Jay Livingston e Ray Evans - Compositores - Parte 1


 

 

Jay Livingston, juntamente com o seu parceiro Ray Evans estão entre os compositores mais conhecidos da música para a indústria cinematográfica e televisão. Geralmente Livingston compunha as músicas e Evans se encarregava das letras.

 

 

Livingston nasceu como Jacob Harold Levison, no dia 28 de março de 1915, em McDonald, Pennsylvania, Estados Unidos, era judeu e estudou piano desde pequeno e também teve aulas com Harry Archer em Pittsburgh, na Pennsylvania. Iniciou sua carreira trabalhando em clubes locais ainda quando estava na escola secundária.

 

Foto - Ray Evans

 

Ele freqüentava a Warton School da University Pennsylvania onde organizava bailes de dança, quando conheceu Evans, um estudante da mesma faixa etária. Ray Evans nasceu no dia 4 de fevereiro de 1915 e desde criança aprendeu a tocar clarinete e se bacharelou em Economia pela Pennsylvania´s Warton School em 1937.

 

 

A parceira musical entre os dois começou em 1937 e juntos chegaram a ganhar três Oscar: uma com a música "Buttons and Bows" para o filme "The Paleface" em 1948, a outra com a música "Mona Lisa" composta para o filme "Captain Carey" em 1950 e finalmente a terceira  com a música "Whatever Will Be, Will Be" (Que Sera, Sera) para o filme "The Man Who Knew too Much" de 1956, que foi dirigido por Alfred Hitchcock. A música foi cantada por Doris Day e se tornou um grande sucesso.

 

 

A dupla, Livingston e Evans se tornaram imensamente populares quando passaram a criar músicas para a televisão, em especial para as séries "Bonanza" e "Mr. Ed", que foram dois seriados de muito sucesso na pequena telinha. Ray e Livingston também são muito famosos pela criação da canção de Natal, conhecido praticamente no mundo inteiro, "Silver Bells" (Dingo Bells) que fizeram para o filme "The Lemon Drop Kid".

 

 

Em 1958, a dupla foi indicada ao prêmio Tony Award pelas músicas do musical da Broadway "Oh, Captain!". Ray Evans também colaborou separadamente com outros compositores como Henry Mancini, Max Steiner e Victor Young.

 

Vídeo

Que Sera Sera - The Man Who Knew Too Much - Doris Day

 

Partes:  01   |   02   |   Artigos