tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Nat King Cole - Pianista - Cantor


 

 

Nat King Cole foi um cantor e músico de jazz norte-americano, que se imortalizou pela sua voz calorosa, cheia de nuances, um timbre único capaz de uma interpretação singular e que ficaram marcadas em diversas músicas como Nature Boy, Mona Lisa, Stardust, Unforgettable, Christmas Song, entre outras.

 

 

 Nat nasceu como Nathaniel Adams Coles, em Montegomery, Alabama, Estados Unidos, no dia 17 de março de 1919 e quando tinha quatro anos de idade sua família mudou-se para Chicago, e lá seu pai Edward Coles tornou um ministro da igreja Batista. Lá o pequeno Nat aprendeu a tocar órgão com sua mãe, Perina Coles, que era a organista da igreja.

 

 

Desde muito cedo começou a se apresentar na igreja e quando por volta dos seus 12 anos, além de aprender jazz e música gospel, também passou a se interessar pela música clássica. Nat não era filho único, ele tinha mais três irmãos, Eddie, Ike e Freddy e ainda uma meia irmã chamada Joyce. Nat gostava, sempre que podia, dar algumas escapadas e ir aos clubes fora da cidade, para ouvir artistas como Louis Armstrong e Earl Hine, entre outros.

 

 

Inspirado por Earl Hines, Nat começou sua carreira por volta de 1930, ainda bem adolescente, adotando o nome Nat Cole e junto com seu irmão mais velho, Eddie Cole, fundou uma banda e conseguiram fazer sua primeira gravação em 1936 e também passaram a tocar regularmente nos clubes locais e foi num desses locais que recebeu o apelido de “King” que ele passou a incorporar em seu nome tornando-se Nat King Cole. Depois se tornou um pianista profissional e fez uma turnê nacional juntamente com um grupo teatral.

 

 

Chegando em Long Beach, na Califórnia, Nat resolveu deixar o grupo e permanecer por lá, e assim juntamente com outros músicos fundou a “King Cole Swingers”, e passou a torcar nos bares e depois começaram a fazer alguns shows, com a qual se sustentavam.

 

 

Em janeiro de 1937, Nat casou com a bailarina Nadine Robinson, que trabalhava num musical e se mudou para Los Angeles. Lá formou um trio composto por Nat ao piano, Oscar Moore na guitarra e Wesley Prince no contrabaixo.

 

 

Mas, diferente de como muita gente imagina, Nat não iniciou sua carreira cantando, mas sim como pianista, mas costumava cantar com certa freqüência no meio a alguns números musicais, só por brincadeira. Logo começou a perceber que todos solicitavam mais números para ele cantar e assim aos poucos gradativamente passou de pianista para cantor.

 

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Wesley Prince deixou o grupo e foi substituído por Johnny Miller, que mais tarde viria a ser substituído por Charlie Harris na década de 50. O King Cole Trio assinou em 1943 um contrato com a Capitol Records, quando seus sucessos começaram a decolar.

 

 

Seu jeito de tocar passou a ser imitado por diversos músicos como Oscar Peterson, Ahmad Jamal, Charles Brown e até Ray Charles. A primeira gravação vocal surgiu em 1943 com “Straighten Up and Fly Right” e no final da década de 40 passou a gravar um material mais popular, muitas vezes acompanhado de uma orquestra de cordas.

 

 

Em 5 de novembro de 1956, Nat King Cole fez sua estréia na NBC-TV com o espetáculo “Nat King Cole Show”, tornando-se o primeiro afro-americano a ter um programa de televisão, o que causou uma grande polêmica. Por lá passaram Ella Fitzgeraldo, Harry Belafonte, Frankie Lane, Peggy Lee a Earth Kit, que mais tarde tornaria famosa interpretando a Mulher Gato, na série Batman dos anos 60.

 

 

O espetáculo durou até 17 de dezembro de 1957. Em janeiro de 1964, Nat fez uma de suas últimas apresentações na televisão no programa “The Jack Benny Show”, onde cantou magnificamente “When I Fall in Love”. Nat também durante sua carreira fez diversas viagens a vários paises, como em Cuba em 1958, quando gravou o LP cantando inteiramente em espanhol. Esteve na Venezuela, também no Brasil e em diversos outros lugares.

 

 

Nat era um fumante inveterado o que acabou acarretando um câncer no pulmão e em 15 de fevereiro de 1965, ele morreu aos 45 anos de idade, em St. John´s Hospital, em Santa Mônica, Califórnia. Seu último álbum, LOVE, foi gravado pouco dias antes dele entrar para tratamento no hospital e foi lançado somente depois de sua morte.

 

 

Nat King Cole foi introduzido no Alabama Music Hall of Fame e no Alabama Jazz Hall of Fame. Em 1990, recebeu o prêmio póstumo o Grammy Lifetime Achievement Award e em 1997 foi introduzido também no Down Beat Jazz Hall of Fame e em 2007 no Hit Parade Hall of Fame.

 

 

Em 1991, Natalie Cole, filha de Nat, que também é cantora, gravou através de uma mixagem uma gravação de “Unforgettable” de 1961, como parte de um álbum tributo ao pai. A canção e o álbum renderam sete prêmios Grammy em 1992. Em 2000, Nat King Cole foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como um dos músicos mais influentes para o rock and roll.

 

 

Escolha e clique sobre a música desejada

 

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Nat_King_Cole

http://www.imdb.com/name/nm0170713/

http://www.100anosdemusica.com.br/jazz_natkingcole.htm

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_229.html

http://www.biography.com/articles/Nat-King-Cole-9253026

 

Todos os arquivos sonoros desta página podem ser encontradas no site:

http://www.4shared.com/

As músicas foram transformadas em arquivos wav de baixa qualidade

para servir apenas como ilustração ao texto.

As mesmas continuam a pertencer aos seus legítimos proprietários.

Não estamos autorizados a promover downloads ou coisas semelhantes.

Solicitamos a gentileza de utilizá-los com bom senso.

Grato

 

Retornar/Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net