Tatsunoko Production Co. Ltd. - Parte 1


 

 

As origens da Tatsunoko Production Co. Ltd. está diretamente ligada ao nome de um de seus fundadores principais, o mangaka Tatsuo Yoshida, que nasceu no dia 6 de março de 1932 (ou 1933 ?), em Kyoto, considerado um dos pioneiros dos animes japoneses e cresceu como toda criança da época, com muitas dificuldades principalmente antes da guerra.

 

 

Tatsuo era irmão mais velho e cuidava outros dois enquanto seus pais estavam fora. Desde criança tinha grande facilidade para o desenho e nunca freqüentou uma escola para poder desenvolver suas aptidões. Um dos primeiros trabalhos foi publicado num jornal local da cidade de Kyoto.

 

 

A partir de então veio para Tóquio e começou a trabalhar para vários estúdios, passou a ter contato com vários artistas do mangá de renome e começou aos poucos construir o seu próprio nome dentro da arte do mangá.

 

 

Pouco tempo depois ele chamou seus irmão para também vir trabalhar em Tóquio e em 19 de outubro de 1962 Tatsuo, juntamente com seus irmãos mais novos Kenji e Toyoharu fundaram o estúdio Tatsunoko que passaram a produzir os animes para a televisão, vindo a se tornar famosos internacionalmente ao criarem o anime "Mach Go Go Go" em 1967, inspirado num mangá de autoria do próprio Tatsuo.

 

 

Kenji Yoshida nasceu em 1935 e começou sua carreira também quando seu irmão Tatsuo o chamou a Tóquio para ajudá-lo em seu trabalho, gerenciando os projetos dele. Kenji, depois da morte de Tatsuo na década de 70, passou a assumir a Tatsunoko, juntamente com seu irmão Toyaharu e contando com a ajuda de Hiroshi Sasagawa.

 

 

O caçula dos três irmãos, Toyoharu Yoshida nasceu em 1940 e chegou por último para ajudar os irmãos Kenji e Tatsuo e para diferenciar dos seus irmãos famosos resolveu adotar o pseudônimo de Ippei Kuri, nome esse que ele usa até os dias atuais. Quando a Tatsunoko iniciou suas produções para a televisão, o talento de Ippei começou a florar escrevendo e fazendo os planejamento das produções. Atualmente ele é o Vice-presidente da companhia e está envolvido no planejamento de novos produtos, mas ainda faz algumas ilustrações para projetos especiais.

 

 

Independente dos três irmãos, a Tatsunoko desde 1965 contou com a prestimosa colaboração de Hiroshi Sasagawa que é um dos responsáveis pela qualidade dos produtos do estúdio, onde ele trouxe a chamada “The Gag” que é um estilo de comédia de animação. Ele utilizou deste gênero e a utilizou de maneira apropriada em vários espetáculos do estúdio. Entre os vários créditos a ele atribuído estão a de criação e direção, entre outros. Ele ainda continua na companhia e é um dos membros importantes na elaboração de novos produtos.

 

 

Mais tarde o anime criado pela Tatsunoko em 1967 denominada “Mach Go Go Go”  foi rebatizado fora do Japão com o nome de Speed Racer e adaptado para a língua inglesa e ganhou notoriedade no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde continua a fazer grande sucesso.

 

 

A série Speed Racer chegou ao cinema em 2007, numa versão em live-action, seguindo os mesmos princípios do anime original. Apesar do sucesso de Speed Racer, o estúdio somente obteve seu prestígio diante do público japonês depois da criação de “Konchuu Monogatari Minashigo Hutch”, conhecido no Brasil como a Abelhinha Hutch, em 1970.

 

Vídeo

 

Partes:  01   |   02   |   Artigos