Gillian Anderson - atriz


 

 

Gillian Anderson nasceu como Gillian Leigh Anderson no dia 9 de agosto de 1968, em Chicago, e curiosamente por uma diferença de dois dias não festeja o dia de nascimento, na mesma data de aniversário de David Duchovny (7 de agosto), com quem fez par na série de televisão Arquivo X e ficaram mundialmente famosos.

 

 

Começou fazendo teatro na escola e participando de peças teatrais na comunidade. Estudou na National Theatre of Great Britain, na Universidade de Cornell e depois na Goodman Theater School, na Universidade DePaul onde se bacharelou em Artes.

 

 

Iniciou sua carreira fazendo pequenas peças no teatro até chegar a Broadway onde recebeu reconhecimento pelo seu trabalho numa peça de Alan Aychborne chamado “Absent Friends”, com a qual também foi premiada com o Theatre World Award. Depois passou a participar de alguns seriados na televisão e filmes, mas se consagrou internacionalmente interpretando a personagem Dana Scully, na série de televisão “The X-Files” ao lado de David Duchovny.

 

 

Após sua participação em Arquivo X, mudou-se para Inglaterra, Londres, onde mora desde 2004 e naquele mesmo ano casou-se com o jornalista e documentarista Julian Ozanne. Em 2006 acabou se divorciando e atualmente (2009) mora com seu namorado Mark e filhos, e continua a trabalhar como atriz em filmes para o cinema.

 

Vídeo

 

Retornar/Artigos