Irmão Sol, Irmã Lua / Brother Sun, Sister Moon


 

 

Brother Sun, Sister Moon ou Fratello sole, sorella luna, que no Brasil recebeu o título de Irmão Sol, Irmã Lua, é uma produção cinematográfica entre a Itália e o Reino Unido, sob a direção do famoso e consagrado diretor Franco Zeffirelli, e contou com a trilha sonora de Riz Ortolani e canções de Donovan, que canta em inglês o conjunto da trilha sonora do filme para o público estrangeiro. Na versão original italiana ela é cantada por Claudio Baglioni. O roteiro foi realizado por Suso Cecchi d´Amico, Kenneth Ross, Lina Wertmüller e Franco Zeffirelli e contou nos papéis principais com Graham Faulkner, Judi Bowker, Leigh Lawson, Lee Montague, Valentina Cortese e Alec Guinness, entre outros.

 

 

O filme é uma dramatização da trajetória da vida de Giovanni di Pietro di Bernadone, mais conhecido como São Francisco de Assis, nascido em 5 de julho de 1182 e falecido em 3 de outubro de 1226, que nasceu num berço esplêndido e após desfrutar de uma juventude irrequieta e munda, volta-se para a vida religiosa de completa pobreza e fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, que depois ficaria conhecido como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.

 

 

Ele era filho do comerciante italiano Pietro di Bernadone dei Moriconi e de Pica Boulermont que faziam parte da burguesia da cidade de Assis e tinham negócios bem sucedidos na Provença, na França e assim conquistaram riqueza e bem estar. Quando o filho do comerciante nasceu, a mãe batizou com o nome de Giovanni, que em português é conhecido como João em homenagem ao profeta São João Batista.

 

 

O menino cresceu e se tornou um jovem e popular entre seus amigos por sua indisciplina e extravagâncias e também por sua paixão às aventuras, bem como pelas belas roupas e bebidas, entre outras, mas apesar disso possuía uma índole esplendidamente bondosa. No ano de 1202 alistou-se como soldado na guerra que a cidade de Assis lutava contra Peruggia e é provavelmente quando sua vida começa a mudar e tomar novos rumos e mais tarde ficar conhecido e admirado como São Francisco de Assis.

 

 

Franco Zeffirelli nasceu como Gianfranco Corsi em Florença, na Itália em 12 de fevereiro de 1923 e se tornou um dos diretores italianos mais famosos do mundo. Além de sua fama no cinema ele também foi cenógrafo e diretor de teatro e montou óperas líricas de sucesso nos anos de 1950 e se tornou conhecido mundialmente com o filme "Romeu e Julieta" realizada em 1968. Também se tornou político e atuou como senador entre 1996a 2001, pela região de Catânia, na Itália e filiado ao partido Força Itália. Entre seus melhores trabalhos no cinema estão "Romeo e Giulietta", "Brother Sun, Sister Moon", "Gesù di Nazareth", "La Traviata" e "Jane Eyre", entre outros. Recebeu indicação ao Oscar por duas vezes, mas nunca chegou a ganhar. Atualmente está com 90 anos de idade.

 

Retornar/Artigos