Jack Kirby - desenhista de HQ - ilustrador - editor - escritor


 

 

 

Jack Kirby nasceu no dia 28 de agosto de 1917 e começou sua carreira no famoso Estúdios Fleischer por volta de 1935, onde desenvolvia desenho para o personagem “Popeye”. Depois foi para Lincoln Newpaper Syndicate. Nesta época conheceu Joe Simon e juntos criaram o personagem Capitão América para a Timely Comics, que mais tarde se tornaria a Marvel Comics.

 

 

Com Joe Simon criou obras famosas, além do Capitão América, como Sandman, Boy Commandos, Newboys legion e Manhunter. Na Marvel Comics, a pedido do diretor Martin Goodman se uniu a Stan Lee para desenvolver novos super heróis. Juntos criaram obras como Quarteto Fantástico, Thor, Hulk, Iron Man, X-Men e The Avengers, Doctor Doom, entre outros.

 

 

Normalmente Kirby atuava como desenhista introduzindo novos elementos gráficos e enquanto Lee ficava encarregado dos roteiros dos personagens. Depois brigou com Lee e também com Goodman e somente na década de 70 retornaria novamente a Marvel Comics onde passou a desenvolver outros personagens como Mister Miracle, entre outros.

 

 

Mais tarde foi trabalhar com desenhos animados, e entre os mais conhecidos estão os projetos de desenhos para “Turbo Teen” e “Thundarr the Barbarian”, entre outros. Jack Kirby morreu aos 76 anos de idade, no dia 6 de fevereiro de 1994, na Califórnia. Em vida atuou principalmente como desenhista, arte-finalista, editor e escritor e detentor de vários prêmios importantes como Alley Award (1967) e Shazam Award (1971).

 

Vídeo

 

Retornar/Artigos