tvsinopse.

kinghost.net

 







 


John Ford - Cineasta - Fase 1 - 1894-1927 - Parte 1


 

 

 

John Ford foi um grande cineasta americano e famoso pelos seus filmes de westerns, assim como pelas adaptações de clássicos importantes do século XX, uma carreira que durou mais de 50 anos e dirigiu cerca de 140 filmes, grande parte de filmes mudos que já se perderam, e ele também é considerado como um dos mais importantes e influentes cineastas de várias gerações.

 

 

Ganhou quatro Oscar como melhor diretor, e foi um dos pioneiros da filmagem em locação e em emoldurar seus personagens contra um natural vasto de um terreno, de maneira dura e resistente. John Ford nasceu como John Martin “Jack” Feeney, em 1 de fevereiro de 1894, em Cape Elizabeth, Maine, Estados Unidos, e veio de uma família numerosa, aos todo eram em 11 irmãos.

 

 

Era descendente de irlandeses de Galway e em seu passaporte também seu nome consta como Sean Aloysius O´Feeney. Após deixar a escola, John passou a trabalhar em diversos tipos de trabalho e à noite trabalhava como lanterninha no cinema local, quando nasceu sua paixão pelo teatro.

 

 

Mais tarde tentou ingressar na Academia Naval de Annapolis, mas não conseguiu ser aprovado e em julho de 1914, resolveu ir para a Califórnia e começou a trabalhar na produção de filmes para o seu irmão mais velho Francis Ford, 12 anos mais velho do que ele, e nesse tempo passou a adotar o nome artístico de Jack Ford.

 

 

Seu irmão Francis Ford havia saído de casa ainda bem jovem e foi trabalhar no vaudeville, antes de se tornar um ator de cinema. Depois trabalhou para Thomas Edison, Georges Méliès e Thomas Ince, e assim foi progredindo na carreira até se tornar um destaque em Hollywood, atuando como diretor, ator e roteirista e tendo sua própria empresa de produção.

 

 

John começou trabalhando para seu irmão como assistente, foi dublê e um ator ocasional, muitas vezes servindo de dublê para o seu irmão, pois eles eram muito parecidos. Após três anos de muito trabalho tornou-se assistente chefe do seu irmão Francis e algumas vezes passou a atuar como seu cinegrafista. Nessa época, seu irmão Francis já entrava numa fase de declínio e logo depois parou de atuar como diretor. Foi dentro deste contexto que John recebeu a sua primeira oportunidade.

 

 

Em 1917, John Ford faz sua estréia como diretor, numa curta metragem mudo de western chamado “The Tornado”, considerado como filme perdido. O filme foi escrito por Grace Cunard, Francis Ford e pelo próprio John, que também atuava no elenco principal com o nome artístico de Jack Ford, interpretando o personagem Dayton Jack.

 

 

O filme contou também com atores como Jean Hathaway, Pedro Geraldo, Elsi Thornton e Duke Worne, entre outros. O filme tinha aproximadamente 30 minutos de duração e fez sua estréia nos cinemas dos Estados Unidos em 3 de março de 1917, distribuído pela Universal Film Manufacturing Company. Ainda neste ano, John Ford dirigia mais nove filmes.

 

 

 “The Fighting Gringo”,  western com direção de Ford e Fred Kelsey, com roteiro de Maude George, Wallace Henry Phillips, estrelado por Harry Carey, Claire Du Brey, George Webb  e Rex De Rosselli, entre outros e fez sua estréia em 26 de março de 1917. Filme também considerado perdido.

 

 

The Rail of Hate”, drama escrito e dirigido pelo próprio John Ford, e também encabeçando o elenco como Jack Ford, ao lado Louise Granville, Duke Wome e Jack Lawton, entre outros, com estréia em 28 de abril de 1917, e esse filme é também dado como perdido.

 

 

The Scrapper” uma curta muda de western, com direção e roteiro de John Ford e novamente encabeçando o elenco com o nome de Jack Ford, ao lado de Louise Granville, Duke Worne, Jean Hathaway, entre outros, que estreou em 9 de junho de 1917. Filme também considerado como perdido.

 

Foto - Gertrude Astor

 

Pat´s Cheyene”, um western que John Ford dirigiu e roteirizou juntamente como Charles Wilson Jr, tendo no elenco Gertrude Astor, Harry Carey, Pete Carey e Jim Corey, e estreou no dia 4 de agosto de 1917. Outro filme considerado como perdido.

 

Foto - Harry Carey

 

The Soul Herder”, um western com direção John Ford, com roteiro de George Hively, e elenco composto por Harry Carey, Molly Malone, Hoot Gibson e Fritzi Ridgeway, entre outros, com estréia em 4 de agosto de 1917. Filme também considerado como perdido.

 

 

 

Straight Shooting”, um western dirigido por Ford com o roteiro escrito por George Hively, e no elenco com Harry Carey, Duke R. Lee, George Berrell e Molly Malone, entre outros, e chegou aos cinemas em 27 de agosto de 1917, com duração de 57 minutos.

 

Foto - Harry Carey

 

The Secret Man”, western escrito por John Ford e George Hively, e narrava a história sobre um homem que foge da prisão e passa a trabalhar num rancho. Quando uma criança se perde no deserto o seu segrego é revelado. O elenco contou com Harry Carey, Morris J. Foster, Janes Elizabeth e Vester Pegg, entre outros, e lançado em 1 de outubro de 1917. Dois dos cinco rolos deste filme ainda sobrevivem na Library of Congress.

 

 

A Marked Man”, neste western o diretor contou com um roteiro escrito pelo próprio Ford e também por George Hively, tendo no elenco Harry Carey, Molly Malone, Harry L. Rattenberry e Vester Pegg, entre outros, e com estréia em 19 de outubro de 1917, com duração de 50 minutos. Outra película dada como perdida.

 

 

E finalmente para este ano de 1917, Ford dirigiu “Bucking Broadway”, produzido por Harry Carey, com roteiro de George Hively, e a história se passa num rancho em Wyoming, onde um cowboy se apaixona pela filha do patrão, mas ela decide fugir com um certo capitão Thornton, um rico visitando que um dia chega ao rancho.

 

 

 

O elenco contou com Harry Carey, Molly Malone, LM Wells e Vester Pegg, e foi lançada em 24 de dezembro de 1917, com duração de 53 minutos. Por muitos anos este filme foi considerado como perdida, mas em 2002 foi encontrada nos arquivos do French National Center for Cinematography, e passou a ser restaurada e digitalizada e disponível ao público.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Artigos

 

Fase 2 - 1928-1944

Fase 3 - 1945-1959

Fase 4 - 1960-1973

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net