14 Bis - Banda Musical Brasileira


 

 

Durante o início da década de 70 diversos rapazes tentavam a sorte no mundo musical tocando em algum conjunto ou para algum outro artista, buscando dessa forma o seu amadurecimento e sucesso profissional. Movido também por essa paixão, na década de 70, Flávio Venturini começou a participar da banda O Terço por indicação de Milton Nascimento pois Sérgio Hinds estava necessitando de um novo tecladista. Com O Terço ele gravou o disco "Criatura da Noite" e um ano depois, em 1975, "Casa Encantada" pela Copacabana. Algum tempo depois, seu irmão mais novo Cláudio Venturini também iniciava sua carreira participando do disco de Lô Borges denominada A Via Láctea, em 1978.

 

 

Por esse meio tempo, outros rapazes também participavam ativamente do mundo musical e naturalmente a amizade entre eles começaram a nascer. O baixista Sérgio Magrão e o baterista Hely Rodrigues também tocaram para vários grupos mineiros, assim como o vocalista e tecladista Vermelho, entre outros tantos. Mas, um certo dia o destino resolveu unir esses rapazes em Belo Horizonte, em Minas Gerais, nascendo dessa forma a banda 14 Bis, com a intenção de criar uma nova música brasileira original, mas ao mesmo tempo sofisticada com outras bandas internacionais.

 

 

Mas a idéia de criar uma banda nos finais dos anos 70 ainda constituía um grande empecilho, pois o país atravessava um longo e tenebroso caminho no processo de sua redemocratização, e onde a formação de uma banda não era uma idéia bem aceita pelas gravadoras, que preferiam investir em outras ramifições mais estáveis da época. Foi nesse tempo também, que os cinco rapazes ganham uma forcinha do amigo Milton Nascimento, que resolveu produzir o disco deles e conseguiu com a sua influência que eles assinassem um contrato com a multinacional EMI Odeon para a gravação de seu primeiro disco denominado 14 Bis I, que chegou rapidamente as paradas de sucesso com "Natural" e "Canção da América", que era uma música inédita de Milton Nascimento e Fernando Brandt.

 

 

No ano seguinte gravaram um outro disco, e o sucesso se repetiu e a partir daí a banda passou a ser bastante conhecida e considerada como inovadora, tanto na parte harmônica, nos vocais e na instrumentação, e se firmando cada vez mais dentro do cenário musical brasileiro, misturando gêneros como Rock Rural, Rock Progressivo, MPB e Pop. Assim ao longo de sua carreira o 14 Bis gravou doze álbuns de estúdio, além de coletâneas, álbuns ao vivo, participações e DVDs, até o presente momento de início de 2012.

 

 

Na década de 80, Flávio Venturini deixou o grupo para seguir carreira solo e alcançou diversos sucessos, e assim continua até os dias atuais. A recente formação do 14 Bis conta com Cláudio Venturini, Sérgio Magrão, Hely Rodrigues e Vermelho, e desde 1995, a banda recebe a participação do tecladista Sérgio Vasconcellos que acompanha a banda em gravações de estúdio e show, mas não é um membro oficial do 14 Bis.

 

14 Bis - Integrantes

 

 

Flávio Venturini, nasceu como Flávio Hugo Venturini em Belo Horizonte, em 23 de julho de 1949, e se tornou um cantor, músico e compositor. Sua carreira teve início nos anos 70, juntamente como o movimento Clube da Esquina, participou do grupo O Terço e 14 Bis, antes de seguir sua carreira solo, onde também alcançou um grande sucesso. Como compositor obteve vários sucessos em canções como "Caçador de Mim", "Espanhola" e "Mais uma Vez", com parcerias com diversos outros artistas como Guarabyra e Renato Russo, entre outros.

 

 

Cláudio Venturini nasceu como Luis Cláudio Venturini, em 14 de agosto de 1958, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e é guitarrista, vocalista e compositor. Ele é irmão mais novo de Flávio, e iniciou sua carreira participando do disco A Via Láctea de Lô Borges em 1978, depois juntamente com o irmão e amigos fundaram a banda 14 Bis, onde permanece até os dias atuais (2012). Quando seu irmão Flávio deixou a banda para seguir caminho solo ele assumiu os vocais da banda, o que acabou dando um nova conotação ao grupo. Também começou a destacar-se no campo da composição com sucesso como "Mesmo de Brincadeira" e "Sonhando o Futuro", entre outros, que ele compôs vários outros artistas.

 

 

Sérgio Magrão nasceu como Francisco Sérgio de Souza Medeiros, no Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro de 1950, e é baixista e vocalista. Tocou na banda O Terço antes de fundar o 14 Bis e também se destacou fazendo parceria em algumas canções famosas do grupo.

 

 

Hely Rodrigues, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 7 de março de 1948, e é baterista, e antes de fundar o 14 Bis tocou em diversos grupos mineiros, como Os Turbulentos e Bendegó.

 

 

Vermelho nasceu como José Geraldo de Castro Moreira, em Capela Nova, Minas Gerais, em 27 de abril de 1949, e é tecladista, vocalista, compositor, arranjador, e antes de fundar o 14 Bis, participou de outros grupos como o grupo Bendegó.

 

 

Discografia - 14 Bis

 

14 Bis - 1979

14 Bis II - 1980

Espelho das Águas - 1981

Além Paraíso - 1982

A Idade da Luz - 1983

A Nave Vai - 1985

Sete - 1987

14 Bis ao Vivo - 1987 (ao vivo)

Quatro por Quatro - 1993

Siga o Sol - 1996

Bis Acústico - 1999

Boca Livre e 14 Bis ao Vivo - 2000 (ao vivo)

Outros Planos - 2004

14 Bis Série Bis - 2001 (coletânea)

14 Bis ao vivo - 2007 (ao vivo e DVD)

14 bis Sempre - 2008 (coletânea)

 

 

Flávio Venturini

 

Criaturas da Noite - 1974 - O Terço

Casa Encantada - 1975 - O Terço

Nascente - 1982 (solo)

O Andarilho - 1984 (solo)

Cidade Veloz - 1990 (solo)

Ao Vivo - 1992 (solo)

Noites com Sol - 1994 (solo)

Beija-Flor - 1996 (solo)

Flávio Venturini e Toninho Horta no Circo Voador - 1997 - (solo)

Trem Azul - 1998 (solo)

Linda Juventude - 1999 (solo em CD e DVD)

Porque não Tínhamos Bicicletas - 2003 (solo)

Luz Viva - 2005 (solo)

Aquela Estrela - 2005 (solo)

Canção sem fim - 2006 (solo)

O Terço ao Vivo - 2007 (com O Terço)

Não se Apague esta Noite - 2009 (solo em CD e DVD)

 

Clique na música para escutar

 

 

 Vídeo

Bibliografia

Este artigo é uma releitura de alguns textos encontrados em algumas

páginas da wikipedia.org:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/14_(banda)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flávio_Venturini

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cláduio_Venturini

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sérgio_Magrão

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hely_Rodrigues

http://pt/wikipedia.org/wiki/Vermelho_(músico)

 

Todos os arquivos sonoros desta página podem ser encontradas no site:

http://www.4shared.com/

As músicas foram transformadas em arquivos wav de baixa qualidade

para servir apenas como ilustração ao texto.

As mesmas continuam a pertencer aos seus legítimos proprietários.

Não estamos autorizados a promover downloads ou coisas semelhantes.

Solicitamos a gentileza de utilizá-los com bom senso.

Grato

 

Retornar/Artigos