J.J. Abrams - Produtor , Diretor, Roteirista, Ator e Compositor


 

 

J.J. Abrams ou Jeffrey Jacob Abrams é um famoso produtor de cinema e televisão, além de escritor, ator e compositor norte-americano, nascido a 27 de junho de 1966, na cidade de Nova Iorque e criado em Los Angeles e estudou em Sarah Lawrence College em Bronxville, em Nova Iorque. Ele é filho do produtor de televisão Gerald W. Abrams e de Gracie Abrams. É casado com Katie McGrath e tem um filho chamado Henry Abrams.

 

 

Abram fez seu primeiro filme experimental quando tinha 16 anos de idade e durante a sua estada na faculdade escreveu juntamente  com Jill Mazursky (filho de Paul Mazursky) um roteiro com umaa nova forma de tratamento para os filmes, que foi comprada pela Touchstone Pictures e que também serviu de base do filme "Taking Care of Business" (1990), oficialmente o primeiro filme escrito por ele, estrelado por Charles Grodin e Jim Belushi.

 

 

Em seguida escreveu o roteiro de outros filmes como "Regarding Henry" (1991) estrelado por Harrison Ford, "Forever Young" (1992) estrelado por Mel Gibson e também foi co-roteirista em "Gone Fishin´" em 1997.

 

 

Em 1998 colaborou com o produtor Jerry Buckheimer e com o diretor Michael Bay e escreveu o roteiro do grande sucesso "Armageddon". Depois disso voltou seu olhos para a televisão com a co-criação, juntamente com Matt Reeves, a sua primeira série de televisão chamada "Felicity" (1998-2002) onde também escrevia os roteiros, dirigiu e foi o produtor executivo da série. Um ano mais tarde, em 1999 produziu o filme "The Suburbans" (1999) e em 2001 produziu e foi co-criador de "Joy Ride".

 

 

Em 2001, criou a famosa série de televisão "Alias", apresentada entre 2001 a 2006, onde foi produtor executivo, roteirista e também dirigiu a série. Através da sua própria produtora, a Bad Robot, co-criou juntamente como Damon Lindelot e também trabalhou como produtor executivo, a série de televisão "Lost" em 2004 e que está ainda se encontra ainda em produção (2008). Entre 2006-2007 serviu como produtor executivo para as séries de televisão "What About Brian" e "Six Degress".

 

 

Ainda em 2006 foi convidado pessoalmente pelo ator Tom Cruise para dirigir o filme "Missão Impossível III". No ano seguinte, 2007, dirigiu alguns episódios da série de televisão "The Office" (US) e entre seus trabalhos mais recentes estão a produção do filme "Cloverfield" (2008) que narra Nova Iorque sendo destruída por um monstro gigantesco bem ao estilo Godzilla.

 

 

Também co-criou a série de televisão "Finge" em  2008, onde escreve os roteiros e atua como produtor executivo. Também está dirigindo e produzindo o novo filme "Star Trek" previsto para 2009 e está escrevendo e produzindo uma adaptação da obra de Stephen King chamada "The Dark Tower"

 

 

Além de escrever, produzir e dirigir, J.J. Abrams também compôs as canções temas para a série "Alias", o tema de abertura de "Lost" e co-escreveu o tema da série "Felicity". Atuou também como ator no filme "Uma Segunda Chance" (1991), "Seis Graus de Separação" (1993) e "Diabolique" em 1996.

 

 

Prêmios:

 2002 Emmy Award Nomination, Outstanding Writing for A Drama Series (Alias)[4]

2005 Emmy Award Winner, Outstanding Drama Series (Lost)[4]

2005 Emmy Award Winner, Outstanding Directing for A Drama Series (Lost)[4]

2005 Emmy Award Nomination, Outstanding Writing for A Drama Series (Lost)[4]

2006 Golden Globe Award Winner, Best Television Series - Drama (Lost)

2007 Golden Globe Award Nomination, Best Television Series - Drama (Lost)

Fonte - Wikipedia

 

Vídeo

Lost - Trailer

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

 http://www.allalias.com/jj/jjbio.php

http://en.wikipedia.org/wiki/J._J._Abrams

http://epipoca.uol.com.br/gente_filmografia.php

http://pt.lostpedia.com/wiki/J.J._Abrams

http://www.tvguide.com/celebrities/jj-abrams/bio/194178

 

Retornar/Artigos