Ken Darby - Compositor e Arranjador


 

 

Ken Darby ou Kenneth Lorin Darby foi um grande compositor, diretor de coral, maestro, arranjador e também cantor norte-americano. Ele nasceu no dia 13 de maio de 1909, em Nebraska, Estados Unidos, estudou e se formou no Christian College. Em sua longa carreira também foi creditado por vários pseudônimos como Kenneth Darby e The King´s Men.

 

 

Sua carreira começou a deslanchar quando ele fundou o seu próprio coral chamado Ken Darby Singers e também gravou auxiliado por Bing Crosby em 1942, para a Decca Records, mas eles também já haviam cantado juntos quando foi feito o primeiro álbum para as canções do filme “The Wizard of Oz” (O Mágico de Oz), um filme em que Darby também trabalhava como ator e cantor. Mas como o álbum era uma gravação de elenco do estúdio e não um verdadeiro álbum de trilha sonora do filme e não usava os mesmos arranjos originais do filme.

 

 

Mais tarde também trabalhou como compositor e supervisor das produções da Walt Disney Studios, além de diretor do coral e vocal no filme clássico da Disney de 1946, chamado “Song of the South”. Ele também ficou encarregado para treinar o vocal de Marilyn Monroe para o filme “Gentlemane Prefer Blondes” (Os Homens Preferem as Loiras) de 1953 e “There´s Business Like Show Business” de 1954.

 

 

Darby é também o compositor da famosa canção “Love me Tender” que Elvis Presley cantou no filme de mesmo nome, mas quem assinou os direito no lugar dele foi sua esposa, Vera Matson, cujo nome aparece como sendo a co-autora juntamente com Elvis Presley, que tinha como objetivo alcançar propósitos comerciais.

 

 

Entre suas obras como compositor mais famosas estão os temas para os seriados de televisão “The Adventures of Jim Bowie”, “The Californians”, “Daniel Boone” e filmes como “Casey at the Bat”, “The Brave Engineer”, “Little Toot”, e muitos outros.

 

 

Ganhou prêmios como o Oscar em 1956 com “The King and I”, “Porgy and Bess” (1959) e “Camelot” em 1967 e um Grammy Award por “Porgy and Bess” em 1959, além várias indicações ao Oscar como em “South Pacific” (1958), “Flower Drum Song” (1961) e “How the West Wav Won” de 1962.

 

 

 

Todos os prêmios ele recebeu em conjunto com Alfred Newman ou André Previn, seus parceiros em suas obras. Ken Darby morreu no dia 24 de janeiro de 1992, na Califórnia, Estados Unidos ele foi enterrado em Forest Lawn no cemitério Hollywood Hills Cemetery.

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

http://www.imdb.com/name/nm0006024/

http://en.wikipedia.org/wiki/Ken_Darby

http://www.americanmusicpreservation.com/cowboyphotos.htm

 

Retornar/Artigos