Outros -Henry Fonda - Ator Americano


 

 

Henry Fonda nasceu como Henry Jaynes Fonda, em Grand Island, Nebraska, Estados Unidos, no dia 16 de maio de 1905, o primeiro de uma família de três filhos de William Brace Fonda e Herberta Jaynes, que estavam entre um das primeiras família de origem holandesa a vir morar em Nova Iorque, e quando Henry ainda era uma criança seus pais se mudaram para Omaha, em Nebraska, onde seu pai abriu uma tipografia.

 

 

Desde criança o jovem Henry sempre foi muito tímido, gostava de escrever e acabou ganhando um concurso com um conto aos dez anos de idade. Frequentou a escola Omaha Central High School em 1923, e depois entrou para a Universidade de Minnesota para seguir a carreira de jornalismo, mas desistiu depois de dois anos.

 

 

Henry retornou para Omaha , com o objetivo de trabalhar como jornalista, até que certo dia Dorothy Brando, que era uma atriz amadora e mãe do famoso ator Marlon Brando, convidou-o para um teste como ator numa peça a ser realizada na Omaha Community Playhouse. Apesar de tímido e sem muito jeito para atuar participou da peça e acabou gostando, e assim continuou a participar de outros pequenos trabalhos.

 

Foto - Margaret Sullavan e Henry Fonda

 

Tempos depois em 1928, resolveu seguir a carreira de ator e assim mudou-se para a Costa Leste, e ingressou na University Players Guild, onde passou a fazer parte de uma pequena trupe de teatro onde conheceu Joshua Logan, James Stewart, que posteriormente também ficaria mundialmente famoso e se tornaria um de seus melhores amigos, e Margaret Sullavan, com quem se casaria no dia 25 de dezembro de 1931, em Baltimore, mas durou poucos meses, e seu divórcio só foi oficializado em 1933.

 

 

Em 1934, Henry Fonda conseguiu o seu primeiro papel principal na Broadway na peça “The Farmer Takes a Wife”, e um ano mais tarde conseguiu um contrato para fazer o seu primeiro filme em Hollywood, onde ele reprisou esse papel que ele havia feito na Broadway, e logo passou a receber elogios da crítica. Nesse mesmo tempo, seu amigo James Stewart também chegava a Hollywood e os dois passaram a dividir o apartamento, e ainda neste mesmo ano participou do filme “I Dream too Much” pela RKO, onde recebeu novamente aplausos da crítica e considerado como a mais nova safra de jovens românticos.

 

 

Em 1936 já estava no filme “The Trail of the Lonesome Pine”, o primeiro espetáculo cinematográfico realizado ao ar livre em Technicolor, atuando ao lado de Sylvia Sidney e Fred MacMurray, Em 1936, casou-se pela segunda com Frances Ford Seymour Brokaw, viúva de um rico industrial. Eles se conheceram nos estúdios da Denham Studios na Inglaterra e em 21 de dezembro de 1947, nasceu a filha Lady Jayne Seymour Fonda, que mais tarde também se tornaria uma atriz de renome adotando o nome de Jane Fonda.

 

 

Alguns anos depois em 23 de fevereiro de 1940, nasceu o seu filho Peter Henry Fonda, que também seguiu a carreira artística, tornando-se um ícone da contracultura dos anos 60. Sua filha, Bridget Fonda, portanto neta de Henry, também é uma atriz consagrada. Seu casamento com Frances durou 13 anos, até que em agosto de 1949, Henry anunciou o pedido de divórcio para que ele pudesse casar novamente. Por esse tempo Frances passou a ter problemas emocionais e foi internada num hospital psiquiátrico e em 14 de abril de 1950 ela se suicidou.

 

 

Ainda em 1936, contracenou novamente com a sua ex-esposa Margareth Sullavan, após uma breve reconciliação na comédia “The Moon´s our Home”, sob direção de William A. Seiter. No ano seguinte em 1937, foi indicado para interpretar o papel principal em “You Only Live Once”, um drama criminal e considerado com um dos primeiros filmes noir, contracenando como Sylvia Sidney e sendo dirigido por Fritz Lang. O sucesso do filme levou Henry Fonda a ser convidado para um par romântico no filme dramático “Jezebel” ao lado Bette Davis. Depois vieram outros grandes filmes como “Young Mr. Lincoln”, “Jesse James” e “Drums Along the Mohawk”, todos em 1939.

 

 

Em 1940, o sucesso de Fonda o levou a ser recrutado pelo diretor John Ford para o filme “Grapes of Wrath”, baseado na obra de mesmo nome de John Steinbeck, que conta a história de uma família em Oklahoma que, depois de perder sua fazenda durante a Grande Depressão na década de 30, tornam-se trabalhadores migrantes e acabam na Califórnia. Com este filme Henry Fonda foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator, mas não ganhou. Atualmente o filme é considerado por diversas entidades como uma 100 melhores filmes de todos os tempos, e em 1989, o este espetáculo foi selecionado para sua preservação na United States National Film Registry by the Library of Congress, como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo

 

 

Depois vieram outros filmes como “The Return of Frank James” (1940), “The Lady Eve” (1941) e “Rings on Her Fingers” de 1942, e chegou ao sucesso novamente no ano seguinte com “The Ox-Bow Incident”, adaptado da obra de mesmo nome, escrito por Walter Van Tilburg Clark, onde Henry Fonda contracenou com Dana Andrews. O filme foi indicado para o Oscar na categoria de Melhor Filme, e em 1998, foi selecionado para sua preservação no United States National Film Registry by the Library of Congress.

 

 

Depois Henry Fonda se alistou na Marinha dos Estados Unidos para combater na Segunda Guerra Mundial, onde chegou a ser condecorado. Com o final da guerra, Fonda deu uma pausa nas filmagens e apreciar as festas, ouvir seus discos preferidos, entre outras, mas reapareceu no filme western “My Darling Clementine”, sob direção de John Ford, atuando ao lado Linda Darnell, Victor Mature e Walter Brennan, entre outros. Em 1991, este filme foi considerado como “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo” e selecionado para sua preservação.

 

 

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Henry Fonda fez cerca de sete filmes, contracenando com atores como John Wayne, Shirley Temple e Joan Crawford, entre outros, assim como voltou a fazer teatro na Broadway na peça “Mister Roberts”, onde ganhou o Tony Award de 1948. Nos anos 50, Henry Fonda voltou novamente a casar com a socialite americana e produtora teatral Susan Blachard, com quem mantinha um affair desde 1948. Eles adotaram uma menina nascida em 1953, e três anos depois o casamento acabou.

 

 

Na metade da década de 50, voltou para as filmagens onde teve um atrito com o diretor John Ford, e dizem as más línguas, com direito a socos e pontapés, e Fonda prometeu nunca mais trabalhar novamente com o Ford. Em 1956, trabalhou na produção da Paramount Pictures do épico “Guerra e Paz”, sob direção de King Vidor e atuando ao lado de estrelas como Audrey Hepburn, Mel Ferrer, Vittorio Gassman e Anita Ekberg, entre outros. O filme foi premiado com o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, e o diretor King Vidor nomeado para Melhor Diretor para o Academy Awards, concorrendo ainda nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Figurino.

 

Foto - Henry Fonda e Afdera Franchett

 

Ainda neste mesmo ano trabalhou com Alfred Hitchcock em “The Wrong Man”, um semidocumentário baseado num incidente real. Em 1957, Fonda casou pela quarta vez com a condessa italiana Afdera Franchett e o casamento durou quatro anos e em 1961 eles se divorciaram. Ainda em 1957, Henry Fonda começou a trabalhar pela primeira vez na produção de um filme, sob direção de Sidney Lumet chamado “12 Angry Men”, que conta a história de um júri composto por 12 homens que tentam deliberar sobre a culpa ou inocência de um réu, num caso cercado de dúvidas.

 

 

O filme foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, mas perdeu para nas três categorias para o filme A Ponte do Rio Kwai. Em 2007, o filmes foi selecionado para sua preservação na United States National Film Registry by the Library of Congress. Apesar do filme conseguir grandes méritos, Fonda jurou nunca mais se meter a produzir um outro filme, temendo que isso atrapalhasse sua carreira de ator.

 

 

Na década de 60, Henry Fonda atuou em vários outros filmes e também começou a se mostrar publicamente como um fervoroso democrata, o que quase causou uma tremenda briga com seu amigo James Stewart, um republicano convicto. Fonda também foi admirador do presidente Roosevelt e também apareceu em campanha em comerciais para os democratas na campanha do então candidato John F. Kennedy e participou de outros eventos políticos.

 

 

Em 1961, Henry Fonda casou novamente com Shirlee Mae Adams, com quem permaneceria o resto da sua vida. Conta-se que Henry teve um relacionamento tenso com seus filhos Jane e Peter, devido ao seu temperamento furioso que aterrorizava a família, segundo relatos de seus próprios filhos.

 

 

Nos anos 70, fez diversas participações em televisão, teatro e também continuou fazendo cinema sem grande destaque. Em 1979, recebeu o prêmio Tony Award Especial por suas realizações na Broadway, Globo de Ouro e um Oscar Honorário em 1980. Um ano depois, em 1981, Henry Fonda voltava triunfalmente no filme “On Golden Pond”, um drama americano sob direção de Mark Rydell, que narrava a vida de um casal de velhos que adorava passar o verão em sua casa num lago chamado Lagoa Dourada. Neste verão eles são visitados pela filha que estava um bom tempo afastado do pai devido a sua rabugice.

 

 

Neste filme Henry Fonda contracenou com Katharine Kepburn e a sua própria filha Jane Fonda, entre outros. O filme foi um grande sucesso e recebeu sete indicações ao Oscar, onde ganhou na categoria de Melhor Ator para Henry Fonda, Melhor Atriz para Katharine Hepburn e Melhor Roteiro Adaptado para Ernest Thompson, além de um prêmio BAFTA como Melhor Atriz para Katherine Hepburn e um Globo de Ouro como Melhor Filme, entre outros.

 

 

Após as filmagens de “On Golden Ponda saúde de Fonda começou a debilitar rapidamente, e também sofria de câncer na próstata, mas isso não foi a causa direta de sua morte, mas sim uma doença cardíaca. No dia 12 de agosto de 1982, Henry Fonda faleceu ao lado de sua esposa Shirlee, de sua filha Jane e do filho Peter. No centenário de seu nascimento, no dia 16 de maio de 2005, a Turner Classic Movie honrou-o com uma maratona de seus filmes, e neste mesmo ano, o Correio dos Estados Unidos lançou um selo em sua homenagem.

 

 

Henry Fonda também tem uma estrela na famosa Calçada da Fama de Hollywood, e apesar dele não ganhar tantos prêmios assim quanto merecia, ele deixou uma significativa marca principalmente nos filmes de western, guerra e pelas suas frequentes aparições na televisão e também em produções estrangeiras já quase no fim de sua carreira.

 

Filmografia Parcial

 

 

Num Lago Dourado - 1981

Summer Solstice - 1981

Gideon´s Trump - 1980

The Oldest Living Graduate - 1980

The Jilting of Granny Weatherall - 1980

Family - 1979

Meteoro - 1979

Wanda neva - 1979

City on Fire - 1979

Roots: The Nex Generation - 1979

The Swarm - 1978

Home to Stay - 1978

A Grande Batalha - 1978

Caravana de Intrépidos - 1977

Rollercoaster - 1977

Tentacoli - 1977

Soldier´s Home - 1977

Captains and the Kings - 1976

Midway - 1976

Collision Course: Truman vs. MacArthur - 1976

Clarence Darrow - 1974

Mussolini: Ultimo atto - 1974

Meu Nome é Ninguém - 1973

Ash Wednesday - 1974

The Alpha Caper - 1973

Le Serpent - 1973

The Red Pony - 1973

The Smith Family - 1971-1972

Uma Lição para não Esquecer - 1970

There was a Crooked Man... - 1970

The Cheyenne Social Club - 1970

Assim Nascem os Heróis - 1970

The Bill Cosby Show - 1970

Howdy - 1970

Era uma vez no Oeste - 1968

Pat Paulsen for President - 1968

O Homem que Odiava as Mulheres - 1968

Os Seus, Os Meus e os Nossos - 1968

Os Impiedosos - 1968

Firecreek - 1968

A Caçada - 1967

Welcome to Hard Times - 1967

All About People - 1967

A Bing Hand for the Little Hardy - 1966

NBC White Paper - 1966

Battle of the Bulge - 1965

The Dirty Game - 1965

A Primeira Vitória - 1965

Médica, Bonita e Solteria - 1964

Limites de Segurança - 1964

Vassalos da Ambição - 1964

Spencer´s Mountain - 1963

The Dick Powell Show - 1963

A Conquista do Oeste - 1962

O Mais Longo dos Dias - 1962

Tempestade sobre Washington - 1962

The Good Years - 1962

San Francisco Fire - 1962

The Deputy - 1959-1961

Quando a Esposa Peca - 1959

Minha Vontade é Lei - 1959

Quando o Espetáculo Termina - 1958

Rangers of Yellowstone - 1958

The Tin Star - 1957

12 Homens e uma Sentença - 1957

O Homem Errado - 1956

Guerra e Paz - 1956

Mister Roberts - 1955

Producers´ Showcase - 1955

General Electric Theater - 1955

Medallion Theatre - 1953

Benjy - 1951

Jigsaw - 1949

Fort Apache - 1948

No Nosso Alegre Caminho - 1948

Êxtase do Amor - 1947

The Fugitive - 1947

The Long Night - 1947

Paixão dos Fortes - 1946

Consciências Mortas - 1943

Immortal Sergeant - 1943

The Big Street - 1942

Seis Destinos - 1942

Assim Vivo Eu - 1942

Rings on Her Fingers - 1942

The Male Animal - 1942

You Beloing to Me - 1941

Wild Geese Calling - 1941

As Três Noites de Eva - 1941

Chad Hanna - 1940

The Return of Frank James - 1940

Vinhas de Ira - 1940

Ao Rufar dos Tambores - 1939

Young Mr. Lincoln - 1939

The Story of Alexander Graham Bell - 1939

Let Us Live - 1939

Jesse James - 1939

The mad Miss Manton - 1938

Spawn of the North - 1938

Blockade - 1938

Jezebel - 1938

I Met My Love Again - 1938

That Certain Woman - 1937

Slim - 1937

Vive-se Uma Vez Só - 1937

Idílio Cigano - 1937

Spendthrift - 1936

Vivendo na Lua - 1936

The Trail of the Lonesome Pine - 1936

I Dream too Much 1935

Way Down East - 1935

Amor Singelo - 1935

 

Vídeo

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Fonda

http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Fonda

http://www.imdb.com/name/nm0000020/

http://www.henry-fonda.com/

http://www.nndb.com/people/496/000026418/

 

Retornar/Artigos