70/30 Productions


 

 

70/30 Productions é uma produtora de animação localizada no sul da cidade de Atlanta, Georgia e responsável pela criação de desenhos animados como "Sealab 2021", "Frisky Dingo" e um spin-off chamado "The Xtacles" para o canal Cartoon Network, nos Estados Unidos e dirigido ao público adulto. A empresa foi fundada por Matt Thompson e por Adam Reed. Curiosamente a companhia tem esse nome porque 70% da produção ficam a cargo de Thompson e os restantes 30% são escritos por Reed.

 

 

Matt Thompson foi o responsável pela vocalização dos personagens, escreveu, dirigiu e produziu a série "Sealab 2021" e "Frisky Dingo", enquanto a co-criação ficava a cargo de Adam Reed, assim como executava as mesmas tarefas para a série "Frisky Dingo".

 

 

"Sealab 2021" era um desenho animado de televisão norte-americana apresentada pela Cartoon Network direcionado ao público adulto. Ele passou a ser apresentada a partir de 21 de dezembro de 2000 e ficou no ar até 25 de abril de 2005, num total de 52 episódios, de 12 minutos aproximadamente, em 4 temporadas. Originalmente esse desenho foi produzido pela Hanna-Barbera Productions na década de 70 com o nome de Sealab 2020.

 

 

Adam Reed e Matt Thompson já haviam planejado criar um espetáculo em 1995, enquanto trabalhavam como assistentes de produção para a Cartoon Network, quando tropeçaram com uma das fitas contendo a série "Sealab 2020".

 

 

Cinco anos mais tarde, depois de deixar a Cartoon Network, os dois voltaram a repensar  na idéia original e resolveram produzir por conta própria, reescrevendo todos os diálogos e atualizando novos dados para o seriado, com acontecimentos mais recentes da história norte-americana, com o novo nome de "Sealab 2021".

 

 

Depois de Sealab 2021, Reed e Thompson resolveram criar outra série parodiando os super-heróis da televisão e clichês de filmes de ação, utilizando para isso muita dose de humor e assim nasceu "Frisky Dingo", cujas aventuras giram em torno dos conflitos entre o super-vilão Killface e o super-herói Awesome X.

 

 

 

A série passou a ser apresentada a partir de 16 de outubro de 2006. A segunda temporada teve seu início em 26 de agosto de 2007 e terminou no dia 23 de março de 2008. Um spin-off desta série chamada "Xtacles" começou a ser apresentada a partir de 9 de novembro de 2008 à meia noite, também pela Cartoon Network.

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

http://en.wikipedia.org/wiki/Sealab_2021

http://en.wikipedia.org/wiki/Frisky_Dingo

http://www.imdb.com/company/co0025188/

 

Retornar/Artigos