Iwao Takamoto - Ilustrador - Criador - Produtor - Supervisor


 

 

Iwao Takamoto nasceu no dia 29 de abril de 1925, em Los Angeles, EUA, filho de imigrantes japoneses que se fixaram na Califórnia e cresceu como qualquer garoto norte-americano. Durante a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos sofreram um grande ataque das forças imperiais japonesas que bombardearam a ilha americana de Pearl Harbor, o que mudou completamente a vida de todos os imigrantes de descendência japonesa, inclusive a família de Iwao, que acabaram sendo forçados a viver um longo período num campo de refugiados em Manzanar.

 

 

Mas, apesar da vida difícil no campo, Iwao curiosamente também deve muito a esses acontecimentos, porque foi lá no campo de refugiados que ele começou as suas primeiras noções sobre desenho e ilustração, através de outros amigos que também estavam naquele campo.

 

 

Com o encerramento da Segunda Guerra Mundial, todos os refugiados puderam retornar as suas vidas normais e com o conhecimento adquirido e seu talento nato para o desenho procurou e encontrou trabalho nos estúdios da Walt Disney, onde começou a trabalhar como um assistente de animação, por volta de 1947 e lá trabalhou em vários projetos como Cinderela, 101 Dalmatas e a A Dama e o Vagabundo, entre outros.

 

 

Ficou lá no estúdio da Disney por quase 14 anos, quando resolveu se juntar-se a uma nova produtora que nascia no início da década de 60, denominada Hanna-Barbera. Lá ocupou diversas funções até chegar a se tornar o responsável pela criação de diversos personagens tais como Scooby-Doo, Jetsons e Mutley e diversos outros.

 

 

Atuou também na produção e supervisão de desenhos animados para a televisão como Hong Kong Phooey e Jabberjaw, entre outros, assim como nas produções para o cinema. Iwao foi crescendo dentro da Hanna-Barbera onde chegou a vice-presidência da produtora mais famosa de desenhos animados para a televisão. Iwao Takamoto morreu aos 81 anos de idade, no dia 8 de janeiro de 2007, vítima de uma parada cardíaca no Cedars-Sinai Medical Center.

 

 

Pelos seus feitos foi agraciado em 2005, com o prêmio Golden Award de Animation Guild, em honra de seus 50 anos de serviços prestados em nome da animação mundial. Posteriormente a sua morte, em 2009, foi publicado um trabalho póstumo pela University Press of Mississippi sob o título de "Iwao Takamoto: My Life with a Thousand Characters".

 

 

Filmografia Parcial

 

Principais obras e participações

 

Inch High, Private Eye - 1973

The Addams Family - 1973

Butch Cassidy - 1973

Yogi´s Gang - 1973

Super Friends - 1973

Jeannie - 1973

Wheelie and the Chopper Bunch - 1974

Jabberjaw - 1976

The Scooby-Doo/Dynomutt Hour - 1976

Fred Flintstone and Friends - 1977

Jana of the Jungle - 1978

Godzilla - 1978

Scooby-Doo and Scrappy-Doo - 1979

The Little Rascals - 1982

The Gary Coleman Show - 1982

The dukes - 1983

The Biskitts - 1983

Snorks - 1984

Smurfs - 1981-1985

I Yabba-Dabba Do! - 1993

 

Vídeo

 

Retornar/Artigos