tvsinopse.

kinghost.net

 







 


John Ford - Cineasta - Fase 4 - 1960-1973 - Parte 1


 

 

 

Nos últimos anos dos anos 60, John Ford foi perseguido pela sua saúde em declínio, em grande parte resultado do abuso de álcool, além de ser um fumante inveterado, bem como pelas suas feridas que sofreu durante a Batalha de Midway. Uma das primeiras coisas que John Ford começou a sentir foi a sua visão que foi piorando rapidamente, até que num certo ponto, perdeu totalmente a visão.

 

 

Outra coisa que começou a falhar foram as suas memórias, o que o forçava a confiar cada vez mais em seus assistentes. Seu trabalho também ficou restringido pelo novo regime de Hollywood. Ele achava difícil conseguir novos projetos e já na década de 60 havia sido rotulado como um diretor ocidental, e queixava-se também, que agora era quase impossível obter apoio para seus novos projetos.

 

 

Também com o passar da idade seus ideais políticos também começaram a mudar e foi cada vez mais se tornando aliado com o Partido Republicano. Nos anos 60 votou em Barry Goldwater e em Richard Nixon, e se tornou um defensor da Guerra do Vietnã. Apesar de todas essas mudanças em sua vida, John Ford ainda dirigiu grandes filmes na década de 60.

 

 

 

 

 

Em 1960, dirigiu para a Warner Bros, o western “Seargent Rutledge” produzido por Willis Goldbeck e Patrick Ford, com roteiro de Willis Goldbeck e James Warner Bellah. O filme gira em torno de uma corte marcial do primeiro sargento Braxton Rutledge, da 9th US Cavalry. O sargento é afro-americano e é acusado de estupro e assassinato de uma menina branca de um forte do exército norte-americano no final de 1880.

 

 

 

 

 

 

 

O elenco contou com Jeffrey Hunter, Constance Towers, Billie Burke, Woody Strode e Juano Hernández, entre outros, com estréia em 1960, com 111 minutos de duração, distribuído pela Warner Bros. A parte musical ficou a cargo Howard Jackson, David Mack e Jefrey Livingston.

 

 

 

Ainda neste mesmo ano, segundo diversos autores, John Ford apareceu sem ser convidado e tentando exercer sua influência indevida sobre o filme “The Alamo”, produzido e dirigido por John Wayne, com roteiro de James Edward Grant.

 

 

 

Dizem que para ele não interferir nos trabalhos, Wayne enviou o seu mentor, John Ford para filmar cenas de segunda unidade consideradas desnecessárias, a fim de manter a sua própria autoridade. Praticamente nada das filmagens de Ford foram utilizadas. Também muitas vezes é descrito erroneamente como sendo John Ford um co-diretor, que não fora creditado, assim como o acontecimento não abalou a amizade entre os dois.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   Artigos

 

Fase 1 - 1894-1927

Fase 2 - 1928-1944

Fase 3 - 1945-1959

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net