tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Taiguara - Cantor e Compositor


 

 

Taiguara foi um cantor e compositor brasileiro, mas nasceu em Montevidéu, no dia 9 de outubro de 1945 como Taiguara Clalar da Silva, durante uma temporada de shows que seu pai, o bandeonista e maestro Ubirajara Silva fazia pelo Uruguai.

 

 

No Brasil morou no Rio de Janeiro e depois se mudou para São Paulo. Na adolescência ingressou na Faculdade de Direito nos anos 60, mas chegou a concluir o curso passando a dedicar-se a música gravando diversas músicas e também participando de vários Festivais promovido pela grandes emissoras de televisão da época, conseguindo um grande destaque.

 

 

Durante os anos 70 passou a sofrer uma perseguição terrível dos censores da ditadura militar, tendo mais de cem trabalhos vetados, o que levou a se exilar na Inglaterra em meados de 1973. Em Londres continuou seus estudos musicais na “Guildhall School of Music of Drama” e também chegou a gravar a música denominada “Let the Children Hear the Music”, que nunca chegou ao mercado brasileiro devido a Censura e tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro a ser bloqueado pela Ditadura.

 

 

Regressou ao Brasil em 1975 e passou a fazer participações com diversos músicos para preparação de um novo trabalho juntamente como Hermeto Paschoal, Toninho Horta, inclusive com seu pai o maestro Ubirajara Silva, disco esse que também acabou sendo vetado pela Censura, que o levou a ir embora do Brasil novamente e se auto-exilar na África e Europa por muitos anos.

 

 

Infelizmente ao retornar ao Brasil na década de 80 não desfrutava mais do sucesso de outrora, mas chegou a gravar dois discos, um compacto simples em 1981 com as músicas “Porto de Vitória” e “Sol do Tanganica” e um LP em 1984, denominada “Canções de Amor e Liberdade”, pelo selo Alvorada-Continental.

 

 

Retornaria somente a gravar novamente em 1994, um CD intitulado “Brasil Afri” pela Movieplay, seu último trabalho. Taiguara morreu em São Paulo, no dia 14 de fevereiro de 1996, ainda bem jovem aos 51 anos de idade, vítima de um câncer na bexiga, mas deixando uma vasta coleção de músicas que sempre valem a pena ser lembrada.

 

 

 

Escolha e clique sobre a música desejada

 

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taiguara

http://www.imyra-tayra-ipy-taiguara.com/id12.html

http://taiguaralivre.blogspot.com/

http://www.dicionariompb.com.br/taiguara/biografia

http://memoriadampb.multiply.com/photos/album/11

 

Todos os arquivos sonoros desta página podem ser encontradas no site:

http://www.4shared.com/

As músicas foram transformadas em arquivos wav de baixa qualidade

para servir apenas como ilustração ao texto.

As mesmas continuam a pertencer aos seus legítimos proprietários.

Não estamos autorizados a promover downloads ou coisas semelhantes.

Solicitamos a gentileza de utilizá-los com bom senso.

Grato

 

Retornar/Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net