John Williams - Compositor - arranjador - Maestro - Parte 1


 

 

John Williams é atualmente o compositor norte-americano mais premiado da história da música cinematográfica e já recebeu até hoje, cerca de 45 indicações ao Oscar, ganhou cinco vezes e é o segundo artista com maior número de nomeações, ficando somente atrás de Walt Disney com 59. Além de tudo isso, já foi indicado 21 vezes para Golden Globe Awards, dos quais faturou 4 e obteve 59 indicações para o Grammy, onde acabou ganhando 20. (fonte até 2008)

 

 

John Williams ou John Towner Williams, nasceu no dia 8 de fevereiro de 1932, em Floral Park, Nova Iorque, EUA. Filho da Sra Esther e do Sr. John Williams, que também era músico de jazz e tocava tambor. Participou no lendário grupo, Raymond Scott Quintet, cujas músicas ficaram internacionalmente famosas através dos desenhos animados da Warner Bros. Em 1948 mudou-se junto com seus pais para Los Angeles e estudou na escola secundária de Hollywood onde se graduou em 1950.

 

 

Também freqüentou a Univesity of California e teve aulas particulares de composição com Mario Castelnuovo-Tedesco. Nessa época também passou a se interessar pela música popular e em especial pelo jazz. Em 1952 foi para o exército cumprir suas obrigações militares onde, entre outras coisas, administrou e organizou as músicas da base aérea.

 

 

Depois do serviço militar obrigatório, Williams se mudou para cidade de Nova Iorque em 1955 e passou a estudar piano como Rosina Lhévinne na famosa Escola Julliard. Durante este tempo trabalhou como pianista de jazz nos nightclubes e estúdios de Nova Iorque. Ele também tocou para o compositor Henry Mancini para as trilhas sonoras de "Peter Gun" (1959), “Day of Wine and Roses” (1962) e "Charade" (1963). Também trabalhou como coordenador e bandleader numa série de álbuns do cantor Frankie Laine.

 

Foto - John Williams e Samantha W. Williams

 

Em 1956 se casou com a atriz Barbara Ruick com quem permaneceu até a morte em 3 de março de 1974. Eles tiveram três filhos: Jenifer, Mark e Joseph. Ele se casou pela segunda vez no dia 21 de julho de 1980 com a sua atual esposa, Samantha Winslow Williams.

 

 

Após ter terminado as aulas de piano na Julliard, Williams voltou para Los Angeles e começou a trabalhar nos estúdios de cinema, juntamente com outros monstros sagrados da cinematografia musical como Franz Waxman, Bernard Hermann, Alfred e Lionel Newman, entre outros. Ele começou como pianista de estúdio para compositores como Jerry Goldsmith, Elmer Bernstein e Henry Mancini.

 

Vídeo

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   Artigos