20th Century Fox - Twentieth Century Fox Film Corporation


 

 

20th Century Fox é o nome popular dado a Twentieth Century Fox Film Corporation ou Twentieth Century-Fox Film Corporation (com hífen), mas também bastante conhecida simplesmente por 20th ou Fox, e é atualmente considerada como um dos seis maiores estúdios de cinema dos Estados Unidos. A sua história tem início em 1915 quando a Fox Film Corporation foi formada pelo magnata da época, William Fox, após juntar duas empresas que ele havia criado a Greater New York, em 1913 e a Fox, e em apenas um ano já era considerada como a pioneira em desenhos animados.

 

 

Por volta de 1917, William Fox construiu o primeiro estúdio em Fort Lee, Nova Jersey, que é agora mais conhecida por Hollywood, devido ao melhor custo benefício e também ao clima mais favorável. Também comprou em Los Angeles o estúdio da Selig Pelyscope Company, que foi uma dos grandes estúdios que produzia filmes desde 1909. William Fox nasceu como Whilhelm Fuchs no dia 1 de janeiro de 1879, em Tolcsva, na Hungria, que na época fazia parte do Império Austro-húngaro e aos nove anos de idade migrou para os Estados Unidos, quando seu nome foi alterado para a forma inglesa como William Fox.

 

 

Desde os 8 anos de idade suas atividades já estavam relacionadas com o cinema e o teatro e em 1900 conseguiu fundar a sua própria companhia, que ele vendeu em 1904, para comprar o seu primeiro Nickelodeon, como eram chamadas as primeiras salas de cinema do início do século XX. Com o decorrer do tempo os nickelodeons foram desaparecendo à medida que as cidades iam se expandindo, nascendo assim as salas de cinemas maiores, mais confortáveis e mais adequação à exibição dos filmes, como a conhecemos atualmente.

 

 

Em 1916, William Fox fundou a Fox Film Corporation e se tornou um dos maiores empresários do ramo, e com a crescente onda da chegada do som ao cinema, entre 1925 a 1926, comprou as patentes de um sistema de sonorização de filmes que ficaram conhecidas por Fox Movietone som-on-film, que foi lançada em 1927. Pouco tempo depois o sistema Movietone RCA Photophone acabou tornando-se padrão para o cinema falado da época e o sistema de Fox caiu em desuso.

 

Foto - Marcus Loew

 

Quando Marcus Loew, chefe de seu estúdio rival, a MGM, morreu em 1927, o controle acionário da empresa passou para as mãos de Nicholas Schenck e por essa época, Fox sentiu que era o momento de expandir seus negócios, e assim em 1929, tentou comprar a parte acionária da MGM, deixando furiosos os executivos como Louis B. Mayer e Irving Thalberg da MGM, mas eles tinham apenas cargos importantes dentro da empresa, e não eram sócios. Entretanto, Mayer utilizando-se de suas influências conseguiu convencer o Ministério da Justiça a processar Fox por violação da legislação antitruste federal.

 

 

Durante este período de 1929, Fox sofreu um grave acidente automobilístico e logo se recuperou, mas o mercado acionário quebrou em outono de 1929, fazendo com que Fox perdesse grande parte de sua fortuna, impossibilitando a fusão que ele tanto desejava, ou seja, a MGM-Fox. Como se tudo isso não bastasse, William perdeu o controle da Fox Film Corporation um ano mais tarde, em 1930, devido a diversas causas como o crash da Wall Street, entre outras e por um longo sete anos lutou nos tribunais para que suas empresas não falirem.

 

 

Em 31 de maio de 1935, ocorreu a fusão entre a Fox Film Corporation, fundada por William Fox em 1915, e a Twentieth Century Pictures, fundada por Darryl F. Zanuck, Joseph Schenck, Raymond Griffith e William Goetz, em 1933. Mais tarde numa nova fusão ocorreu gerando o consórcio 20th Century-Fox, nascendo assim a News Coporation, em 1985.

 

 

Embora William Fox tivesse vendido a sua participação acionária da Fox Film Corporation em 1936, devido a um processo de liquidação por falência, mesmo assim ainda hoje as empresas do grupo como a FOX Television Network e a 20th Century Fox, continuam a usar o seu nome. William Fox ainda nos anos 30, foi condenado a seis meses de prisão por tentar subornar o juiz John Warren Davis e cometer falso testemunho. Cumpriu a pena e depois deixou a sua carreira dentro da produção cinematográfica, vindo a falecer no dia 8 de maio de 1952, aos 73 anos de idade.

 

 

 Grupo Fox

 

20th Century Fox Animation

20th Century Fox Home Entertainment

20th Century Fox Television

Fox 21

Fox Atomic

Fox Broadcasting Company

Fox Entertainment Group

Fox Interactive

Fox Star Studios

Fox Seachlight Pictures

Foxtel

 

 

Produtos

 

20th Century Fox Studio Classics

Fox Family Fun

 

 

Outros

 

Backlot

Blu-ray Disc Association

CinemaScope

 

 

Entre as mais populares franquias de filmes da 20th Century Fox incluem entre outros de:

Avatar

Star Wars

Ice Age

Garfield

Alvin and the Chipmunks

X-Men

Die Hard

Alien

Speed

Revenge of the Nerds

Planet of the Apes

Home Alone

Dr. Dolittle

Night at the Museum

Predador

Diary of a Wimpy Kid

The Simpsons

Family Guy

American Dad!

 Vídeo

Principais Fontes Bibliográficas

Este texto é uma releitura de um artigo encontrado nas páginas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/20th_Century_Fox

http://en.wikipedia.org/wiki/20th_Century_Fox

 

Retornar/Artigos