tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Lin Yutang - Poeta - Escritor - Tradutor


 

 

Lin Yutang foi um poeta, escritor e tradutor que nasceu na cidade de Banzai, Pinghe, Zhangzhou, Fujian, numa região montanhosa da China em 10 de outubro de 1895, o que causava desde criança uma sensação de profunda impressão na sua consciência, por isso mesmo considerava-se como um filho das montanhas.

 

 

Seu pai era um pastor cristão e por isso sua fé caminhava entre o cristianismo, o taoísmo e ao budismo, mas sempre acabava voltando ao cristianismo como ele deixou registrado em seu livro “De Pagão à Cristão” de 1959.

 

 

Lin gostava muito de estudar e assim chegou ao grau de bacharel em Saint John´s University, em Xangai, e logo depois ganhou uma bolsa parcial de estudos para fazer o seu doutorado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Pouco tempo depois ele deixou Harvard e se mudou para a França e finalmente para a Alemanha, onde completou seus requisitos para doutorado na Universidade de Leipzig.

 

 

Entre 1923 a 1926 lecionou Literatura Inglesa na Universidade de Pequim e também passou a estudar com bastante profundidade a literatura clássica chinesa, principalmente a maneira como os antigos chineses viam a vida.

 

 

Em 1928, passou a morar nos Estados Unidos, onde passou a realizar transcrições de velhos textos chineses, através de livros que acabaram se tornando populares durante vários anos. Seus diversos trabalhos são considerados como uma tentativa de eliminar a lacuna existente entre o ocidente e oriente.

 

 

Lin Yutang foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura por diversas ocasiões. Entre suas obras famosas estão Minha Terra e meu Povo (1935), A Importância de Viver (1937), Entre Lágrimas e Risos (1943), Momento em Pequim (1939), O Portão Vermelho (1953) e Dicionário de Chinês Moderno de 1973, entre outras.

 

 

Ele também serviu um breve período como presidente da Universidade de Nanyang, em Cingapura e em Hong Kong, na recém-fundada Universidade Chinesa. Através de seus livros, Lin tornou popular os clássicos da literatura chinesa no Ocidente, assim como mostrou as atitudes chinesas de uma maneira geral perante a vida.

 

 

Além da literatura, Yutang também foi um grande interessado em mecânica e sempre esteve preocupado de como as escrita chinesa eram difíceis de serem empregadas em tecnologias modernas, como numa máquina de escrever, por exemplo, já que a língua chinesa tem como base os milhares de caracteres separados.

 

 

Assim, Lin trabalhou nesse problema por décadas até que finalmente conseguiu criar uma máquina de escrever viável a língua chinesa. A ele também são atribuídas criações menores, que ele inventou e patenteou como uma escova de dente com creme dental de reserva.

 

 

Sua mulher, Lin TsuiFeng também era uma estudiosa e lançou três livros contendo autênticas receitas no sentido de popularizar a culinária chinesa nos Estados Unidos. Lin Yutang escreveu a introdução e a coleção de receitas foram elaboradas por sua esposa e pela sua terceira filha, Lin HiangJu, que também trabalhou como bioquímica no Queen Mary Hospital, em Hong Kong.

 

 

A primeira filha de Lin chamada Adet Lin também foi uma autora e publicou livros com o pseudônimo de Tan Yun. A segunda filha Lin Taiyi, seguindo a tradição familiar tornou-se uma autora e trabalhou como editora da revista Reader´s Digest chinesa, entre 1965 a 1988, quando se aposentou. Também escreveu uma biografia de seu pai em chinês, onde ela mostra muitos sinais de talento herdados de seu pai.

 

 

Lin Yutang morreu na cidade de Taipé, em Taiwan, no dia 26 de março de 1976, e foi sepultado em sua própria casa em Yangmingshan. Depois a casa foi transformada em um museu, que atualmente é administrada pela Soochow University de Taipei. A casa onde Lin nasceu, em Banzai, também foi preservada originalmente e se transformou em um museu.

 

Obras

 

 

My Country and My People - 1935
A History of the Press and Public Opinion in China - 1936

 

 

The Importance of Living 1937
The Wisdom of Confucius - 1938

 

 

Moment in Peking - 1939
With Love & Irony - 1940
Leaf in the Storm - 1940

 

 

The Wisdom of China and India - 1942
Between Tears & Laughter - 1943
The Vigil of a Nation - 1944
The Gay Genius: The Life and Times of Su Tungpo - 1947
Chinatown Family - 1948
The Wisdom of Laotse - 1948
On the Wisdom of America - 1950
Widow, Nun and Courtesan - 1951
Famous Chinese Short Stories - 1952
The Vermilion Gate - 1953
Looking Beyond - 1955
Lady Wu - 1957
The Secret Name - 1958
The Chinese Way of Life - 1959
From Pagan to Christian - 1959
Imperial Peking: Seven Centuries of China - 1960
The Importance of Understanding - 1960
The Red Peony - 1961
The Pleasure of a Nonconformist - 1962
Juniper Loa - 1963
The Flight of Innocents - 1964
Chinese-English Dictionary of Modern Usage - 1973
 

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.answer.com/topic/lin-yutang

http://en.wikipedia.org/wiki/Lin_Yutang

http://www.umass.edu/wsp/sinology/persons/lin.html

http://www.amoymagic.com/linyutang.htm

 

Retornar/Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net