tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Jacob do Bandolim - Músico - Compositor - Parte 1


 

 

No dia 14 de fevereiro de 1918, nascia no Rio de Janeiro, aquele que ficaria conhecido como um dos maiores músicos, compositor e um dos maiores instrumentistas do bandolim de choro brasileiro, chamado Jacob Pick Bittencourt, mais conhecido por Jacob do Bandolim, filho do farmacêutico Francisco Gomes Bittencourt e de Raquel Pick Bittencourt, e que começou mostrando seus dotes artísticos desde criança quando passou a cantar no coro do colégio onde fazia o primário.

 

 

Lá pelos seus 12 anos ganhou de sua mãe um violino, mas não se deu bem com ele, mas já tocava gaita-de-boca, quando ganhou o seu primeiro bandolim de presente de um dos amigos da família, e assim passou sozinho a aprender a tocar o instrumento. Dizem também escutou um choro quando tinha 13 anos de idade, que o deixou admirado. Além disso, era um garoto pacato que não gostava de sair à rua, ia para a escola e depois ficava horas a treinar o seu bandolim.

 

 

Dizem também que o pequeno Jacob gostava muito, após as aulas, de dar uma passadinha na loja de instrumentos musicais Casa Silva, onde ficava tocando os bandolins da loja, até que numa dessas tarde, um senhor que lá havia ido para consertar o seu violão, ouviu o pequeno garoto tocando que lhe fez um convite, era o famoso clarinetista Luiz Americano que gostou do jeito de Jacob tocar e disse para ele ir até a Rádio Phillips, mas não compareceu ao convite.

 

 

Tempos depois, nessa mesma loja de instrumentos musicais conheceu o guitarrista português Antonio Rodrigues, que gostou do modo como Jacob tocava o bandolim e o convidou para acompanhá-lo em suas apresentações. Ao lado do guitarrista passou a conhecer pessoas importantes e tempos depois resolveu fazer carreira com o bandolim.

 

 

Se inscreveu num concurso da Rádio Guanabara chamado Programa dos Novos e concorreu com mais 28 concorrentes e ganhando a nota máxima por Orestes Barbosa, Francisco Alves e Benedito Lacerda, e logo depois foi contratado pela emissora, passando a revezar com o famoso grupo de Benedito Lacerda.

 

 

Nessa época o seu conjunto era conhecido como “Jacob e sua gente”, e era composto por Osmar Menezes e Valério Farias nos violões, Carlos Gil no cavaquinho, Manoel Gil no pandeiro e Natalino Gil no ritmo. A partir de então, Jacob e seus amigos passaram a se apresentar em diversas rádios da época, onde ganhavam cachês por apresentações.

 

Foto - Regional do Canhoto e Jacob do Bandolim

 

Dizem até que havia horas que num mesmo dia, eles tocavam em diversas emissoras, correndo entre a Rádio Educador, Rádio Clube do Brasil e Rádio Sociedade. A sorte que todas elas ficavam uma próxima à outra, no Centro do Rio de Janeiro. Mas apesar disso o dinheiro que ganhava era muito pouco e começou a também trabalhar em farmácias, como vendedor e até como corretor de seguros, até que finalmente conseguiu passar num concurso e entrar como escrevendo na Justiça do Rio de Janeiro, cargo que permaneceu o resto de sua vida.

 

 

Apesar disso, continuou sua carreira musical paralelamente e em 1940 casou-se com Adylia Freitas e um ano depois nascia o seu filho Sérgio Freitas Bittencourt, que mais tarde se tornaria também um grande compositor como o pai e em 1942, a sua filha Elena Freitas Bittencourt, que posteriormente tornou-se uma cirurgiã dentista.

 

 

Nesse mesmo ano de 1942 fez parte do Conjunto da Rádio Ipanema, juntamente com outros amigos, bem como passou a acompanhar as gravações de alguns nomes importantes da época como Ataulfo Alves, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Nelson Gonçalves, entre outros, e na maioria dessas participações não recebeu os créditos, mas dizem que ele não ligava muito para isso.

 

 

Em 1947, conseguiu fazer o seu primeiro disco pela gravadora Continental, onde gravou a música “Treme-treme”, um chorinho de sua autoria e “Gloria” composta por Bonfiglio de Oliveira, e a partir de então foi gravando discos sucessivamente.

 

 

 

 

 

 

Vídeo

Jacob do Bandolim - Doce de Coco

 

Partes:  01   |   02   |   Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net