Gene Roddenberry - Produtor - Diretor - Roteirista - Parte 1


 

 

Gene Roddenberry ou Eugene Gene Wesley Roddenberry foi um grande diretor e produtor norte-americano, mundialmente conhecido por suas séries de ficção científica, especialmente a série de televisão "Star Trek" (Jornada nas Estrelas). Gene nasceu no dia 19 de agosto de 1921, na cidade de El Paso, Texas, mas passou sua infância e juventude em Los Angeles, onde pensou inicialmente em entrar para a polícia e entrou para a academia onde estudou por três anos.

 

 

Mas depois passou a se interessar pela engenharia aeronáutica e obteve a sua licença como piloto. Mas tarde se inscreveu como voluntário no Corpo de Aviação do Exército dos Estados Unidos, realizando seu treinamento como cadete e lutou pelo seu país na Segunda Guerra Mundial, onde participou de aproximadamente 89 missões de guerra e recebeu por isso as condecorações "Distingueshed Flying Cross" e "Air Medal".

 

 

Sua vida de escritor começou quando ele se encontrava ainda no Pacífico Sul e passou a vender seus artigos para as revistas especializadas em aviação. Mais tarde chegou até a escrever poesias que chegaram a ser publicadas no jornal New York Times. Quando a Guerra terminou se uniu a Pan American World Airways e também foi estudar literatura na Universidade da Columbia, também permaneceu trabalhando como piloto até sua entrada na televisão.

 

 

Gene Roddenberry via a televisão com um grande futuro para a sociedade do século XX e por conta disso deixou a vida de piloto, mudou-se para Hollywood onde começou a trabalhar como policial da Califórnia.

 

 

Também a vender seus roteiros para as séries como "Goodyear Theatre", "The Kaiser Aluminium Hour", "Four Star Theater", "Dragnet" "The Jane Wyman Theater", "Naked City", entre outros, mas consolidou-se ao escrever os roteiros para a "Have Gun Will Travel" (O Paladino do Oeste). A partir de então resolveu largar a polícia e se dedicar completamente aos roteiros e criar novas séries.

 

 

Casualmente durante esta época que trabalhou como roteirista de televisão conheceu alguns atores que posteriormente encabeçaria a série "Star Trek", entre DeForest Kelley, que na época era protagonista de um episódio piloto de "333 Montgomery Street" uma série dramática protagonizada por um advogado.

 

Vídeo

Tribute to Gene Roddeenberry´s Star Trek (45 Years) - Part 1

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Artigos