Jay Silverheels - Ator


 

 

Nasceu como Harold J. Smith, no dia 26 de maio de 1919. Ele mudou o nome de nascimento, legalmente para Jay Silverheels em 1971. Jay era um índio puro da raça Mohawk, nascido numa das Seis Nações Reserva índia em Brantford, Ontario, Canadá e era um, de sete irmãos e irmãs.

 

 

Jay foi um atleta antes de se tornar um ator. Ele era um lutador, pugilista e jogador de lacrosse e se tornou um jogador muito próspero no Canada´s National Lacrosse Team. Jay estava com este time quando veio para o EUA em 1938.

 

 

Entre muitos filmes, Jay foi Geronimo em dois diferentes seriados: Broken Arrow e Walk the Proud Land. Ele era muito dedicado a ajudar outros atores americanos nativos (índios) e foi um forte opositor à prática de contratar atores brancos para representar os índios. Ele achava importante dar aos atores americanos Nativos (índios) a oportunidade para representar esses papéis.

 

 

Então ele criou a Indian Actors Workshop em Echo Park, por volta de 1960 e encorajava ativamente os artistas jovens e talentosos a estudarem a arte dos indios americanos. Também se tornou um próspero criador de cavalos de corridas.

 

 

Jay Silverheels era viúvo de Mary Diroma, que morreu em 1946, com quem teve dois filhos, e ele morreu em 5 de março de 1980. Seu corpo foi cremado e mais tarde suas cinzas voltaram a ser enterradas na reserva indígena de Six Nations Indians Reserve. Seu nome permanece na Calçada da Fama de Hollywood na 6538 Hollywood Boulevard.

 

Vídeo

 

Retornar/Artigos