tvsinopse.

kinghost.net

 







 


John Ford - Cineasta - Fase 2 - 1928-1944 - Parte 1


 

 

Em 1928, começa a fase dos filmes com som de John Ford, iniciando pelo filme “Mother Machree”, que tecnicamente pode ser considerado como primeiro filme sonoro, embora o som estivesse limitado a um musical de pontuação Fox Movieton e efeitos de trilha sonora. A história começa numa pequena aldeia da Irlanda na virada do século, quando uma mulher chamada Ellen, após perder seu marido numa tempestade de raios, promete levar seu filho Brian para a América e ao chegar iniciam os dramas de sua vida.

 

 

Neste filme John Ford não é creditado como diretor e aparece somente como produtor, num roteiro baseado no romance de Rida Johnson, e o elenco com Belle Bennett, Neil Hamilton, Victor McLaglen, Constance Howard, Philippe De Lacy e John Wayne, em uma das suas primeiras aparições, fazendo apenas uma pequena ponta no filme. O filme estreou no dia 22 de janeiro de 1928, com duração de 75 minutos.

 

 

 

Four Sons”, um drama dirigido por John Ford, produzido por John Ford e William Fox, com roteiro de Philip Klein e IAR Wylie e a película merece a atenção pela presença do jovem ator John Wayne interpretando um oficial, apesar de não sido creditado. O filme estreou em 12 de fevereiro de 1928, com 100 minutos de duração.

 

 

 

 

O espetáculo narra a história de uma família bávara e como suas vidas são afetadas pelos desenrolar da Primeira Guerra Mundial, quando os filhos são convocados para a guerra, só que em lados opostos. O elenco contou com Margareth Mann, James Hall, Charles Morton, Ralph Bushman e George Bushman.

 

 

 

Hangman´s House”, um drama dirigido por John Ford, porém não creditado, produzido por John Ford, com roteiro de Brian Oswald Donn Byrne, Malcolm Stuart Boylan, baseado na história do próprio Boylan, e elenco com Victor McLaglen, June Collyer, Earle Fox, Larry Kent Briand, Desmond Hurst e John Wayne, com estréia em 13 de maio de 1928, com duração de 70 minutos.

 

 

 

A história tem início quando o Comandante Denis Hogan está estacionado em Argel, quando recebe uma carta para regressar ao seu país natal, a Irlanda, onde ele é considerado um homem procurado, pois o Barão James O´Brien é diagnosticado pelos médicos como tendo apenas um mês de vida. Assim ele retorna a Irlanda disfarçado de um padre.

 

Foto - Otto Matieson

 

Foto - Helen Ware

 

Napoleon´s Barber”, uma pequena curta, um drama sonoro, dirigido por John Ford, escrito por Arthur Cesar, estrelado por Otto Matieson, Natalie Golitzen, Frank Reicher, Helen Ware, Philippe De Lacy e Russ Powell, que estreou nos cinemas dos Estados Unidos, em 24 de novembro de 1928, tendo 32 minutos de duração. Este filme é considerado como perdido.

 

 

Para finalizar o ano, John Ford dirige o filme “Riley the Cop”, uma comédia do cinema mudo, que contém uma música sincronizada. Neste filme Ford não é creditado como diretor, apenas como produtor, com roteiro de Fred Stanley e James Gruen, estrelado por J.Farrell MacDonald, Nancy Drexel, David Rollins, Louise Fazenda e Billy Bevan, entre outros, com estréia em 25 de novembro de 1928, com duração de 60 minutos.

 

 

Em 1929, John Ford inicia dirigindo uma comédia do cinema mudo denominado "Strong Boy", porém com música sincronizada, com roteiro de Andrew Bennison, Malcolm Stuart Boylan, Frederick Brennan Hazlittt, James Kevin McGuinness e John McLain, com estréia em 3 de março de 1929, com duração de 62 minutos.

 

 

O elenco controu com Victor McLaglen, Joy Leatrice, J. Farrell MacDonald, Clyde Cook, Tom Wilson, Eulalie Jense, David Torrence e Buddy Roosevelt, entre outros, foi considerado como perdido, mas um pequeno trailer do filme foi encontrando na New Zeeland Film Archive em 2010.

 

 

The Black Watch”, um filme épico de drama e aventura, dirigido por John Ford, produzido por Winfield R. Sheehan e roteiro de James Kevin McGuinness e Talbot Mundy, baseado na obra “King of the Khyber Rifles” do próprio Talbot Mundy. Curiosamente neste filme John Wayne, com 19 anos de idade, trabalhou como um extra e também no departamento de arte e figurino deste filme.

 

 

O enredo narra a história do Capitão Donald King do exército britânico que vai para a Índia quando eclode a Primeira Guerra Mundial e tem que convencer que ele não é um covarde. Na realidade ele havia ido para a Índia numa missão secreta para resgatar soldados britânicos lá aprisionados. O elenco contou com Victor McLaglen, Myrna Loy, David Rollins, Roy D´Arcy, Mitchell Lewis e Cyril Chadwick, entre outros, com estréia em 8 de maio de 1929, com duração de 92 minutos.

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  08  |  09  |  Artigos

 

Fase 1 - 1894-1927

Fase 3 - 1945-1959

Fase 4 - 1960-1973

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net