Lionel Newman - Compositor - Arranjador - Pianista - Parte 1


 

 

Lionel Newman foi um grande maestro, arranjador, pianista e compositor de temas musicais para o cinema e televisão. Lionel é parente de várias personagens importantes da música norte-americana como seus irmãos Alfred Newman e Emil Newman, seu tio Randy Newman, David Newman, Thomas Newman e também o seu avô Joey Newman.

 

 

Lionel nasceu no dia 4 de janeiro de 1916, em New Haven, Connecticut, EUA, e era o filho mais jovem dos sete meninos, num total de dez crianças, cujos pais eram imigrantes russos. Teve uma infância muito pobre, mas sua mãe sempre encorajou todos os filhos a correr atrás de seus sonhos.

 

 

Aos 16 anos foi para Hollywood onde começou a trabalhar para o empresário Earl Carroll, onde também conheceu a sua futura mulher, Beverly Carrol, sobrinha de Earl, que trabalhava como corista no show de variedades "Earl Carroll Varity´s" e também continuou seus estudos de música com Joseph Achron e Mario Castelnuovo-Tedesco.

 

Foto - Joey Newman

 

Tempos depois, Newman se casou com Beverly Carroll e tiveram três filhas: Carrol Newman, uma produtora que se casou com o ator e escritor Gary Frank com teve uma filha chamada Jessica Marli Frank. A segunda filha Deborah Newman Sharpe se casou com Robert Sharpe e tiveram três filhos: Sarah Maria, Jennifer e Jeremy. A terceira filha Jenifer Newman, teve um filho chamado Joey Newman, que também como avô é um compositor para o cinema e televisão e que se casou com Jerelyn McNaught com quem teve duas filhas: Ella e Ava.

 

Foto - Mae West

 

Em 1930, Lionel começou a ganhar seu sustento fazendo excursões dentro do país e trabalhando como acompanhador de piano para a atriz Mae West e segundo vários autores, dizem que ela ralhava muito com ele, dizendo que ela era o espetáculo e não ele.

 

 

Aos 18 anos conseguiu um trabalho para tocar piano no transatlântico Holland America, o S.S. Rotterdam, com sua banda "Newman Society Orchestra". Esta viagem teve uma importância muito grande em sua vida, por que realizou seu sonho de um dia viajar para a conhecer casa de origem de sua mãe.

 

 

Após ter aprendido com a experiência de administrar e orquestrar espetáculo ao vivo, Lionel Newman foi trabalhar na 20th Century Fox, inicialmente como um pianista para o seu irmão Alfred Newman e pouco antes de 1959, já havia sido promovido como Diretor Musical para a Televisão. Isto também abriu as portas para o cinema.

 

 

Devido aos seus feitos chegou ao cargo de vice-presidente senior para todas as músicas da Twentieth Century Fox Films. Nessa época compôs vários clássicos para os episódios das séries de televisão da Fox, incluindo "The Many Loves of Dobie Gilles", "Adventures of Paradise" e "Daniel Boone".

 

Vídeo

 

Partes:  01   |   02   |   Artigos