tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Outros - Raul Sampaio - Cantor - Compositor


 

 

Raul Sampaio nasceu como Raul Sampaio Cocco, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 6 de julho de 1928, filho de José Cocco e de Fany Sampaio Cocco, numa família de quatro filhos, Raul, Domingos, Ruth e Fanny e estudou na escola Graça Guardia, Bernardino Monteiro e na Escola Técnica de Comércio de Cachoeiro, e desde muito jovem e apesar de ser muito tímido gostava de cantar e numa de suas lembranças conta que a professora do grupo escolar sempre o chamava para cantar para os seus colegas.

 

 

Também desde pequeno tinha grande facilidade para a poesia, que foi desenvolvendo ao longo de sua vida. Lá mesmo em Cachoeiro de Itapemirim formou uma dupla chamada Dois Valete juntamente com Loé Moulin, que logo se transformou num trio com a entrada da prima de Loé chamada Yolanda e eles passaram a ser conhecidos como Dois Valetes e uma Dama. Pouco tempo depois Yolanda deixou o grupo e o seu lugar foi ocupado por Noemi Cavalcanti, e eles faziam diversas apresentações na ZYL-9, Rádio Cachoeiro, mas pouco tempo depois Noemi foi para o Rio de Janeiro e o trio acabou se desfazendo.

 

 

Logo depois do serviço militar obrigatório, Raul foi para o Rio de Janeiro a procura de emprego e por sorte achou emprego numa loja de instrumentos musicais chamada Guitarra de Prata, que combinava bem com a sua vontade de ser cantor e compositor. Foi esse tempo que se encontrou com a Yolanda e eles voltaram a refazer o trio juntamente com Loé e se apresentaram no programa Papel Carbono, de Renato Murce.

 

 

Mas novamente o trio acabou se desfazendo, pois Yolanda e seu marido mudaram para São Paulo, mas Raul e Loé continuaram com uma dupla, até que certo dia foi apresentado ao Hamilton Frazão que tinha o quadro "O Padrinho do Calouro", no programa de César de Alencar, pela Rádio Nacional, que convidou a dupla para se apresentar no programa, e durante esse tempo eles haviam se encontrado com Noemi Cavalcanti, ali mesmo no Rio de Janeiro e assim sendo resolveram a formar o trio novamente e se apresentaram no programa e foi um sucesso, e assim foram tocando a vida.

 

 

Por esse tempo conheceu o cantor e compositor Herivelto Martins, com a qual compôs algumas músicas, entre as quais a marchinha "Aladim" que foi mais tarde gravada pela Izaurinha Garcia em 1950. Assim começou a amizade de Raul com Herivelto, que na época cantava no Trio de Ouro, juntamente com Dalva de Oliveira e Nilo Chagas. Quando o Trio de Ouro se desfez com a saída de Dalva de Oliveira no início dos anos 50, Herivelto convidou Noemi Cavalcanti que passou a substituir Dalva.

 

 

Assim o Trio de Ouro permaneceu por certo tempo, até que Nilo e Noemi resolveram sair do trio e cantar como dupla, mas essa combinação não deu certo, e mais tarde Noemi e sua irmã passaram a se apresentar como As Irmãs Cavalcanti cantando músicas sertanejas. Com a saída dos dois, Herivelto acabou ficando sozinho e assim resolveu refazer o trio desta vez com Raul Sampaio e Lourdinha Bittencourt, e o Trio gravou músicas até 1964. Com a saúde de Lourdinha se agravando o Trio se desfez novamente.

 

 

 

 Nos anos 60, Raul passou a atuar na Rádio Nacional e recebeu o título de Cidadão do Estado da Guanabara, entre outros títulos. Em 1966, a sua composição "Meu Pequeno Cachoeiro" tornou-se "Hino Oficial de Cachoeiro de Itapemirim" e em 1969, Roberto Carlos gravou a música e tornou-a conhecida por todo o Brasil. Também na época da Jovem Guarda compôs Benil Santos, a música "A Carta" que se transformou num sucesso na voz de Erasmo Carlos.

 

 

 

Como compositor Raul Sampaio fez mais de duzentas composições, inclusive com diversos parceiros como Herivelto Martins, José Messias, Haroldo Lobo, Ivo Santos e Adelino Moreira, entre outros, e suas músicas gravadas por uma gama imensa de artistas, entre eles Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Anísio Silva, Dalva de Oliveira e tantos outros. Nos anos 70, o Trio de Ouro voltou novamente a se formar com Herivelto, Raul Sampaio e Shirley Dom e assim permaneceram se apresentando esporadicamente até o trio encerrar suas atividades de vez em 1990, dois anos antes da morte de Herivelto Martins.

 

 

Atualmente Raul mora em Marataízes, no sul do Espírito Santo, cerca de 40 km de sua querida Cachoeiro, e frequenta constantemente o "Catedral do Samba", cantando ao lado de seus amigos. No começo deste ano de 2012, Raul Sampaio com mais de 80 anos de pura sabedoria, cantou algumas músicas no programa Sr. Brasil, pela Rede Cultura, e foi homenageado por Rolando Boldrin. Raul não pode conter as lágrimas.

 

 

Discografia Parcial com Trio de Ouro

 

Se a Saudade Falasse / Ave Maria no Morro – 1952 – Trio de Ouro

Luzes da Ribalta / Maria Loura – 1953 – Trio de Ouro

História Cabocla / Festa no sul – 1953 – Trio de Ouro

Noite Silenciosa / Sinos de Natal – 1954 – Trio de Ouro

Tudo é Samba / Maria do Socorro – 1955 – Trio de Ouro

Canção do Rouxinol / Natal Branco – 1956 – Trio de Ouro

Nha Marema / Moamba de São Benedito – 1957 – Trio de Ouro

Engole ele Paletó / Adeus Mangueira – 1958 – Trio de Ouro

E Depois / A Felicidade – 1959 – Trio de Ouro

Quando Chega Fevereiro / Quantas Lágrimas – 1960 – Trio de Ouro

Capital do Samba/ Pra meu Castigo – 1964 – Trio de Ouro

 

 

Discografia Individual

 

Raul Sampaio – 1961

Quem eu Quero Não me Quer / Mal do Amor - 1961

O que Será de Mim / Quem Será? - 1961

Briguei com meu Amor / Covardia – 1962

Vai-se um Amor e Vem Outro / Estou Perdido de Amor – 1962

Raul Sampaio – LP – 1963

O Tempo te Dirá / Minha Saudade – 1963

Palavra de Carinho / Que Fazer da Minha Vida? - 1963

Quando a Mulher vai Emora – 1965

Quem Viver Verá – 1972

Raul Sampaio 50 Anos Depois – CD – 2001

Cidades – CD - 2004

 

Clique na música desejada para escutar

 

 

Vídeo

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Sampaio

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/raul-sampaio.php

http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/08/raul-sampaio.html

http://www.dicionariompb.com.br/raul-sampaio

 

Todos os arquivos sonoros desta página foram encontradas no site:

http://www.4shared.com/

As músicas foram transformadas em arquivos wav de baixa qualidade

para servir apenas como ilustração ao texto.

As mesmas continuam a pertencer aos seus legítimos proprietários.

Não estamos autorizados a promover downloads ou coisas semelhantes.

Solicitamos a gentileza de utilizá-los com bom senso.

Grato

 

Retornar/Artigos

 

 


 

 



 

tvsinopse.

kinghost.net