Sidney Sheldon - Escritor - Roteirista - Produtor - Parte 1


 

 

Sidney Sheldon foi provavelmente um dos escritores norte-americanos que mais consagração conseguiu em vida. Foi premiado diversas vezes, escreveu séries de televisão de grande sucesso, assim como excelentes roteiros cinematográficos, além de um dos novelistas de maior vendagem de livros no mundo.

 

 

Sidney Sheldon ou Sidney Schechtel nasceu no dia 11 de fevereiro de 1917, em Chicago, Illinois, EUA, filho de Natalia Marcus, uma judia russa e Ascher Schechtel, um judeu alemão, gerente de uma loja de jóias.

 

 

Sua vocação para a escrita despertou desde muito cedo e aos 10 anos de idade conseguiu vender um poema por cinco dólares. Foi crescendo e trabalhando em diversos tipos de serviços e também freqüentava a Northwestern University.

 

 

Em 1937 mudou-se para Hollywood, onde começou a colaborar nos roteiros de diversos filmes chamados de B movies. Durante a Segunda Guerra Mundial serviu como piloto de treinamento numa filial da Army Air Corps.

 

 

Depois do conflito, largou o as forças armadas e foi para Nova Iorque onde passou a escrever diversos musicais para os teatros da Brodway, enquanto também continua a enviar novos enredos para a MGM Studios e também para a Paramount Pictures.

 

 

Aos poucos foi ganhando notoriedade como um escritor prolífico escrevendo, por exemplo, três musicais na Brodway, todas ao mesmo tempo: "The Merry Widow", "Jackpot" e "Dream with Music".

 

 

O sucesso dessas peças acabou levando Sheldon de volta para Hollywood, onde conseguiu que o seu roteiro fosse transcrito para o cinema em "The Bachelor and the Bobby-Soxer", com a qual ganhou um Oscar da Academia como Melhor Enredo Original em 1947.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   Artigos