na música para escutar

 

 

Vídeo

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Françoise_Hardy

http://en.wikipedia.org/wiki/Françoise_Hardy

http://www.francoise-hardy.com/

http://www.all-over-the-world.com/Francoise-Hardy/photo.shtml

www.geroki.de/

 

Todos os arquivos sonoros desta página podem ser encontradas no site:

http://www.4shared.com/

As músicas foram transformadas em arquivos wav de baixa qualidade

para servir apenas como ilustração ao texto.

As mesmas continuam a pertencer aos seus legítimos proprietários.

Não estamos autorizados a promover downloads ou coisas semelhantes.

Solicitamos a gentileza de utilizá-los com bom senso.

Grato

 

Retornar/Artigos