60 Segundos / Gone in Sixty Seconds - Filme


 

 

60 Segundos ou Gone in Sixty Seconds é um filme de ação escrito, dirigido, produzido e atuado por HB Halicki e classificado como sendo um filme independente, realizado em seu stuntwork próprio e considerado na época como fenomenal, por conter um contexto contemporâneo, apesar das cenas de perseguição não serem espantosos com os realizados atualmente. Os personagens eram retratos como sendo membros dos serviços emergenciais constituídos policiais reais, bombeiros ou paramédicos, e até o preito da Califórnia na época, Sak Yamamot também fez sua aparição no filme.

 

 

Basicamente o filme centrava-se num grupo de ladrões de carros e em 48 carros que deveriam ser roubados em alguns dias. Curiosamente o filme ficou famoso por ter destruído 93 carros durante os 34 minutos da cena de perseguição de carros. O elenco principal contou como HB Halicki, Marion Busia, Jerry Daugirda, James McIntyre, George Cole e Markos Kotskos, entre outros, e chegou aos cinemas dos Estados Unidos em 28 de julho de 1974.

 

 

HB Halicki nasceu como Blight Henry Halicki em 18 de outubro de 1940, em Nova Iorque, Estados Unidos e foi um dublê de carros, ator e cineasta. Começou ainda bem jovem trabalhando num posto de gasolina na Califórnia e aos 16 anos de idade já tinha uma coleção de carros antigos e aos 17 anos já tinha sua própria empresa e assim começou a galgar o sucesso rapidamente até chegar ao cinema.

 

 

Em maio de 1989 casou com Denice Shakarian. Pouco tempo depois começou a preparar a seqüência para o filme 60 Segundos de 1974, e durante uma preparação para uma cena do filme acabou sofrendo um grave acidente no set de filmagem e faleceu em 20 de agosto de 1989, aos 48 anos de idade. Em 1995, Denice, a viúva de Halicki, assinou um contrato com a Disney e o produtor Jerry Bruckheimer para a refilmagem de Gone in 60 Seconds, a qual Denice também atuou como Produtora Executiva.

 

 

O novo filme teve a direção de Dominc Sena, e estrelados por Nicolas Cage, Giovanni Ribisi, Angelina Jolie, Robert Duvall, Timothy Olyphant e Vinnie Jones, entre outros, e chegou aos cinemas dos Estados Unidos, em 9 de junho de 2000. Nesta nova produção o ator Nicolas Cage, interpreta o personagem Randall "Memphis" Raines, um mestre em roubar carros aposentado, que é forçado a voltar para Los Angeles para roubar 50 carros em 72 horas para um criminoso britânico chamado Raymond "The Carpenter" Calitri, interpretado por Christopher Eccleston, que tem em seu poder o irmão de Randall que pode ser morto caso ele não cumpra as exigências.

 

 

O filme tornou-se um sucesso tanto de público quanto de bilheteria arrecadando cerca de 237 milhões de dólares de bilheteria mundial bruto. A trilha sonora do filme é uma mistura de rock, eletrônico e hip hop, que foi lançado em 6 de junho de 2000, pelo grupo Island Def Jam Music Group, alcançando boas colocações na Billbord. Em 7 de junho de 2005, uma nova versão do diretor Cut foi lançada em DVD, contendo 9 minutos extras, além de diversas alterações em relação ao original de 2000.

 

 Vídeo

 

Bibliografia

 

http://www.imdb.com/title/tt0071571/

http://www.halicki.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Gone_in_60_Seconds_(1974_film)

http://www.imdb.com/title/tt0187078/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gone_in_Sixty_Seconds

http://en.wikipedia.org/wiki/Gone_in_60_Seconds_(2000_film)

http://www.adorocinema.com/filmes/60-segundos/

 

Retornar/Artigos