tvsinopse.

kinghost.net

 







 


John Ford - Cineasta - Fase 3 - 1945-1959 - Parte 1


 

 

 

Após o encerramento da Segunda Guerra Mundial em 1945, John Ford tornou-se um contra-almirante de reserva da Marinha dos Estados Unidos, e voltou as suas atividades de diretor com o espetáculo “They Were Expendable”, um filme de guerra para Metro-Goldwyn-Mayer, produzido pelo próprio John Ford, com roteiro de Frank Wead, baseado no livro de William L. White, relacionada as história de aventuras de John D. Bulkeley.

 

 

 

O personagem de John Brickley foi interpretado por Robert Montgomery e Rusty Ryan por John Wayne, onde os nomes foram mudados das pessoas reais. Embora o livro e o filme retratem ações que não chegaram a ocorrer, muitos acreditavam que se tratava de um caso real, durante a guerra e o filme ficou conhecido pela sua verossimilhança.

 

 

 

O filme contou ainda no elenco com Donna Reed, Jack Holt, Ward Bond, Marshall Thompson, Paul Landton, Leon Ames e Arthur Walsh, entre outros, e estreou nos cinemas em 20 de dezembro de 1945, com duração de 135 minutos. A película recebeu duas indicações ao Oscar na categoria de Melhor Efeito Visual e Melhor Gravação de Som.

 

 

 

Muitos autores citam, que John Ford sempre declarou repetidas vezes que não gostou do filme e reclamando que ele havia sido forçado a fazê-lo, embora o filme tenha sido fortemente defendida pelo cineasta Lindsay Anderson. Apesar de todas as queixas, o filme chegou aos 20 melhores do ano nas bilheterias.

 

 

 

 

Em 1946, John Ford retorna a fazer os seus inesquecíveis western, desta vez para a 20th Century Fox Film Corporation chamada “My Darling Clementine”, produzido por Samuel G. Engel, com roteiro de Samuel G. Engel e Winston Miller, adaptada da história de Sam Hellman, que por sua vez foi baseado no livro “Wyat Earp: Frontier Marshal” de Stuart N. Lake.

 

 

 

 

O filme narra a história do vaqueiro Wyatt Earp que se torna Xerife e lidera seus irmãos para vingar a morte do caçula James. Os primeiros suspeitos são os Clanton, mas Doc Holliday é incriminado pela namorada Chihuahua. Quando as coisas se esclarecem e os Claytons são confirmados como sendo os verdadeiros assassinos, Wyatt e Virgil, juntamente com Doc vão para o célebre duelo no Curral OK, em Tombstone, Arizona, em 1881.

 

 

 

 

A data do tiroteio é marcada erroneamente na lápide de um dos mortos, como sendo 26 de outubro de 1881, mas a data correta é 1882. A direção musical do filme ficou a cargo de Alfred Newman, com a colaboração de Cyril Mockdge e David Buttolph, que não chegou a ser creditado. A música tema do filme, deriva da canção popular “Oh My Darling Clementine”, que parte é cantada sobre a abertura e depois nos créditos de fechamento.

 

 

 

 

Grande parte do filme foi rodada em Monument Valley, uma região desértica que abrange o Arizona e a fronteira com Utah, e muitas cenas foram cortadas por Darryl F. Zanuck. Mais tarde essas cenas foram descobertas e adicionadas ao filme quando ele foi restaurado para a versão em DVD. O elenco contou com Henry Fonda, Victor Mature, Cathy Downs, Linda Darnell, Walter Brennan, Tim Holt e Ward Bond, entre outros.

 

 

 

 

O espetáculo fez sua estréia nos cinemas em 3 de dezembro de 1946, com duração de aproximadamente 97 minutos. Em 1991, este filme foi selecionado para a preservação na United States National Film Registry by the Library of Congress, como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante”.

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  08  |  09  |  10  |  Artigos

 

Fase 1 - 1894-1927

Fase 2 - 1928-1944

Fase 4 - 1960-1973

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net