Joseph Barbera - Um dos gênios criadores da HB Productions


 

 

Joseph Barbera ou Joseph Roland "Joe" Barbera nasceu no dia 24 de março de 1911, em Nova Iorque e passou a sua infância no bairro de Little Italy, onde vivia junto aos seus pais. A origem do nome Barbera não tem uma explicação muito clara. Muitos afirmam que seus pais era de origem libanesa, outros no entanto sugerem que eram de origem espanhola.

 

 

Durante a grande depressão norte-americana passou a trabalhar como cartunista para uma revista e em 1932 se uniu a Van Beuren Studios como animador e roteirista e nessa época fez trabalhos para Cubby Bear e Rainbow Parades, inclusive co-produzindo Tom e Jerry até o fechamento da Van Beren em 1936.

 

 

Atraído por um melhor salário, Barbera deixou a Terrytoons, saiu de Nova Iorque para se unir a equipe de animadores da Metro-Goldwyn-Mayer que ficava na Califórnia em 1937. No ano seguinte começou a trabalhar juntamente com William Hanna, dirigindo os desenhos animados.

 

 

Barbera criava os storyboards e Hanna se encarregava de sua coordenação. Eles se deram muito bem e se entrosavam perfeitamente. Na MGM criaram o desenho animado "Puss Gets the Boot" em 1940 e também o primeiro curta metragem de Tom e Jerry, que acabou sendo indicado ao Oscar como o Melhor Curta Metragem daquele ano.

 

 

A parceria entre Hanna e Barbera junto a Tom e Jerry lhe renderam 7 Oscars, além de 14 indicações como melhor curta metragem animada. Assim os dois permaneceram no estúdio de animação da MGM até fins de 1955, quando o departamento de animação da empresa acabou sendo encerrada.

 

 

Com o fechamento, Hanna e Barbera resolveram criar seu próprio estúdio e assim nascia a Hanna-Barbera Productions, que acabou se convertendo no maior estúdio de animação para a televisão. O primeiro trabalho da nova companhia foi a produção do desenho "The Ruff & Reddy Show" e depois disso não pararam mais e criaram um centenas de desenhos animados e também programas em live-action.

 

 

A produtora Hanna-Barbera prosperou até 1991, quando os dois resolveram vender a empresa para a Turner Entertainment, mas tanto Hanna, quanto Barbera permaneceram trabalhando como assessores para as novas produções, incluindo a série "What-a-Cartoon!". No dia 18 de dezembro de 2006, morria em Los Angeles, Joseph Barbera, aos 95 de idade.

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

http://spanish.imdb.com/name/nm0053484/

http://www.tomandjerryonline.com/barbera.cfm

http://es.wikipedia.org/wiki/Joseph_Barbera

 

Retornar/Artigos