1900 / Novecento - Filme - Bertolucci


 

 

1900 ou Novecento foi um filme épico e diferentemente do título é uma película que chegou aos cinemas em 15 de agosto de 1976, uma co-produção entre a Itália, França e Alemanha Ocidental, originalmente na língua italiana, orçado em 9 milhões de dólares, sob direção de Bernardo Bertolucci e produzido por Alberto Grimaldi, com roteiros de Franco Arcalli, Bernardo e Giuseppe Bertolucci.

 

 

O elenco também contou com uma mistura de artistas de diversos países como Roberto De Niro, Gérard Depardieu, Dominique Sanda, Donald Sutherland, Werner Bruhn, Alida Valli, Burt Lancaster e Francesca Bertini, entre outros. O filme é uma mistura de gêneros como drama, guerra e romance, assim como fazendo um retorno histórico da Itália desde o início do século XX até a chegada da Segunda Guerra Mundial, tendo como foco a vida de duas pessoas.

 

 

Um deles é Olmo Dalcò, interpretado por Gérard Depardieu, um filho bastardo de camponeses e de Alfred Berlinghieri, protagonizado por Robert De Niro, como um rico herdeiro de uma família de latifundiários. Apesar das diferentes origens e situações financeiras, os dois foram amigos de infância que com o passar do tempo as suas diferenças sociais começam a ficar acentuadas colocando cada um deles em pólos opostos e separados ideologicamente.

 

 

O filme também discute os problemas relacionados com o comunismo, a violência, o fascismo, lutas trabalhistas, socialismo e triângulo amoroso. O filme foi exibido inicialmente no Festival de Cannes de 1976, mas não competiu na categoria principal e ao todo o filme possui cerca 317 minutos, que por causa de forças contratuais, o produtor Alberto Grimaldi foi obrigado a reduzir para uma versão de 195 minutos para a Paramount Pictures.

 

 

Dizem que Bertolucci por sua vez, ao invés de cortar cenas do filme, sugeriu que ela fosse apresentada em duas partes, mas Grimaldi não aceitou esta proposta, gerando grandes controvérsias sobre esse assunto, com diversas versões, nenhuma delas, porém, consideradas como oficiais. O espetáculo foi apresentado em diversos países com tempo de duração diferenciada como, por exemplo, na Argentina, foi exibida com 250 minutos, na Dinamarca com 302 minutos e nos Estados Unidos com 317 minutos, além de outros.

 

Elenco

 

 

Robert De Niro como Alfredo Berlinghieri

Gérard Depardieu como Olmo Dalcò

Dominique Sanda como Attila Mellanchini

Alida Valli como Signora Pioppi

Burt Lancaster como o pai de Alfredo

Laura Betti como Regina

Werner Bruhns como Ottavio Berlighieri

Stefania Sandrelli como Anita Foschi

Pippo Campanini com Don Tarcisio

Francesca Bertini como Irmã Desolata

Giacomo Rizzo como Rigoletto

 

 Vídeo

Bibliografia

 

http://en.wikipedia.org/wiki/1900_(film)

http://www.imdb.com/tilte/tt0074084/

http://www.interfilmes.com/filme_19321_1900.de.bertolucci.html

http://www.cineplayers.com/filme.php?id=1904

 

Retornar/Artigos